• Editorial Editorial

  • APRESENTAÇÃO: Ensaios sobre Pierre Bourdieu Dossiê: Pierre Bourdieu

  • Pierre Bourdieu's sociology of education: limits and contributions Dossiê: Pierre Bourdieu

    Nogueira, Cláudio Marques Martins; Nogueira, Maria Alice

    Abstract in Portuguese:

    O artigo destaca as contribuições e aponta alguns limites da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu. Na primeira parte, são analisadas as reflexões do autor sobre a relação entre herança familiar (sobretudo, cultural) e desempenho escolar. Na segunda parte, são discutidas suas teses sobre o papel da escola na reprodução e legitimação das desigualdades sociais.

    Abstract in English:

    This paper emphasizes the limits and contributions of Pierre Bourdieu's Sociology of Education. In the first part, it discusses Bourdieu's reflections on the relationship between family inheritance (specially the cultural one) and school performance. In the second part, Bourdieu's theses about the role of school in the reproduction and legitimation of social inequalities are analized.
  • Reproduction or critical continuations? Dossiê: Pierre Bourdieu

    Lahire, Bernard

    Abstract in Portuguese:

    Na França, a sociologia de Pierre Bourdieu foi quer detestada e ignorada quer venerada, duas atitudes que não condizem com uma vida científica saudável, a qual requer uma crítica argumentada e racional. Agora que Pierre Bourdieu morreu, parece urgente pensar os prolongamentos críticos de sua obra de modo a manter viva a herança científica que ele nos legou. Três continuações são evocadas aqui: a primeira diz respeito à sua concepção do trabalho intelectual; a segunda, à sua teoria "disposicionalista" da ação (teoria do habitus); e a terceira, ao modo como pensava a diferenciação social (teoria dos campos).

    Abstract in English:

    In France, Pierre Bourdieu's sociology has either been detested and ignored or venerated. Both attitudes are not suited to a healthy scientific life, which requires the recourse to argued and rational critic. Just as Pierre Bourdieu died, it seems urgent to think the critical continuations of his work in order to keep alive the scientific heritage he has left us. Three continuations are evoked here: the first one concerns his conception of intellectual work, the second one his dispositionalist theory of action (habitus theory) and the third one the way he thinks social differentiation (field theory).
  • Pierre Bourdieu's sociology (or how an author becomes essential to our readings) Dossiê: Pierre Bourdieu

    Catani, Afrânio Mendes

    Abstract in Portuguese:

    O artigo recupera momentos da trajetória de investigação de Bourdieu, procurando mostrar como suas obras foram incorporadas a meu regime de leituras. Com tal postura espero contribuir para que os pressupostos teóricos desse pensador se difundam entre os envolvidos com vertente significativa da sociologia contemporânea.

    Abstract in English:

    This paper intends to rescue some moments of Bourdieu's research pathway, in an attempt to show how his work integrated my readings. From this perspective, I hope to contribute to disseminate Bourdieu's theoretical standpoints among those who are concerned with this valuable tendency in contemporary Sociology.
  • Pierre Bourdieu: The sociological inheritance Dossiê: Pierre Bourdieu

    Vasconcelos, Maria Drosila

    Abstract in Portuguese:

    Através de uma apresentação, em ordem cronológica, da obra de Pierre Bourdieu, tentou-se extrair as idéias, os elementos teóricos e os conceitos elaborados por ele. Começando com um trabalho de campo na Argélia, ele desenvolveu pouco a pouco um sistema de explicação sociológica da dominação social. A escola, a cultura, a economia foram, entre outros, estudadas aplicando conceitos novos na sociologia, tais como habitus, violência simbólica ou campo social. Propondo uma nova leitura das relações sociais, Bourdieu criou um modo de pensar suscitando criticas severas, mas também uma obra profícua utilizada nos mais variados setores sociais.

