• Para Maurício Tragtenberg Editorial

    Vieira, Evaldo
  • Imagens de sedução na pedagogia. "A sedução como estratégia profissional" Artigos

    Gauthier, Clermont; Martineau, Stéphane

    Abstract in Portuguese:

    Este texto tem por objetivo responder a uma questão por muito tempo oculta em educação, a saber, se é possível pensar a sedução como uma estratégia profissional na relação pedagógica. Para tanto, analisamos seis figuras de grandes sedutores da literatura: Sócrates, Casanova, Dom Juan, Valmont, Johannes e Xerazade. Essa análise permitiu compreender que se a sedução, às vezes, está relacionada com o engodo, por outro lado, ela está longe de ser sempre negativa. Dessa maneira, depreendem-se algumas características de uma sedução positiva, isto é, identificam-se condições de um uso ético da sedução no ensino.

    Abstract in English:

    This text has as objective answering to a question a long time hidden in education, that is, if is possible to think seduction as a professional strategy in pedagogical relation. To such, we analyzed six figures of literature great seductors: Socrates, Casanova, Don Juan, Valmont, Johannes and Sheherazade. This analysis allowed for understanding that, if seduction is sometimes related to allurement, on the other hand, it is far from being always negative. This way, we recognize some characteristics of a positive seduction, i. e., we identify condictions of an ethical use of seduction at teaching.
  • Eufemismo e cumplicidade objetiva nos primórdios do campo educacional brasileiro. Um caso exemplar de 1860 Artigos

    Pereira, Gilson R. de M.

    Abstract in Portuguese:

    Com base na perspectiva de Bourdieu e consultando um texto de 1860 <small>3/4</small> Estudos sobre o ensino publico, Recife: Typ. Commercial de Geraldo Henrique de Mira & C., de autoria de Aprigio Justiniano da Silva Guimarães <small>3/4</small>, o presente estudo analisa as ambigüidades relativas ao econômico e os mecanismos de "cumplicidade objetiva" presentes nos primórdios do processo de constituição e autonomização do campo educacional brasileiro.

    Abstract in English:

    From Bourdieu's perspective and under the consultation of a text written by Aprigio Justiniano da Silva Guimarães in 1860: Estudos sobre o ensino publico, Recife: Typ. Commercial de Geraldo Henrique de Mira & C., the study analyses the ambiguity connected with the economic and mechanism of "objective complicity" present in the beginning of the constitution and autonomyzation process of Brazilian educational area.
  • Da sociedade de massa à sociedade civil: a concepção da subjetividade em Gramsci Artigos

    Semeraro, Giovanni

    Abstract in Portuguese:

    Um dos maiores desafios políticos e pedagógicos que batem à porta do século XXI, particularmente para o Brasil, é superar a condição de massa e fortalecer uma sociedade civil criativa que nasce das aspirações populares e busca autodeterminação, cidadania e participação ativa na gestão democrática do poder. A concepção original de sociedade civil delineada por Gramsci é uma fonte de inspiração fundamental para enfrentar os impasses atuais e construir uma sociedade livre e democrática.

    Abstract in English:

    One of the greatest political and pedagogical challenges at the turn of the century, particularly in Brazil, is to go beyond the life from masses and strengthen a creative civil society which rises of diverse popular aspirations and searches for self-determination, citizenship and active participation in a democratic management of power. The original conception of civil society, delineated by Gramsci, is a source of fundamental inspiration for overcoming the present impasse and for constructing a free and democratic society.
  • Crônica de um fracasso: uma história dos projetos de criação de Universidades do Trabalho no Brasil Artigos

    Pronko, Marcela Alejandra

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho pretende analisar, de uma perspectiva histórica, as propostas de criação da Universidade do Trabalho desenvolvidas no Brasil durante as décadas de 1930 a 1950, com especial atenção às elaboradas por Otner Boyse e Humberto Grande neste periodo. Partindo da análise da problemática político-educacional da época, sobretudo da que se refere ao ensino técnico profissional e de nível superior, tenta identificar os determinantes de sua não-materialização, com vistas a construir uma explicação para isso.

