O PISA PARA O DESENVOLVIMENTO E O SACRIFÍCIO DE DADOS COM RELEVÂNCIA POLÍTICA* * O artigo baseia-se no projecto de investigação P4D4Policy, financiado pela Fritz Thyssen Foundation.

PISA pour le développement et le sacrifice de données pertinents pour la politique

Camilla Addey Sobre o autor

RESUMO:

Este artigo examina como o PISA vem sendo alargado de modo a incluir países de 'renda baixa e média', e levanta questões sobre a importância do teste em tais contextos e sobre a sua pretensão de produzir dados politicamente mais relevantes. O artigo começa por apresentar a história do PISA para o Desenvolvimento (PISA-D) e, depois, discute como este programa é negociado enquanto instrumento de política. Com base na noção de 'comunidade epistémica' (Haas, 1992HAAS, P.M. Introduction: Epistemic communities and international policy coordination. International Organization v. 46, n. 1, p. 1-35, 1992. ), bem como na semiótica sócio-material (Law, 2008LAW, J. On Sociology and STS. The Sociological Review v. 56, n. 4, 2008.), este artigo analisa entrevistas sobre o PISA-D realizadas com atores da OCDE, da The Learning Bar (uma empresa privada) e, ainda, com atores políticos de alto nível do Equador e do Paraguai (dois países PISA-D). Ao debruçar-se sobre o processo de negociação em função do qual se estabeleceu o 'limiar de relevância política' do PISA-D, o artigo revela os múltiplos interesses envolvidos. Ao fazê-lo, o artigo põe em questão a reivindicação da relevância política do PISA-D e argumenta que a aceitação do 'limiar de relevância política' do PISA-D é determinada pelo compromisso com a 'comunidade epistêmica do PISA' (Bloem 2015). O artigo conclui questionando o que significa 'relevância política' no mundo PISA. Em tempos de 'governança epistemológica' (Sellar e Lingard 2013SELLAR, S.; LINGARD, B. PISA and the Expanding Role of the OECD in Global Education Governance. In: MEYER, H.D.; BENAVOT, A. PISA, Power, and Policy the emergence of global educational governance . Wallingford/GB, Symposium Books, 2013.), a comunidade mundial da educação global parece ter deslocado a sua atenção dos conhecimentos são relevantes para a política para os conhecimento que contam para a política.

Palavras-chave:
PISA para o desenvolvimento; OCDE; Relevância política; Paraguai; Equador

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br