    Abstract in English:

    Through a chronological presentation of Bourdieu's work, we tried to extract his ideas and the theoretical elements and concepts he formulated. Beginning his fieldwork in Algeria, he gradually developed an explanatory system of social domination. School, culture, economy have been studied, among others, under the application of such new sociological concepts as habitus, symbolical violence or social field. Proposing a new reading of the social relationships, Bourdieu created a way of thinking used in various social sectors that aroused as many criticisms as fruitful researches.
  • The adventures of knowledge: from tranmission to dialogue Artigos

    Moysés, Maria Aparecida Affonso; Geraldi, João Wanderley; Collares, Cecília Azevedo Lima

    Abstract in Portuguese:

    Neste ensaio, utilizando narrativas, os autores analisam as concepções hegemônicas acerca dos modos de produção, circulação e apropriação dos conhecimentos. Esses modos são caracterizados pela despreocupação com os usos e conseqüências dos conhecimentos. O esgotamento dessas concepções é desvelado pela atual crise de paradigmas e desencadeia novas possibilidades para o mundo científico, pelo reencontro com a vida. Os autores assumem que o sujeito se constitui pela linguagem e pelo processo de constituir seus próprios conhecimentos e propõem a substituição da idéia de conhecimento como objeto transmissível pela de conhecimentos e saberes constituídos nos e pelos processos discursivos. Os autores aventam a importância da memória, das narrativas e da interlocução para o processo em que sujeitos e conhecimentos são simultaneamente tecidos.

    Abstract in English:

    Examining narratives, the authors analyze the hegemonic conceptions about the modes of production, circulation and appropriation of knowledge. These modes are characterized by a certain nonchalance as for the use and consequences of knowledge. The exhaustion of these concepts is revealed by the present paradigmatic crisis, which will ultimately propose new modes of knowledge production in the scientific world. The authors assume a subject is constituted by language and knowledge itself. The concept of knowledge as a transmittable thing is thus replaced by the view that knowledge constitutes through discursive processes. The authors propose the importance of memory, narratives and interlocution in these processes where subject and knowledge are closely intertwined.
  • Essay about distance education in Brazil Artigos

    Belloni, Maria Luiza

    Abstract in Portuguese:

    O texto analisa a educação a distância no Brasil, buscando estabelecer os nexos teóricos e práticos entre duas dimensões essenciais da questão: as injunções políticas que determinam as práticas experimentadas nas diversas experiências realizadas e as questões econômicas que se revelam nas tecnologias utilizadas e nas formas como estas se articulam com as condições reais de implementação. A análise está baseada em dados de pesquisas empíricas realizadas em diferentes momentos da história recente do Brasil, com destaque em experiências de formação de professores, no estudo das quais a ênfase é dada na análise das formas de apropriação e de aproveitamento das propostas de educação a distância pelos usuários e nas contradições entre as promessas de um discurso tecnocrático que prioriza a técnica e a realidade dos sistemas de ensino que não conseguem assegurar condições mínimas de realização das propostas.

    Abstract in English:

    This text analyzes distance education in Brazil in order to establish the theoretical and practical links between two of its essential dimensions: The political injunctions that determine the practices tested in various experiments under way; and the economical issues that emerge from the technologies used and how they articulate to the real conditions of implementation. The analysis is based on data from empirical research conducted at different moments of Brazilian recent history, with an emphasis on teacher training experiments. Emphasis is given to the analysis of the forms of appropriation and use of the distance education proposals by users. The contradictions between the promises of a technocratic discourse, which gives priority to technique, and the reality of the teaching systems, which are not able to guarantee the basic conditions to accomplish the proposals, is also highlighted.
  • Writing as a mnemonic resource during the initial phase of schooling: A historical-cultural analysis Artigos

    Gontijo, Cláudia Maria Mendes; Leite, Sérgio Antônio da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Com base na concepção de que a linguagem escrita é um sistema de signos que serve como apoio às funções intelectuais, o artigo apresenta os resultados da pesquisa cuja finalidade foi investigar os processos que se constituem nas crianças, na fase inicial de alfabetização escolar, ao serem incentivadas a usar a escrita como recurso mnemônico. A partir das atividades de registro dos textos, elaborados oralmente pelas crianças, conclui que o surgimento de grafias indiferenciadas propiciadas pela presença, nos textos, de quantidades, palavras que se repetiam e palavras cuja grafia as crianças dominavam, possibilitou que os alunos estabelecessem uma relação funcional com a escrita e, portanto, a usasse como recurso mnemônico.

