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Transgressão do Paradigma da (multi)Seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campo

Transgression of the (multi)Grading Paradigm as a reference for the construction of the Rural Public School

Transgression du Paradigme des classes multi-niveaux comme référence pour la construction de l'École Publique en Zone Rurale

O artigo analisa a realidade das escolas públicas do campo, inserindo suas particularidades nos desafios mais abrangentes que enfrentam os movimentos sociais populares do campo para assegurar o direito à universalização da Educação Básica, com qualidade socialmente referenciada e afirmativa da diversidade sociocultural e territorial que constitui o campo no Brasil. Ele socializa os resultados dos estudos realizados pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz) sobre a realidade das escolas rurais com turmas multisseriadas, considerando o paradoxo existente entre o abandono e a precarização que caracteriza em grande medida as condições de existência dessas escolas e as ações criativas realizadas pelos professores e estudantes no cotidiano escolar, que desafiam as condições adversas nelas vivenciadas, indicando referências para a transgressão do paradigma seriado urbano de ensino atualmente hegemônico nessas escolas.

Educação do Campo; Escolas Multisseriadas; Educação Básica; Políticas Educacionais; Qualidade da Educação


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