    Abstract in English:

    The author aims to analyse, in a historical perspective, the proposals for the establishment of "Universidades do Trabalho" (Labour Universities) presented during the 30's and the 50's in Brazil, particularly those advanced by Omer Buyse and Humberto Grande. Starting from the analysis of the polítical-educational issues of those days, especially those concerning technical-vocations and college education, the author tries to identify the reasons that impeded their implementation, seeking to formulate an explanation.
  • Uma "boa" educação Artigos

    Saint Martin, Monique de

    Abstract in Portuguese:

    Uma educação ética <small>3/4</small> uma "boa" educação <small>3/4</small> de sua filhas sempre representou uma preocupação central para as camadas dominantes da burguesia e da aristocracia. A instrução, por outro lado, por visar essencialmente atividades intelectuais, sempre foi vista como secundária, assim como, no caso dessas moças, a transmissão do capital cultural e econômico. Mais do que uma exceção, a escola "Notre-Dame des Oiseaux" representa um caso-limite. Com algumas concessões à nova moralidade burguesa e na base de uma homogeneidade consistente, não apenas das alunas como das docentes e freiras, a educação das moças desse meio continua centrada no preparo para um papel específico - o de mãe "feliz", esposa culta, com um emprego (embora disposta a abandoná-lo), pia e envolvida em ações caridosas.

    Abstract in English:

    For the dominant sections of the bourgeoisie and the aristocracy, an ethical education <small><small>3/4</small></small> a "good"education <small><small>3/4</small></small> for their daughters, is always a major preoccupation.Instruction, on the other hand, a training for intellectual activity, is considered of secundary importance, as though, in the case of theses girls, the transmission of the economic and cultural capital. The "Notre Dame des Oiseaux" school, is not so much an excepcional case as a bordeline case.With a few concessions to the new bourgeois morality, and thanks to the extreme homogeneity not only of its pupils, but also of its teaching staff and the sisters, the preparation for a specific role <small><small>3/4</small></small> "happy" mother, cultivated wife, with a job but quite prepared to give it up, pious, involved in some charitable activity <small><small>3/4</small></small> remains the most important aspect of the education of young girls of this milieu.
  • Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola Análise da Prática Pedagógica

    Gonçalves, Maria Augusta Salin

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é apresentar e discutir condições teórico-práticas da execução de um projeto de ação educativa de cunho interdisciplinar na escola, tendo como base a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Inicialmente, apresentamos aspectos significativos dessa teoria. A seguir, apresentamos linhas norteadoras que adotamos como ponto de partida e suporte da pesquisa-ação, e que fornecem também as categorias para análise e interpretação da experiência.

    Abstract in English:

    The purpose of this article is to present and discuss theoretical and practical conditions for the implementation of a project of interdisciplinary educational action at school, based on Jürgen Habermas' theory of communicative action. Initially we present significant aspects of this theory. Next, we present guidelines that we adopt as point of departure and support of the research, and which also supply the categories for analysis and interpretation of the experience.
  • O perfil do educador para o século XXI: de boi de coice a boi de cambão Debates

    Ricci, Rudá

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa os impactos das recentes mudanças na composição e a dinâmica do mercado de trabalho e seus impactos sobre a prática educativa de ensino fundamental e médio. Retrata, ainda, o quanto os projetos pedagógicos oficiais empregados em nosso país, em especial, no intervalo entre as décadas de 50 e 70, constituíram-se como barreiras para enfrentamento dos novos desafios pedagógicos. Analisa as reformas educacionais implementadas nos anos 80 e 90, com destaque para as experiências espanhola (Escola Aberta) e alemã (Escola Dual), que possuem referenciais distintos na nova relação que se estabelece entre escola e sociedade. No caso, a primeira vincula a escola com a comunidade do entorno escolar e prioriza a formação moral, e a segunda, aproxima a escola das empresas e prioriza a formação profissional. Finalmente, sugere o quanto as mudanças apontadas anteriormente impõem fortes mudanças no perfil dos educadores.

    Abstract in English:

    This article analyzes the impacts of new tecnologies and changes in work market dynamics over educational practices at fundamental and medium school. It dettaches some international experiences which search for implanting educational reforms which approximate schools to communities, and it ends suggesting some exigences, imposed by these changes, to the educator's profile at this century end.
  • Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola Resenhas

    Pires, Dorotéia Baduy
  • Untitled document Resenhas

    Goergen, Pedro
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br