    Abstract in English:

    Based on the conception that written language is a system of signs that supports the intellectual functions, this paper presents the results of a research aimed at investigating the processes that build up in children during the initial phase of their learning to read and write, at school, when encouraged to use writing as a mnemonic resource. From activities involving registration of texts orally produced by the children, we can conclude that the uprising of indifferentiated spellings due to the presence, in the texts, of quantities, words which are repeated and which the children are familiar to the spelling, made it possible for the students to establish a functional relation to writing and therefore employ it as a nmeumonic resource.
  • Teacher education forums in brazilian universities: Constructing alternatives for preservice teacher education Formação de Profissionais da Educação

    Marques, Carlos Alberto; Pereira, Júlio Emílio Diniz

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa as atuais políticas governamentais para a educação brasileira e suas implicações no campo político e pedagógico da formação docente. São apresentados alguns dados estatísticos gerais sobre o ensino superior brasileiro e sobre as licenciaturas, buscando relacioná-los às metas governamentais e às orientações das agências internacionais de fomento, particularmente do Banco Mundial. Por fim, os fóruns das licenciaturas das universidades brasileiras são apresentados como uma estratégia para construção de alternativas para a formação inicial de professores.

    Abstract in English:

    This paper analyzes the current governmental policies in Brazilian education and their effects on the pedagogical field of teacher education. It presents some general statistical data about Brazilian Higher Education and connects them to the governmental aims and to the orientations of such international funding institutions as the World Bank. Finally, the Teacher Education Forums in Brazilian Universities are presented as a strategy to construct alternatives for preservice teacher education.
  • The revival of learning? Debates

    Hamilton, David

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo é uma provocação. Ele focaliza a sociedade da aprendizagem, sua substância e retórica. Os protagonistas da sociedade da aprendizagem defendem a idéia de que a escolaridade está morrendo e que a educação deveria passar por uma reengenharia. Propõe uma nova infra-estrutura em torno do conceito de aprendizagem em linha. Entretanto, essa visão da sociedade da aprendizagem padece de, pelo menos, três defeitos. Primeiro, ela pressupõe que se pode transmitir tudo o que se pode imaginar; segundo, que fazer alguma coisa funcionar é tão simples como conceber uma infra-estrutura; e, finalmente, que a sociedade da aprendizagem pode se libertar das relações de poder que marcaram seus predecessores.

    Abstract in English:

    This article is a provocation. It focuses on the learning society, its substance and rhetoric. Protagonists of the learning society advance the idea that schooling is dying, and that education should undergo re-engineering. A new infrastructure is proposed around the concept of on-line learning. This vision of the learning society suffers, however, from at least three defects. First, it assumes that what can be imagined can be delivered; secondly, that making something work is as simple as designing an infrastructure; and finally, that the learning society can escape from the power relations that also marked its predecessors.
  • Sistema único de ensino: O desafio da construção e da ampliação do espaço público de direitos na escola pública de Mato Grosso Debates

    Leclerc, Gesuina

    Abstract in Portuguese:

    Destacamos uma experiência de intervenção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) para propor ações progressivas, de longo prazo, naquele Estado. Uma experiência inédita. O sindicato empenha-se na regulamentação do dispositivo constitucional de 1989 que determina a integração progressiva das redes estadual e municipais num Sistema Único de Ensino, durante o governo Dante de Oliveira. Criaram-se mecanismos para incorporar a população usuária da escola pública (pais, mães e estudantes) nas tomadas de decisão sobre as Políticas Educacionais, visando a auxiliar na construção e na ampliação do espaço público de direitos. Não houve a regulamentação e os mecanismos não estão sendo consolidados; é preciso retomar a experiência de modo crítico e propositivo. O sindicato está mais qualificado para esse protagonismo.

    Abstract in English:

    We highlight an unheard-of experience involving the Union of the Public Teaching Workers of Mato Grosso (Sintep-MT), which promotes long term progressist actions, within that State. Under Dante de Oliveira's Government (1994-1998), this Union has been striving to regulate the 1989 constitutional clause that determines a progressive integration of the network of state and municipal schools into a one and only Schooling System. Mechanisms have been created to involve the population that uses public schools (parents and students) in the deliberation and decision about educational policies; these mechanisms have been designed to favour the construction and the widening of the public sphere of rights. The regulation came to nothing and the mechanisms are still to consolidate. Nowadays, this frustrated experience should be resumed in a critical way, with new proposals. The Union is now more experienced and should reopen the process with the intention to achieve it.
  • Working and learning: Qualification acquisition in a petroleum refinery Pesquisa no CEDES

    Fartes, Vera Lúcia Bueno

    Abstract in Portuguese:

