"EU GANHEI MAIS O GOSTO DE ESTUDAR": O E-LEARNING COMO UM MEIO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA DE RECLUSAS DE UM ESTABELECIMENTO PRISIONAL PORTUGUÊS* * Artigo derivado do projeto estratégico do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, e do Research in Education and Community Intervention, com a referência SFRH/BPD/92427/2013, financiado parcialmente por Fundos Nacionais pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal.

"I HAVE STARTED TO ENJOY STUDYING": E-LEARNING AS A MEAN OF INMATES' LIFELONG LEARNING IN A PORTUGUESE PRISON

"JE DEVELOPPE LE PLAISIR D'ETUDIER": E-LEARNING COMME UN MOYEN DE L'APPRENTISSAGE A VIE DES DETENUS DANS UNE PRISON PORTUGAISE

Angélica Monteiro Carlinda Leite Rita Barros Sobre os autores

RESUMO:

O artigo estudou as percepções de reclusas sobre formação na modalidade e-learning, num estabelecimento prisional feminino de Portugal. A análise do curso e da formação, inscritos no paradigma de aprendizagem ao longo da vida, objetiva estudar a possibilidade do e-learning constituir um dispositivo de diferenciação pedagógica que promove a inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de e-learning foram recolhidos por dois questionários e um grupo focal. A análise dos dados evidencia que essas formandas, reclusas, consideram que a experiência de formação em e-learning lhes devolveu a confiança de que ainda têm capacidade de realizar novas aprendizagens, com impacto em perspectivas relacionadas a uma futura inserção no mercado de trabalho.

Palavras-chave:
Aprendizagem ao longo da vida; Inclusão digital; E-learning; Educação prisional

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br