Educação & Sociedade, Volume: 24, Número: 85, Publicado: 2003
  • Comitê Editorial (Com colaboração de Lucíola Licinio de C. P. Santos) Editorial

  • Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização Artigos

    Freitas, Helena Costa Lopes de

    Resumo em Português:

    Este texto analisa as iniciativas do atual Governo Lula no campo da formação de professores. Para esta análise foi considerado o Programa Toda Criança Aprendendo, orientador da política de formação continuada e da certificação de professores, que oferece as diretrizes para a criação das matrizes de competência e da Rede Nacional de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação. Tais matrizes deverão constituir-se em referência não apenas para os processos de certificação dos professores, mas sobretudo para a acreditação e autorização das instituições formadoras. A atual política, ao dar seqüência às políticas anteriores marcadas pela subordinação do país às agências internacionais de financiamento, indica, portanto, uma continuidade do processo de desprofissionalização do magistério e o aprofundamento do processo de controle e regulação do trabalho docente, principalmente por meio dos exames de certificação e da ampliação do caráter tutorial da formação, com a criação da Rede e, nela, a priorização de produção de programas de educação a distância e material didático para a formação continuada de professores da educação básica.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this work is to analyze the initiatives of Lula Administration related to the professional training of teachers. The analysis was based on the so-called 'Every Child Must Learn' program (Toda Criança Aprendendo), which regulates the ongoing training and certification of teachers and sets the guidelines to establish competency standards and a National Network of Educational Research and Development Centers. The referred standards should be established with reference to not only the teachers' certification procedures but also to the official recognition and authorization of professional training institutions. The current policy is in line with former policies marked by subordination to international financial agencies, and, therefore, represents the continuity of the deprofessionalization of teacher training. It also implies the increased control and regulation of teaching activities, mainly by means of certification exams and the increasingly tutorial nature of training as a result of the referred Network and, with it, the prioritization of distance learning programs and teaching material for the ongoing training of basic education teachers.
  • Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil Artigos

    Weber, Silke

    Resumo em Português:

    Com o aprofundamento do debate sobre questões educacionais, o professorado, a partir da década de 1980, passou a ser reconhecido como um dos principais agentes de mudança, seja da qualidade do ensino, seja da democratização da sociedade brasileira. A sua atuação organizada, entretanto, segundo Cunha (1991), poderia estar tendo um "efeito de retroanulação política", favorecendo as teses de privatização do ensino público. A pertinência desta interpretação é examinada sob a perspectiva do docente como profissional que busca alargar o seu poder e o reconhecimento de sua especialidade pelo Estado e pelo mercado, aspectos enfatizados ou criticados nos estudos sobre profissões (Barbosa, 1993; Bonelli, 1999; Freidson, 1998; Larson, 1977; Marques, 1995). Destaque é dado ao movimento, deslocamentos de interesse, de demandas, promovidos pela ação das entidades representativas da educação básica, sendo possível inferir que, diferentemente do que interpreta Cunha (1991), a atuação organizada dos docentes tem favorecido a delimitação de seu campo de atuação específica e o âmbito de sua influência política.

    Resumo em Inglês:

    Teachers, beginning in the 80's, became recognized as major agents of change, be it in the quality of education, or in the democratization of Brazilian society. Their organized actions, however, according to Cunha (1991), could be having an "effect of political retro-annulment", favoring the theses of the privatization of public education. The relevance of this interpretation is examined in the perspective of the teacher as a professional who seeks to expand his/her power and to have his/her specialty recognized by the state and the market. Stress is given to the movement, shifts of interest and demands promoted by the action of the representative organs of Basic Education, wherein the data indicate that, different from Cunha's (1991) interpretation, the organized action of teachers has favored the delimitation of their specific sphere of action and the range of their political influence.
  • Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo Artigos

    Dias, Rosanne Evangelista; Lopes, Alice Casimiro

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisamos a centralidade do conceito de competências na reforma curricular da formação de professores no Brasil nos anos de 1990. Com base em Basil Bernstein, consideramos competências um conceito recontextualizado. Com base nos documentos oficiais, analisamos as relações globais e locais instituintes do controle da profissionalização docente via currículo por competências. Analisamos também como o conceito de competências já foi empregado ao longo da história do currículo, particularmente na formação de professores, bem como as perspectivas que se apresentam para a formação de professores em nossa história recente.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at analyzing the central role played by the concept of competences in the curricular reform in the Brazilian teacher education, in the 1990s. Drawing on the work of Basil Bernstein, competences are understood as a recontextualized concept. Based on official documents, we analyze the global and local relations that promoted the control on the teachers' professionalization through a competence-based teacher education. The different ways to apply this concept to the curriculum history, especially as concerns teacher education, are also explored, as well as the viewpoints they brought for teacher education in Brazilian recent history.
  • Educação, conhecimento e a sociedade em rede Artigos

