POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: O QUE ENSINA AOS JOVENS A ESCOLA QUE PROTEGE?* * *Artigo resultado do projeto de pesquisa Políticas Curriculares para o Ensino Médio na América Latina: entre capacidades e oportunidades financiado pelo CNPq.

Curriculum policies for High School in contemporary Brazil: What does the protecting school teach students?

Politique curriculaire pour l'enseignement secondaire au Brésil contemporain: qui enseigne aux jeunes l'école qui protège?

Roberto Rafael Dias da Silva Elí Terezinha Henn Fabris Sobre os autores

RESUMO:

No presente estudo problematizam-se os modos pelos quais a lógica da proteção social, enquanto tecnologia política, tem operado como critério orientador dos processos de seleção do conhecimento escolar no contexto analisado. A partir de um conjunto de recorrências empíricas, derivadas da realização de seis entrevistas episódicas, aponta-se que os projetos integrados e interdisciplinares com temas de prevenção aos riscos sociais são a tônica das pedagogias das proteções promovidas contemporaneamente. Suas práticas pedagógicas selecionam e colocam em ação determinadas formas de conhecimento escolar que tendem a individualizar as responsabilidades coletivas, bem como redimensionar nos currículos escolares as questões referentes aos danos, perigos e riscos sociais do mundo contemporâneo.

Palavras-chave:
Currículo; Conhecimento; Ensino Fundamental e Médio

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