    O estudo de que trata o presente artigo tem seu foco na análise dos processos de aquisição da qualificação de trabalhadores num segmento da indústria - o complexo petróleo-petroquímica. Para isso, a pesquisa procura identificar os loci de aquisição da qualificação dos operadores de três unidades de processamento de petróleo, distintas entre si por suas idades tecnológicas e importância no processo produtivo do setor da Refinaria a que pertencem. Os resultados da pesquisa indicam que, embora as influências societais e os conhecimentos adquiridos no processo de escolarização geral e profissional sejam importantes fatores na aquisição da qualificação, o local de trabalho sobressai como instância principal na qualificação dos operadores de processo, independentemente da unidade investigada.

    Abstract in English:

    The present article consists of a study focused on the analysis of processes of qualification acquisition experienced by industrial workers in the field of petroleum -petrochemicals. This research identified the loci of qualification acquisition of operatives working in three distinct oil process units, which differ from the others in terms of technological advancement and importance to the production process. A major finding of the study is that the place of work represents the main source of qualification for oil process operatives, independently of the unit investigated. Social milieu influences and knowledge acquired through school and professional education also proved to be important for the qualification process.
  • Children and their right to citizenship: The town as the educational community Jornal da Educação

    Fusari, Andrea

    Abstract in Portuguese:

    Em resposta às demandas detalhadas postas pelo contexto nacional italiano, nossa contribuição refere-se às políticas implementadas pela cidade de Pistóia, nesses últimos vinte anos, no sentido de construir uma rede educacional complexa de serviços para crianças; estes consistem tanto em serviços institucionais convencionais, como creches e escolas maternais, quanto em novos serviços que almejam satisfazer as necessidades que surgem numa sociedade em constante mutação. Nossa ênfase recai no trabalho desenvolvido até o momento no campo da formação profissional intercultural para promover a descoberta, troca e comparação de todas as diferenças.

    Abstract in English:

    In response to the detailed requests made by the national Italian context, our contribution refers to the policies carried out by the Town of Pistoia in the past twenty years of work in order to build a complex educational network of services for children; these services refer both to established institutional ones like infant toddler centers and nursery schools and also to new services that aim to satisfy the emerging needs of a rapidly changing society. Our emphasis is on the work so far carried out in the field of professional intercultural training in order to develop the meeting, exchanging and comparing of all differences.
  • Childhood, social exclusion and educations as a manageable utopia Jornal da Educação

    Sarmento, Manuel Jacinto

    Abstract in Portuguese:

    A infância, como construção social, tem sofrido, no decurso da 2ª modernidade, processos de reinstitucionalização que, em larga medida, põem em causa as representações e imagens das crianças, dominantes nos últimos 200 anos. A análise da (re)construção das identidades sociais e das subjectividades infantis constitui, desse modo, uma tarefa teórica da mais exigente actualidade. O que, entretanto, aqui se assinala é que este processo de reinstitucionalização da infância, apesar da construção de consensos globais sobre os direitos das crianças, tem vindo a aumentar os factores e as condições de exclusão das gerações mais jovens face aos direitos sociais e da cidadania. Neste artigo inventariam-se alguns dos principais indicadores de exclusão, considerando diversos espaços estruturais, e assinalam-se alguns dos pontos de ruptura por onde pode passar a construção de uma educação escolar centrada na afirmação activa dos direitos das crianças.

    Abstract in English:

    Along the second modernity, childhood, as a social construction, has undergone reinstatement processes that question the representations and images of children that have prevailed over last two hundred years. An analysis of the (re) construction of the social identities and childhood subjectivity thus constitute a theoretical task of the most contemporary exigence. Nevertheless, even though a global consensus about children's rights has been constructed, the increase of factors and conditions that exclude the youngest generations from social rights and citizenship, induced by this reinstatement process of childhood, is here emphasized. This paper lists some of the main indicators of exclusion, considering different structural spaces, and pinpoints some turning points through which the construction of a school education centered on the active affirmation of the children's rights could be attained.
  • Rio acima: Percusos pelo filme Apocalipse now Imagens & Palavras

    Oliveira JR, Wencesláo Machado de
  • Ênfase e omissões no currículo Imagens & Palavras

    Candau, Vera Maria
  • Maurício Tragtenberg: Uma vida para as ciências humanas Imagens & Palavras

    Whitaker, Dulce C. A.
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