    Stoer, Stephen R; Magalhães, António M

    Resumo em Português:

    Neste trabalho centramos a nossa atenção no "desenvolvimento de capacidades individuais" numa tentativa de mapear os efeitos da simultânea pressão "de cima para baixo" e de "baixo para cima" a que, quer o Estado-nação, quer o sistema educativo, têm vindo a estar sujeitos. Quanto à primeira, pode defender-se (cf. Bernstein, 1996) que o que está em causa é a transformação do próprio conhecimento em moeda (isto é, em performatividade pura); quanto à segunda, parece haver em curso uma deslocação do conhecimento da escola (nacional) para a comunidade (local) em que esta última é interpretada como "a cidade educativa" (onde reina uma pedagogia comunicacional "branca"). Este trabalho pretende pôr em causa a dicotomia construída por meio da análise das implicações, para a pedagogia e para o desenvolvimento de capacidades individuais, do desenvolvimento e da consolidação de um Estado (e sociedade) em rede (Castells, 1996).

    Resumo em Inglês:

    In this article, we centre our attention on the 'development of individual capacities' in an attempt to map out the effects of the simultaneous pressure, top-down and bottom-up, that has been increasingly brought to bear on the nation-state and on the education system. With regard to the first, it is argued (cf. Bernstein, 1996) that what is at stake is the transformation of knowledge itself into money (i.e., pure performance); while with regard to the second, there appears to be taking place a movement of knowledge from the school (national level) to the local community in which this latter is interpreted as the 'educative city' (where a 'transparent' communicational pedagogy holds sway). This work aims at challenging the dichotomy constructed by way of an analysis of the implications, for both pedagogy and the development of individual capacities, of the development and consolidation of a network state and society (Castells, 1996).
  • Cultura midiática e educação infantil Artigos

    Moreira, Alberto da Silva

    Resumo em Português:

    Neste artigo retomo uma discussão já em curso sobre cultura midiática e educação infantil. A partir do impacto social dos conglomerados de comunicação e entretenimento, proponho o conceito de sistema midiático-cultural para dar conta da complexidade crescente no campo da indústria cultural. Para isso examino dois eixos temáticos interligados: 1) a midiatização da cultura e a produção da cultura midiática; e 2) a função socializadora e pedagógica do sistema midiático-cultural nas sociedades modernas, com um acento sobre a publicidade.

    Resumo em Inglês:

    This article sums up an ongoing debate on mediatic culture and children education. Based on the social impact of the huge communication and entertainement corporations, it proposes the concept of a mediatic culture system to account for the growing complexity of the culture industry field. It thus analyzes two interconnected subjects: 1) the mediatization of culture and the mediatic culture production, and 2) the socializing and pedagogical function of the mediatic culture system in modern societies, focusing especially on advertising.
  • O técnico de escolaridade média no setor produtivo: seu novo lugar e suas competências Artigos

    Laudares, João Bosco; Tomasi, Antônio

    Resumo em Português:

    Os convênios recentes estabelecidos entre os Centros de Formação Profissional e as grandes indústrias empregadoras de profissionais técnicos, de nível médio, parecem indicar uma realocação desses profissionais na estrutura de produção. A posição intermediária, entre os operários e os engenheiros ou entre o "chão de fabrica" e o "escritório de projeto", típica da gestão taylorista, tende ao desaparecimento na gestão horizontalizada dos novos modelos organizacionais. A proximidade desses profissionais com os engenheiros passa a demandar deles um nível mais elevado de qualificação, como atesta o aumento da demanda dos setores produtivos industriais de tecnólogos, profissionais de nível superior. Recorre-se à sociologia do trabalho e às noções construídas por ela, de qualificação, de competência e de saber, como forma de se identificar as tendências de mobilidade profissional dos técnicos e dos tecnólogos no interior de grandes empresas industriais.

    Resumo em Inglês:

    The recent agreements between the Professional Training Centers (at high-school levels) and large industries suggest a new position is given to these professionals in the production structure. Their intermediate position between workers and engineers or between "the factory floor" and the "planning department", typical of taylorism, tends to disappear from the horizontal management of the new organizational models. This leads them to need higher levels of qualification, closer to those of engineers, which is proved by the increasing demand of technologists, professionals of superior level, in the productive sector. Drawing on Sociology of Work and its notions of qualification, competence and knowledge, we seek to identify the tendencies of professional mobility of both technicians and technologists in large industries.
  • O autoritarismo institucional e a extinção do IESAE Artigos

