• EDITORIAL Editorial

  • COSMOPOLITISM ON ITS KNEES Artigos

    Fiori, José Luís

    Abstract in Portuguese:

    Este texto trata a respeito dos distintos referenciais que permitiram a compreensão dos diagnósticos sobre os determinantes da crise brasileira dos anos 80 e o fracasso da estratégia desenvolvimentista que vigia até o momento em que o Estado brasileiro, que abdicou de muitos dos papéis que lhe couberam nas décadas anteriores, abriu mão do espaço que detinha como condutor do desenvolvimento do país. Com relação à década de 90, deve-se ressaltar que este Estado tem levado às suas últimas conseqüências um projeto de inserção internacional e de transnacionalização radical do controle dos nossos centros de decisão e de nossas estruturas econômicas, com o apoio de uma aliança de poder estabelecida por nossas elites econômicas e políticas -- que muitas vezes atuam como defensoras e porta-vozes de fortes interesses internacionais --, com base num diagnóstico prévio, fortemente influenciado por considerações de cunho ideológico.

    Abstract in English:

    This paper studies the different set of references that helped understand the diagnostics on what determined the Brazilian crisis in the 80s and the failure of the developmentist strategy. Such strategy was in force until the Brazilian State, which had already relinquished many of the roles assumed in the past decades, also abandoned its function as a leader of the Brazilian development. As for the 90s, based on a previous diagnostic strongly influenced by considerations marked by ideologies and backed by a power alliance between the economical and political elite - who have often acted as advocates and spokespeople of strong international interests -, the Brazilan State took to its ultimate consequences a project of international insertion and radical transnationalization of the control over Brazilian decision centers and economical structures.
  • DESCENTRALIZATION AS A THRUST FOR EDUCATIONAL REFORMS: DISCUSSING THE LITERATURE Artigos

    Martins, Angela Maria

    Abstract in Portuguese:

    Discute-se, neste texto, o uso instrumental do conceito de descentralização que, via de regra, vem sendo utilizado equivocadamente como sinônimo de desconcentração e, recentemente, como outorga de autonomia à unidade escolar. Nesse sentido, essas controvérsias são discutidas com base na literatura da área. A intenção, neste caso, é a de tentar desenhar um breve painel a partir do qual as questões suscitadas possam iluminar as possíveis relações entre as recentes diretrizes internacionais para as políticas educativas -- invariavelmente gestadas no seio de organismos sediados em países desenvolvidos -- e políticas de descentralização levadas a efeito em países periféricos, e não, evidentemente, a de avaliar a implementação dessas políticas.

    Abstract in English:

    This text discusses the instrumental use of the concept of decentralization. As a rule, this term has been used pragmatically as a synonym for de-concentration, and lately as a warrant of school autonomy. These controversies are discussed on the basis of documents from multilateral organizations and the literature in these areas. This is an attempt to design a brief panel where questions could originate and illuminate the possible relationships between the international directives -- invariably produced within organizations headquartered in developed countries -- and the policies implemented by the peripheral countries and, less obvious, to assess the implementation of such policies.
  • KNOWLEDGE PRODUCTION ON THE EDUCATIONAL POLICIES IN BRAZIL: THE CASE ANPED Artigos

    Azevedo, Janete Maria Lins de; Aguiar, Márcia Ângela

    Abstract in Portuguese:

