Acessibilidade / Reportar erro

A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA* * A Revista Educação & Sociedade agradece à Fundação Editora UNESP a autorizacão para publicação, em suas versões impressa e digital, do presente texto do autor Maurício Tragtenberg, parte da obra “Sobre educação, política e sindicalismo”, 3. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 45-69.

School as a complex organization

L’école comme une organisation complexe

RESUMO:

O texto examina a constituição histórica dos processos de desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI, com a urbanização e a burocratização das instituições de poder, a ampliação da divisão do trabalho e a introdução da técnica, analisando-os como imperativos da generalização da educação escolar. Integrando as contribuições de clássicos como Weber, Marx, Bourdieu, Lobrot, entre outros, compreende-se o surgimento e a recriação de conceitos e práticas como: disciplina, coerção, trabalho, obediência, hierarquia, conformismo, êxito, nas suas formas contemporâneas, estruturadoras tanto da empresa capitalista como da administração pública. Dessa lógica decorre a crítica das organizações na sociedade atual, entre as quais a escola.

Palavras-chave:
Organização; Capitalismo; Escola; Burocracia; Reprodução

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br