JUVENTUDE, ENSINO MÉDIO E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR

Youth, High School and school withdrawal processes

La Jeunesse, Enseignement Secondaire et les processus d'exclusion scolaire

Juarez Tarcisio Dayrell Rodrigo Ednilson de Jesus Sobre os autores

RESUMO:

O artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de exclusão escolares vivenciados por jovens adolescentes no Brasil, a partir dos resultados da pesquisa "A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos cursando ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas". A pesquisa foi realizada nos anos de 2012 e 2013 nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Fortaleza e Belém. A partir das experiências narradas pelos jovens adolescentes, ao longo dos grupos focais e das entrevistas em profundidade, buscaremos analisar as múltiplas variáveis que interferem em suas trajetórias escolares, procurando compreender os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola.

Palavras-chave:
Juventude; Ensino médio; Exclusão escolar

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br