Editorial

Reginaldo Carmelo C. de Moraes* * Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp, ex-membro do Comitê Editorial e atual membro do Conselho Editorial Nacional da Revista Educação & Sociedade

Desde o início deste ano, Educação & Sociedade passa a estar disponível pela Web, a rede mundial de computadores, no seguinte endereço:

http://www.scielo.br

SciELO - sigla equivalente a Scientific Electronic Library Online – é uma biblioteca eletrônica mantida pela Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em cooperação com a Bireme – The Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information. Nesse endereço podem ser consultadas as melhores revistas científicas do Brasil. As buscas podem ser feitas por vários caminhos – título, nome do autor, número da revista, etc. E o leitor tem acesso não apenas aos sumários, mas também ao texto integral dos artigos.

Nossa revista foi selecionada para figurar entre aquelas que constariam da biblioteca já nessa primeira fase de funcionamento pleno do projeto. Desse modo, o leitor pode encontrar, inicialmente, os textos publicados desde o número 62. Posteriormente serão definidos prazos para incorporação de números anteriores.

O projeto é sem dúvida atraente e promissor, por um lado; audacioso, por outro. Desde logo, portanto, despertou muitas expectativas, muitas perplexidades e mesmo alguns temores. Quanto ao primeiro aspecto, pode ser sublinhado pelo simples fato de tornar possível a pesquisadores do país e do exterior o contato imediato com aquilo que de melhor e mais atual se publica na ciência brasileira, facilitando, sem dúvida, o intercâmbio, a colaboração e a polêmica de que depende o avanço do conhecimento.

Quanto à audácia, basta lembrar que, ao franquear o acesso a um "produto" anteriormente acessível apenas pela compra ou assinatura do periódico, o projeto acentua o caráter de "bem público" assumido pela produção científica. Não há dúvida, portanto, que as respostas a esses dois desafios do projeto – promessa e audácia – dependem do modo como eles serão enfrentados pela comunidade voltada para a investigação científica e pelos organismos nacionais que a sustentam. De qualquer modo, tudo indica que com o projeto SciELO estamos num ponto em que as grandes questões relativas à produção, financiamento e circulação da pesquisa científica estão cada vez mais no espaço que se abre à nossa frente - e não naquele que deixamos para trás.

In Memoriam

O CEDES presta neste número sua homenagem à professora Maria Felisminda (Mariazinha) de Rezende e Fusari, da Faculdade de Educação da USP, que faleceu no dia 21 de abril deste ano. Sempre a lembraremos como uma respeitada intelectual da área educacional, além de pessoa estimada por todos quantos com ela conviveram.

Seu aceite ao convite para participar do Conselho Editorial desta Revista chegou-nos às vésperas do infortunado dia, o que nos impediu um efetivo trabalho conjunto.

  • *
    Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp, ex-membro do Comitê Editorial e atual membro do Conselho Editorial Nacional da Revista Educação & Sociedade

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2000
  • Data do Fascículo
    Ago 1999
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br