Editorial

Editorial

Educação & Sociedade comemora, neste número, o centenário de nascimento de Anísio Teixeira, intelectual e administrador público de enorme importância na construção de políticas educacionais e de diretrizes teóricas de cunho profundamente humanista.

Neste momento, em que o conhecimento produzido e transmitido nas instituições de ensino volta-se cada vez mais para o mercantil e o pragmático, relembrar os ideais que informaram a obra e a atuação deste grande intelectual público significa recuperar um momento da luta universal pela democratização da cultura, na perspectiva mais radical e avançada da tradição das Luzes. Em sua atuação para estender o direito à educação e garantir uma instrução capaz de dar acesso à multiplicidade dos saberes humanos, Anísio Teixeira empenhou-se, particularmente, na qualificação intelectual dos professores e educadores e na construção de uma universidade voltada a produzir conhecimento e, para isso, apta a contribuir para a emancipação nacional.

O artigo de Clarice Nunes, que abre nossa revista, reconstrói e analisa a trajetória do intelectual e homem público, constituindo um precioso subsídio para manter "vivo na nossa memória o seu devotamento incondicional à democracia e à educação para a democracia" (Nunes 2000, p. 1).

Comitê de redação

Foto de Anísio Teixeira: Acervo ¾ Família Anísio Teixeira; montagem ¾ Carlos Rocha.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Abr 2001
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br