    Fávero, Maria de Lourdes de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O trabalho objetiva situar as origens, o percurso de construção e desenvolvimento do Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE/FGV), no período de 1971 a 1990. Analisa, especialmente, a extinção desse Instituto, após cerca de 20 anos de funcionamento, com conceito A em sucessivas avaliações da CAPES e classificado por essa agência e o CNPQ entre os melhores mestrados em educação no país. Situa a posição autoritária dos dirigentes da FGV com relação à extinção do IESAE, assim como a reação de vários atores e entidades representativas da sociedade civil - professores, alunos, políticos, intelectuais etc. - que se posicionaram contra o fechamento desse Instituto pela Fundação Getúlio Vargas. Conclui mostrando que a experiência do IESAE constituiu um marco no sentido de integrar pensamento e ação no estudo e na pesquisa de nossa realidade educacional, tendo em vista seu diagnóstico e o encaminhamento de soluções.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to discuss the origins, the construction and the development of the Institute of Advanced Studies in Education (IESAE/FGV), between 1971 and 1990. It particularly focuses on the extinction of that Institute, after not only having been in action for around twenty years, but also having received the concept A in successive evaluation exercises by CAPES, as well as having been classified as one of the best Master courses by both that agency and CNPQ. It discusses the authoritarian position of the directors of the FGV concerning the extinction of the IESAE, as well as the reaction of several actors and representative entities of the civil society, such as teachers, students, politicians, intellectuals and others, against that action taken by the Getulio Vargas Foundation (FGV). It concludes by emphasising the crucial role of the IESAE experience, which represented a hallmark in the process of integration of thought and action in the study and research of our educational reality, contributing both to diagnose and to help solve its problems.
  • Vico e a ordem de estudos de seu tempo: a ligação entre conhecimento e ética Artigos

    Santos, Vladimir Chaves dos

    Resumo em Português:

    Vico criticou a racionalidade que predominava em seu tempo e propôs outra como alternativa. No início dessa empreitada, sugeriu o engenho como perfil de inteligência que um programa pedagógico deveria fomentar. O engenho pensado por Vico deveria ser apto a restabelecer a ligação entre conhecimento e ética, algo que, segundo esse filósofo, teria sido abandonado pelas filosofias da moda na virada do século XVII para o XVIII. Além disso, o engenho poderia revigorar a inventio, uma das principais faculdades da retórica clássica, então menosprezada pela filosofia moderna. O ponto de partida do impulso inovador da filosofia de Vico foi a contestação de alguns princípios e conseqüências da filosofia de Descartes, urna grande moda filosófica à época do napolitano.

    Resumo em Inglês:

    Vico criticized the prevalent rationality in his time and proposed another one as alternative. In this enterprise, Vico suggested the wit as the profile of intelligence that every pedagogical plan should foment. The wit thought by Vico should be able to restore the connection between knowledge and ethics. It's something that, according to this philosopher, would have been abandoned by the vogue's philosophies on the turn of the seventhieth to the eighthieth century. Moreover, the wit cold revigorate the inventio, one of main classical rhetoric faculties, often disqualified by the modem philosophy. The starting point to Vico's innovator impulse was the contestation of some principles and consequences of Descartes' philosophy, a great philosophical vogue on time of the Napolitan.
  • A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação Formação de Profissionais da Educação

    Andrade, Ludmila Thomé de

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta a análise de trabalhos de fim de curso escritos por professoras da rede municipal que freqüentaram um curso de extensão numa universidade pública. Após um semestre de contato com saberes científicos sobre alfabetização e letramento, em simultaneidade com discussões sobre possíveis trajetórias profissionais de formação docente, escreveram sobre suas próprias trajetórias profissionais. Efetuamos uma análise discursiva desses textos. Levantamos certos temas centrais deste discurso dos professores, situando a sua identidade profissional com relação aos saberes profissionais, delimitando certas posições discursivas no campo da formação, umas em relação às outras. Diferenças importantes foram encontradas entre as posições discursivas ocupadas por professores "não-regentes", que atuam como coordenadores e formadores, e as dos professores "regentes". Estes últimos têm clareza quanto a sua impossibilidade de acesso a posições. A análise do discurso, se apresentada às autoras, poderá produzir um efeito formador, tornando-as receptivas a prescrições de práticas pedagógicas produtivas para o trabalho escolar com a linguagem.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the analysis of texts written by female teachers from public schools at the end of a continuing education course at a public University. These teachers were exposed for a semester to scientific knowledge on teaching to read and write, literacy, and different teacher's training models. They wrote about their own professional trajectories and experiences. A discourse analysis allowed us to relate their professional knowledge to their position in the teachers' training field. Important differences were observed between the speeches of two groups of teachers: Those who work as coordinators or in-service teacher trainers and those who are actually teaching classes to students. In the latter group, papers reveal a clear sense of impossibility of access to certain positions in the literacy field. If presented to the authors, the results of this discourse analysis could be a formative experience, turning teachers more receptive to productive pedagogic practices to teach language in their schools.
  • Projectos educativos das escolas: um contributo para a sua (des)construção Análise das Práticas Pedagógicas

