Educação & Sociedade, Volume: 19, Issue: 63, Published: 1998
  • Editorial Editorial

    Piozzi, Patrizia
  • Apresentação Dossiê: "Universidade em tempos difíceis"

  • University today - Teaching, research, extension Dossiê: "Universidade em tempos difíceis"

    Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de

    Abstract in Portuguese:

    A primeira parte da exposição trata de questões atinentes ao ensino de graduação, examinando criticamente argumentos usualmente esgrimidos para justificar reformas que aproximem a escola das mutações econômicas e profissionais em curso. Aponta-se ainda para os vínculos decisivos entre o ensino de graduação e as demais dimensões da universidade - pesquisa, pós-graduação, extensão. Esta última, até pela importância que tem adquirido nas últimas décadas, recebe tratamento próprio na segunda parte do artigo, discutindo o lugar dessa atividade no conjunto das atividades acadêmicas, seus riscos e suas potencialidades.

    Abstract in English:

    The first part of the article considers graduation teaching, discussing, in a critical way, arguments employed to justify reforms that conform the school to economic and professional mutations. We also discuss the decisive links between graduation teaching and other dimensions of the university research, masters degree, extension. This last one, acquiring importance in the last decades, receives particular attention in the second part of the article, that discusses the place of that activity inside academic activities, including risks and potentialities.
  • After Financial Measures and Cutting Scholarships Down Dossiê: "Universidade em tempos difíceis"

    Romano, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    Este texto teve origem em palestra subordinada ao tema "Cenário Nacional da Educação Brasileira e Pós-graduação". Retoma teses do etnólogo Andre Leroi-Gourhan, sobre origem e desenvolvimento das técnicas e dos saberes humanos, confrontando-as com momentos desse processo na educação e na pesquisa que se fez no Brasil, ao longo da história. Aponta-se, desse modo, para as dimensões reduzidas do sistema de ciência e tecnologia aqui produzido, quando confrontado com as necessidades de adaptação ao meio tecnológico mundial, ameaçando de modo permanente a própria adaptação ao meio natural. Investir em saúde, educação, ciência e técnica não é algo que possa ser visto pelo ângulo financeiro: investimentos nestes setores definem, em termos econômicos e antropológicos, a sobrevivência e a expansão bioetnológica de um povo. Sem eles, o que se faz, na verdade, é condenar o coletivo inteiro à morte lenta. Salvo, é claro, os pequenos setores que escapam do inferno, integrando-se em outros coletivos, usando privilégios e tornando-se parte de outros povos. O que podemos fazer? No plano político mais amplo, controle sobre o Executivo, por parte dos outros poderes da República. No plano das universidades, ação dos órgãos colegiados sobre a política da administração, bem como sobre as políticas de financiamento e fomento à pesquisa.

    Abstract in English:

    This article was taken from the conference "Cenário Nacional da Educação Brasileira e Pós-graduação" (Scenery of national Brazilian education and post graduation). Based on Andre Leroi-Gourhan thesis on the development of human knowledge, studies the historical process of education and research in Brazil. The science and technology model found here is not adapted to the world technology. To invest in health, education, science and technology is not a financial matter, as investing in these sectors determines the survival and death expansion of a people and prevents the death of a collectivity. Some few ones can escape from that process, being integrated in other countries, using privileges and becoming a part of another people. What could be done? In political terms, the executive power should be submitted to other powers. In terms of universities, the internal groups should put pressure on administration and on politics for financing and sustaining research.
  • Science, society and university Dossiê: "Universidade em tempos difíceis"

    Goergen, Pedro

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho busca repensar a relação entre ciência, sociedade e universidade a partir das transformações que marcam a contemporaneidade. A hipótese é de que estas mudanças de níveis econômico, laboral e mesmo epistêmico afetam também o sentido da prática acadêmica. A partir da reflexão sobre os três conceitos que compõem o título do artigo - ciência, sociedade e universidade -, conclui-se que a universidade deve iniciar um processo de auto-avaliação que inclua seus próprios fundamentos, ainda modernos, na perspectiva do novo cenário. Esta reflexão básica deve constituir o ponto de partida para uma futura reforma universitária.

    Abstract in English:

    This paper aims to rethink the relationship between science, society and university from the transformations that mark the contemporary time. The hypothesis is that the changes in economical, labor and epistemic lewels also affect the meaning of academic practice. Reflecting upon the three concepts present in the title of this article - science, society and university - we conclude that university must rethink its identity establish. This basic reflexive thinking should be the first concern to a university reform.
  • Weimar Constitution: A Chapter for Education Artigos

    Cury, Carlos Roberto Jamil

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho pretende retomar o capítulo de educação na Constituição de 1919 da República Federativa Alemã, conhecida como Constituição de Weimar. Essa assinala um momento importante da presença do Estado na afirmação e garantia de "novos direitos": os direitos sociais. Aí incluída, a educação ganhou um capítulo próprio onde se destacam - além da constitucionalização do direito - a gratuidade, a obrigatoriedade, a presença do Estado nos seus diferentes níveis, o público/privado e o ensino religioso. A importância deste texto constitucional, contexto geral de sua produção e a inexistência de tradução em português foram os móveis da produção deste trabalho.