    Este texto contém resultados de uma pesquisa que analisou as características e as tendências da produção do conhecimento sobre a política educacional no Brasil, tomando como base empírica a produção apresentada no Grupo de Trabalho da Anped "Estado e Política Educacional", no período de 1993 a 2000. Tendo como pressupostos que a legitimação dessa produção, assim como as suas tendências predominantes resultam de um embate de tendências/olhares e que os trabalhos traduzem relações efetivas entre os pesquisadores, organizações sociais envolvidas e a realidade analisada, as autoras fazem um resgate histórico da origem e da trajetória deste GT para, em seguida, apresentar -- quantitativa e qualitativamente -- um quadro dos eixos temáticos e subtemáticos que têm prevalecido no período estudado. À luz das análises empreendidas, concluem destacando alcances e limites da institucionalização deste GT e, portanto, do campo do conhecimento focalizado.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of a research that analysed the features and trends of knowledge production on the educational policy in Brazil. Based on such empirical data as the production (papers) presented at the 'State and Education Policy Work Group' of the National Association of Pos-Graduation and Research in Education (ANPEd) between 1993 and 2000, it assumes that both the legitimacy of this knowledge and its main trends result from a struggle between different theoretical perspectives and that the papers reveal effective relationships between researchers, social organization and the reality analyzed. The authors thus make a historical 'rescue' of the origins and trajectories of the State and Education Policy Work Group in order to present a qualitative and quantitative portrait of the thematic and sub-thematic topics which have prevailed during the studied period. They conclude discussing the reaches and limits of the institutionalization of this Work Group and, consequently, of the field of knowledge on educational policy.
  • PRODUCTIVE RESTRUCTURING IN BRAZIL: AN INTRODUCTORY CRITICAL REVIEW OF THE BIBLIOGRAPHIC PRODUCTION Artigos

    Tumolo, Paulo Sergio

    Abstract in Portuguese:

    O texto apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica acerca da reestruturação produtiva no Brasil, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento correlatas -- sociologia do trabalho, economia do trabalho, economia política, administração de empresas, educação e trabalho, engenharia. Com esta base, procura apreender, apesar de todos os limites, como vem se conformando tal fenômeno neste país e aponta que, no contexto do novo padrão de acumulação de capital, sua principal característica é a intensificação da exploração sobre a força de trabalho. Ao mesmo tempo, empreende uma análise crítica da referida bibliografia, buscando indicar seus limites explicativos.

    Abstract in English:

    Encompassing various fields of knowledge - sociology of labor, economy of labor, political economy, company administration, education and work and engineering -, this text presents the findings of a bibliographic research on the productive restructuring in Brazil. It then seeks to apprehend, despite all the limits, how such a phenomenon took place in the country and points out that, in the context of the new order of capital accumulation, its main characteristic is the intensification of the labor force exploitation. At the same time, it proposes a critical review of the concerned bibliography, pointing out the limits of its accounts.
  • THE ACADEMIC PRODUCTION ABOUT TEACHER'S ORGANIZATIONS: COLLECTIVE ACTION AND GENDER RELATIONSHIPS Artigos

    Vianna, Cláudia

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa a produção acadêmica sobre a ação coletiva do professorado no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990. Procura destacar as principais tendências na análise da organização docente e suas contribuições para o exame da realidade paulista, bem como verifica a maneira como esses trabalhos refletiram ou não sobre a importância das relações de gênero na constituição da militância.

    Abstract in English:

    This paper analyzes the academic production about teacher's collective action in Brazil, during the 80s and 90s. It presents the most significant trends in the analysis of teacher's collective organizations and their contribution to the investigation of this matter in the county of São Paulo. It also explores whether these studies investigated the role played by the gender relationships in the teachers' engagement in collective actions.
  • SOME ASPECTS OF THE REORGANIZATION OF THE MOVEMENT OF PUBLIC TEACHERS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO (1977-1980) Artigos

    Sobreira, Henrique Garcia

    Abstract in Portuguese:

    O trabalho trata do movimento dos professores públicos conduzido pelo Centro Estadual de Profissionais de Ensino do Rio de Janeiro, entre 1977 e 1980. Resgatar a história da Entidade por meio de seus registros e documentos e investigar a possibilidade de as organizações docentes se configurarem como "educadoras do educador", inaugurando uma nova etapa na profissionalização do magistério, foram os objetivos da Dissertação de Mestrado que deu origem ao presente texto. Do confronto entre os documentos de partidos políticos (analisando o movimento) e as entrevistas com diversos participantes do movimento, foi reconstruída a história dos primeiros anos da entidade. O papel do sindicato como Aparelho de Hegemonia (no sentido gramsciano, organizador político para além de defensor dos interesses econômico-corporativos) é posto em dúvida diante dos resultados atingidos.

