Acessibilidade / Reportar erro

UNIVERSIDADE EM QUESTÃO: AS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS E A DIMENSÃO FORMATIVA DA GESTÃO

UNIVERSITY IN QUESTION: COMMUNITY INSTITUTIONS AND THE FORMATIVE DIMENSION OF MANAGEMENT

LA UNIVERSIDAD EN CUESTIÓN: LAS INSTITUCIONES COMUNITARIAS Y LA DIMENSIÓN FORMATIVA DE LA GESTIÓN

RESUMO

Este artigo constitui-se em um ensaio teórico em que se propõe uma conversação com base na filosofia da educação objetivando pensar a dimensão formativa da gestão em universidades comunitárias e suas especificidades como uma forma de atuação comprometida com a produção do conhecimento e a criação de outras possibilidades de vida. Para tanto, realizamos um diálogo com o clássico conceito de universidade, fundamentado em um diagnóstico do presente marcado pela racionalidade neoliberal, que reduz a formação humana a um léxico empresarial focado em desempenho rapidamente aplicável. Com isso, propomos uma reflexão sobre a necessidade de pensar o acesso ao ensino superior em um país desigual como o nosso, a educação como bem comum e a vida em uma dimensão mais coletiva e comunitária. Entendemos que a gestão não tem, nesse caso, apenas função administrativo-burocrática; ela assume a dimensão intelectual para pensar os efeitos éticos, estéticos e políticos de suas ações nas regiões de atuação e também de modo mais global.

Palavras-chave
Universidades comunitárias; Gestão; Formação humana

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br