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ADESÃO À DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL (1989–2018): CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS TEORIAS DA LEGITIMIDADE POLÍTICA

DEMOCRATIC SUPPORT AND SCHOLAR EDUCATION IN BRAZIL (1989–2018): CONSIDERATIONS BASED ON THEORIES OF POLITICAL LEGITIMACY

APOIO A LA DEMOCRACIA Y LA EDUCACIÓN ESCOLAR EN BRASIL (1989–2018): CONSIDERACIONES BASADAS EM TEORIAS DE LA LEGITIMIDADE POLÍTICA

RESUMO

Teorias da legitimidade possuem expectativas divergentes sobre a relação entre longevidade institucional, escolarização e apoio ao regime. Enquanto algumas defendem que a democracia equaliza os indivíduos em termos de recursos, outras afirmam a natureza estrutural da desigualdade. O artigo testa tais expectativas analisando os efeitos da educação escolar sobre a adesão à democracia entre 1989 e 2018. Combina dados de pesquisas de opinião de diferentes institutos nacionais e internacionais sobre o Brasil e, por meio de técnicas de análises de séries temporais e modelos logísticos, não identifica evidências de ampliação do apoio à democracia entre os brasileiros. Aponta ainda, que fatores de curto prazo interferem nas medidas de apoio e satisfação com o regime e que os efeitos da escolaridade sobre atitudes democráticas são relevantes, especialmente sobre a adesão normativa.

Palavras-chave
Democracia; Legitimidade; Educação escolar.; Brasil

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