Acessibilidade / Reportar erro

ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM

SUPPLEMENTARY EDUCATION IN BRAZILIAN CONTEXT: AN ANALYSIS BASED ON ENEM DATA

ENSEÑANZA SUPLEMENTARIA EN EL CONTEXTO BRASILEÑO: UN ANÁLISIS BASEADO EM DATOS DE ENEM

RESUMO

Dialogando com a literatura que trata de shadow education, assim como com elementos da abordagem bourdieusiana, os quais tratam das relações entre o espaço social e as práticas dos indivíduos, este artigo procura explorar, a partir dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2008, a existência ou não de padrões de participação em cursos suplementares. Submetidos à Análise de Correspondências Múltiplas, os dados revelaram homologias e distinções relativas à participação em diferentes cursos suplementares, assim como certa relação entre os padrões de participação em determinados cursos e a condição social dos estudantes.

Palavras-clave
Ensino suplementar; Shadow education ; Desigualdades educacionais

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br