    Costa, Jorge Adelino

    Resumo em Português:

    À semelhança do ocorrido noutros países do mesmo contexto geográfico, também em Portugal o desenvolvimento da autonomia das organizações escolares tem sido associado à ideia de que cada escola deve construir o seu projecto educativo. Tomando como quadro central de referência as perspectivas da análise organizacional, procuramos dar conta quer de alguns dos pressupostos teóricos que subjazem a estas intenções, quer dos requisitos que, no nível da participação, da estratégia e da liderança, devem sustentar a construção de projectos educativos nas escolas.

    Resumo em Inglês:

    Like what happened in other countries in the same geographical area, in Portugal the development of schools' autonomy has also been associated to the idea that each school must create its educational project. Considering the perspectives of the organizational analysis, we present some of the theoretical assumptions that underpin these purposes and the requirements that must support the construction of educational projects in schools, at the level of participation, strategy and leadership.
  • O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva Revisão & Síntese

    Moore, Rob; Muller, Johan

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a questão do caráter da teoria de Bernstein. Ele baseia-se em um conjunto de conceitos-chave elaborados em alguns de seus artigos mais recentes, embora sugira ser possível discernir as origens dessas idéias em trabalhos muito mais antigos. Na primeira seção discute-se o diagnóstico de Bernstein, que compreende a sociologia da educação como uma estrutura do conhecimento horizontal com uma gramática fraca. Destaca-se um aparente paradoxo: se a sociologia da educação tem essa forma, como podemos explicar a própria teoria de Bernstein? O resto do texto emprega os próprios trabalhos de Bernstein como uma maneira de explorar as condições para o crescimento do conhecimento em sociologia como uma estrutura do conhecimento vertical com uma gramática forte.

    Resumo em Inglês:

    This paper raises the question of the character of Bernstein's theory. It draws upon a set of key concepts elaborated in some of his later papers, though we suggest that it is possible to discern the origins of these ideas in much earlier work. In the first section Bernstein's diagnosis of the sociology of education as a horizontal knowledge structure with a weak grammar is discussed and an apparent paradox identified: if the sociology of education has this form, how can we account for Bernstein's own theory? The remainder of the paper uses the case of Bernstein's own work as a way of exploring the conditions for knowledge growth in sociology as a vertical knowledge structure with a strong grammar.
  • Problemas da educação: o caso da psicopedagogia Debates

    Sass, Odair

    Resumo em Português:

    Neste artigo é discutida a relevância dos problemas psicopedagógicos recorrentes das determinações internas e externas à educação escolar, a par do equívoco da pretensão de regulamentar a psicopedagogia como mais uma profissão da esfera educacional. Destaca a questão da regulamentação das profissões de nível superior no Brasil e as raízes variadas da psicopedagogia desde o período imediato após a Segunda Guerra Mundial.

    Resumo em Inglês:

    Discussed in this article is the relevance of recurring psycho-pedagogical problems originated inside and outside formal education, as well as the dubious intention to regularize psycho-pedagogy as yet another profession within the educational sphere. Emphasized here is the question of regularizing the university professions in Brazil and the varied roots of psycho-pedagogy from the period immediately following the Second World War onward.
  • Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade Jornal da Educação

    Pellanda, Nize Maria Campos

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da discussão da aplicação de uma metodologia baseada em princípios cibernéticos com um grupo de pesquisadoras em educação no processo de construção de conhecimento por meio da Dinâmica das Conversações. Conversação é um dos pressupostos básicos da teoria de Humberto Maturana sobre Biologia da Cognição, a qual constitui o núcleo do marco teórico deste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the application of a methodology based on cybernetic principles to a group of education researchers, in the process of knowledge construction through Conversational Dynamics. Conversation is one of the basic assumptions of Humberto Maturana's Theory on Biology of Cognition, which is the core theoretical framework of this study.
  • Reforma do Estado e da educação no Brasil de FHC Imagens & Palavras

    Sanfelice, José Luís
  • Aprendizagem adulta e tecnologia na vida da classe operária Imagens & Palavras

    Invernizzi, Noella
  • Política educacional paulista: análise da gestão do PMDB Imagens & Palavras

    Oliveira, Cleiton de
  • Antropologia e comunicação: diálogo possível e necessário Imagens & Palavras

    Pinheiro Júnior, Gilberto
  • Quanto tempo o tempo tem! Imagens & Palavras

    Noronha, Olinda Maria
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