    Abstract in English:

    This work studies the movement of public teachers led by the Centro Estadual de Profissionais de Ensino (State Center for Teaching Professionals) in Rio de Janeiro, between 1977 and 1980. Rescuing the history of this Institution through its registers and documents, and exploring the possibility that teaching organizations may become educators of educators, thus opening a new stage in the professionalization of teachers, was the aim of the master's degree thesis on which the present text is based. Comparing documents from political parties (that analyze the movement) and the interviews with various participants in the movement allowed us to reconstruct the history of the first years of this institution. The results obtained led us to question the role of this union as a Hegemony Apparatus (in the sense proposed by Gramsci, i.e. of a political organizer much more than of a defender of the economical-corporative interests).
  • CASEMIRO DOS REIS FILHO AND THE BRAZILIAN EDUCATION Artigos

    Saviani, Dermeval

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo procura traçar a trajetória do Prof. Casemiro dos Reis Filho a partir da origem de seus pais, em Portugal, passando pela sua escolarização no interior de São Paulo, sua formação em pedagogia na USP, o doutorado na PUC-SP, sua atuação destacada no magistério do ensino fundamental, médio e superior, na produção científica, na administração universitária e na divulgação de pesquisas educacionais, evidenciando sua relevante contribuição ao desenvolvimento da educação brasileira.

    Abstract in English:

    The present paper seeks to trace the itinerary of Prof. Casemiro dos Reis Filho from his parent's origins, in Portugal, passing by his school years in inland São Paulo, his formation in pedagogy at USP and his doctor's degree at PUC-SP. It also stresses his highly praised activities as a teacher in the primary, secondary and higher education, not to mention his scientific production, university administration and eforts to spread educational research, thus highlighting his crucial contribution to develop Brazilian education.
  • TRAINING, MANAGEMENT, WORK AND CITIZENSHIP: FOR A CRITICAL SOCIOLOGY OF TRAINING Formação de Profissionais da Educação

    Estêvão, Carlos V.

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo é problematizada a relação entre gestão de recursos humanos, competitividade e formação, salientando-se ainda alguns aspectos críticos ligados à qualidade e avaliação da própria formação. Finalmente, é analisada a articulação entre políticas de formação e cidadania, no sentido de questionar algumas das suas agendas ocultas e contribuir, assim, para a construção de uma sociologia crítica da formação.

    Abstract in English:

    In this paper we question and discuss the relationships among human resource management, competition and training, making clear some critical aspects related to quality and the evaluation of training. Finally, we analyse the articulation between training policies and citizenship, in order to question some of their hidden agendas and thus contribute to a critical sociology of training.
  • PUPIL'S CULTURAL BACKGROUNDS AND TEACHER'S PERCEPTIONS: REFLECTING ABOUT TEACHER EDUCATION FOR CULTURAL DIVERSITY Formação de Profissionais da Educação

    Canen, Ana

    Abstract in Portuguese:

    Inserida no bojo de relações socioculturais desiguais, a escola tem produzido a exclusão daqueles grupos cujos universos culturais não correspondem aos dominantes. Baseada em literatura na área e no estudo etnográfico realizado em uma escola pública de primeiro grau, a presente pesquisa visa: discutir diferentes abordagens para uma formação docente voltada à pluralidade cultural; identificar os universos culturais dos alunos que chegam às escolas, segundo as representações docentes no cotidiano escolar; detectar práticas pedagógicas favorecedoras da expressão desses universos; incorporar as reflexões acima em propostas de formação docente voltada à valorização da pluralidade cultural e à transformação do fracasso escolar.

