UM CAPÍTULO DA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL E SUA HISTORIOGRAFIA* * Projeto de Pesquisa do qual resultou o artigo: A escola nova em São Paulo e no Rio de Janeiro: propagação e circularidade de modelos pedagógicos no início do século XX no Brasil. Agência de fomento: CNPq.

A chapter in the history of education and the teaching profession in brazil: education institute of the federal district and its historiography

Un chapitre de l'histoire de l'éducation et de la profession d'enseignant au Brésil: l'institut d'éducation du district fédéral et son historiographie

André Luiz Paulilo Sobre o autor

RESUMO:

O artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema. Sugere que essa instituição foi marcada por transformações na memória do movimento educacional nos anos 1920 e 30. Por outro lado, aborda o significado das atuais discussões sobre a formação de professores para as interpretações a respeito do ISERJ. Por fim, reflete sobre uma mudança fundamental na forma como respondemos ao desafio de formar para a docência. A conclusão afirma a distância entre um programa de enobrecimento excludente, seletivo e elitista do preparo do professor no passado e as atuais práticas de desqualificação ampla e geral do exercício docente.

Palavras-chave:
Historiografia; Instituto de Educação do Rio de Janeiro; Questões atuais da Formação de Professores; Movimento educacional brasileiro (1920-1930)

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