    Abstract in English:

    This text aims at reviewing the chapter especilly dedicated to Education in The Constitution of German Federal Republic, largely known as Constitution of Weimar, promugalted in 1919. This chapter witnessed an important moment of the growth of the role of the State as titular and warrant of education. Among other social rights, education became duty of the State and a citizens right. The chapter enphasizes free schooling, obligation, public and private Education and the religious teaching. Weimar Constitution is both a path that leads to a democratic education and a model to the Welfare State.
  • Professor training in the context of changes in the world of work: new challenges for education faculties Artigos

    Kuenzer, Acacia Zeneida

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo propõe-se a apresentar os novos desafios para as Faculdades de Educação no que diz respeito aos impactos das mudanças ocorridas no mundo do trabalho para a formação de professores. Estes impactos, por um lado, apontam para a necessidade de universalização da educação básica com 11 anos de duração, a exigir um concentrado esforço de qualificação de professores em nível universitário. Por outro, contraditoriamente, acabam por determinar políticas públicas de educação e de formação de professores que, em face da redução dos fundos públicos e das políticas dos agentes financeiros internacionais, re-editam a diferenciação de propostas pedagógicas para incluídos e excluídos. Estas, sempre aligeiradas e de baixo custo, dão origem a uma proposta de formação não universitária nos mesmos moldes. Com base nesta análise, o artigo recupera as especificidades do trabalho do professor e apresenta um conjunto de propostas para a reorganização das Faculdades de Educação.

    Abstract in English:

    This article presents the new challenges for the Education Colleges regarding the impacts in the world of work of professor's training. These impacts, on the one hand, point to the necessity of the universality of the basic education with 11 years of duration, that demand a concentrated effort of qualification by university professors. On the other hand, they end up establishing the public education and professor's training policies that, due to the reduction of public funds and the policies of foreign, financial agents, re-establish the dissimilarity of pedagogic proposals for the included and the excluded. The proposals for the excluded, always sudden and low cost, originate a non-university training proposal. According to this analysis, the article recovers the particularities of the professor's work and presents a set of proposals to reorganize the education faculties.
  • The building of a pre-school curricular alternative: The NEI Canto da Lagoa experience Artigos

    Delgado, Ana Cristina Coll

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo tem como objetivo central compreender como ocorre a integração das questões socioculturais na proposta curricular e na prática pedagógica de uma unidade pré-escolar, na qual seus profissionais, em parceria com familiares e moradores de um local, construíram, num período de dez anos, um projeto político-pedagógico denominado "Em Busca de Uma Alternativa Curricular". Os eixos temáticos que direcionaram a investigação são: história e origem do projeto político-pedagógico, interações entre os diferentes atores sociais, currículo real e suas manifestações na prática pedagógica, cultura local e ampla, relações de idade e gênero.

    Abstract in English:

    This study aims at understanding how the integration of sociocultural issues occurs on the curricular proposal and teaching practice of a pre-school unit where professionals, joined to relatives and neighborhood, constructed within ten years a political-teaching project named "Em Busca de uma Alternativa Curricular" (Searching for a Curriculum Alternative). The topics that conducted the investigation were: political-teaching project history and origin, interactions among different social actors, real curriculum and its demonstrations in the teaching practice, large and local culture, age and type relations.
  • Participation and non-participation in adult education in Spain. A communicative and critical approach

    Abstract in Portuguese:

    A atual sociedade de informação vem produzindo um incremento das necessidades e demandas por formação. Na maioria dos casos, a oferta existente favorece as pessoas com maiores níveis de escolarização, excluindo os setores sociais com menores níveis de instrução escolar. Caso se baseasse em métodos estritamente quantitativos, a pesquisa sobre participação e não participação de pessoas adultas em cursos de formação poderia legitimar políticas culturais seletivas e contribuir para tal exclusão. A combinação de metodologias quantitativas e qualitativas permite caracterizar a relevância social do objeto de estudo e, simultaneamente, captar as reflexões, as motivações e as interpretações dos próprios atores, sejam eles participantes ou não participantes. Este estudo apresenta uma descrição da realidade na Catalunha e tem por objetivo proporcionar pautas para uma transformação que favoreça a participação de todos os grupos sociais.

    Abstract in English:

    In the current information society there was a strong increase of the needs and training demands. The offer favours, in most cases, the persons with higher studies level and excludes social sectors with low levels of schooling. The research on participation and non participation would contribute to this exclusion and to legitimate cultural policies if its analysis were based exclusively in quantitative studies. The combination of quantitative and qualitative methodologies allows us to, besides characterising the social importance of the object of study, obtain reflection, motivations and interpretations from the actors. This research presents a description of the reality and his end is to provide standards for a transformation that favours the participation of all the social groups
  • Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin Resenhas

    Sinder, Marilene
  • Piaget: 100 anos Resenhas

    Banks-Leite, Luci
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