    Abstract in English:

    In a context of unequal sociocultural relationships in society, school has produced the exclusion of the groups whose cultural backgrounds do not match the prevailing ones. Based on the literature in the area and on an ethnographical case study carried out in a public primary school, the present research aims to: discuss different approaches for teacher education in a multicultural society; identify the cultural backgrounds of the pupils who go to school, according to teacher's perceptions in everyday schooling; pinpoint pedagogical practices which foster the expression of cultural diversity; and incorporate such reflections in proposals and suggestions for teacher's education aimed at the celebration of cultural plurality and at a project of changing school failure.
  • SCHOOL ACHIEVEMENT RATES: THE OTHER SIDE Debate

    Carvalho, Marília Pinto de

    Abstract in Portuguese:

    Algumas das principais políticas para a educação no País, hoje, centram-se sobre a "correção do fluxo escolar", isto é, a diminuição dos índices de evasão e repetência, assim como as diversas práticas de "aceleração". Os resultados dessas políticas são avaliados por meio de estatísticas de desempenho escolar, que vêm sendo alardeadas pelos governos federal e do estado de São Paulo como grandes vitórias. Este artigo pretende olhar o avesso da produção desses dados, isto é, buscar como eles vêm sendo produzidos e utilizados no cotidiano das escolas, suas interações com a cultura escolar e seus efeitos sobre a aprendizagem das crianças. Com esses objetivos, está baseado em dados obtidos em observações, entrevistas e consultas a documentos de uma escola pública de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, de um município da região metropolitana de São Paulo. Essa experiência de pesquisa relatada reforça a importância de nos posicionarmos a favor da permanência das crianças e jovens na escola, mas contra a maquiagem estatística da ignorância e do fracasso do sistema em ensinar.

    Abstract in English:

    In Brazil, some of the most important educational policies are nowadays centered on reducing school failure rates. Their results are measured through academic achievement statistics that both The Federal Government and The State of São Paulo Government announce as great accomplishments. This paper looks at the other side of the production of these rates. It looks on how they are produced in the school day-to-day life. Based on classroom observations and interviews with the staff of a public elementary school in São Paulo, it concludes on the importance of reinforcing the school achievement of children and young people but, at the same time, of denouncing the statistical make up of school failure.
  • WHERE IS THE BRAZILIAN PUBLIC EDUCATION GOING TO? Jornal da Educação

    Lucas, Luiz Carlos Gonçalves; Leher, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa o cenário da atual greve dos docentes das universidades federais. Critica a política educacional brasileira e denuncia o abandono das instituições federais de ensino, com base em indicadores sobre a transferência de recursos para as universidades. Relaciona esse quadro com um programa mais amplo de reformulação das políticas educacionais em países periféricos, impulsionado por organismos internacionais e examina suas principais conexões com a reforma do Estado iniciada no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso.

    Abstract in English:

    This paper analizes the bakground of the current teacher's strike in the Federal institutions of education. Based on resource transfer indicators, it criticizes the Brazilian educational policy and reveals its carelessness as for public universities. It also links this setting to a wide program of educational policy reforms in peripheral countries impelled by international organizations and examines their main connections to the State reform that began under Mr. Cardoso's first government.
  • DOCUMENTO DO CEDES REFERENTE À CONSULTA "MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA NOVA EDUCAÇÃO BÁSICA" DO CNE Jornal da Educação

  • O ECLIPSE, O DRAGÃO E O CINEMA ESTUDO SOBRE O FILME O ESTADO DO CÃO Imagens & Palavras

    Almeida, Milton José de
  • QUANDO O "DIÁLOGO" É A VIOLÊNCIA Imagens & Palavras

    Singer, Helena
  • "INTERAÇÃO E SILÊNCIO NA SALA DE AULA": O SILÊNCIO COMO VEICULADOR DE SENTIDO E INTERAÇÃO Imagens & Palavras

    Morato, Edwiges Maria
  • Imagens & Palavras

    Noelli, Francisco Silva
  • PASSADO E PRESENTE DO SISTEMA DE RELAÇÕES DE TRABALHO NO BRASIL Imagens & Palavras

    Camargo Neto, Fernão Pompêo De
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