Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Sociedade, Volume: 25, Número: 86, Publicado: 2004
  • Documento sem título Editorial

  • Apresentação Dossiê: "imagem E Pesquisa Em Educação: Currículo E Cotidiano Escolar"

    Macedo, Elizabeth; Oliveira, Inês Barbosa de; Alves, Nilda; Barreto, Raquel Goulart
  • Imagens de escolas: espaçostempos de diferenças no cotidiano Dossiê: "imagem E Pesquisa Em Educação: Currículo E Cotidiano Escolar"

    Alves, Nilda; Oliveira, Inês Barbosa de

    Resumo em Português:

    Recuperando trajetórias comuns de pesquisa envolvendo o cotidiano escolar e, sobretudo, as práticas e histórias de professoras da rede pública de ensino, desenvolvemos neste texto uma reflexão acerca dos usos que vimos fazendo de imagens nesses trabalhos, considerando-as, como nos ensina Manguel (2001), sempre associadas a narrativas. Neste sentido, apresentamos imagens de escolas rurais e urbanas, interpretando-as como narrativas de situações ou constituidoras de significados os mais diversos e evidências das muitas diferenças e semelhanças entre umas e outras, procurando evidenciar a riqueza que elas possuem bem como as múltiplas possibilidades que abrem na compreensão das redes de saberes e fazeres que envolvem os espaçostempos cotidianos de ensinaraprender, o que as torna, para nós, material de inestimável valor para as pesquisas no/do cotidiano escolar.

    Resumo em Inglês:

    Based on common research data on everyday school life and, above all, on practices and histories of public school female teachers, this text brings forward a reflection on how images were used, considering them, following Manguel (2001), as always related to narratives. We thus present images of rural and urban schools and interpret them as parts of meaning production, stressing differences and similarities and focusing on the multiple possibilities they bring about so as to grasp the nets they interweave, regarding time-space and teaching-learning, which are central to everyday school life studies.
  • Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares Dossiê: "imagem E Pesquisa Em Educação: Currículo E Cotidiano Escolar"

    Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de

    Resumo em Português:

    A estética rizomática deleuzeana de produção de conhecimentos potencializou a expressão do currículo compreendido como narrativa em acontecimentos e ao mesmo tempo celebração visual de um modo de ver e estar no mundo. O texto apresenta narrativas em corte que atravessam duas estruturas: a disciplina "fundamentos do ensino de ciências" para professoras de ensino fundamental e aulas de biologia de um professor da rede pública. O plano de composição, com imagem de clonagem de seres vivos, textos das alunas de pedagogia, intromissões minhas com citações de autores e a invenção da forma de sua apresentação, é a busca por criar outra escrita que não seja o aprisionamento e a morte das significações, realizando registros que guardem mais aproximação com as experiências.

    Resumo em Inglês:

    The Deleuzean rhizome aesthetics of knowledge production maximizes the expression of curriculum, understood both as a plot narrative and a visual celebration of our way of seeing the world and being in it. This paper presents mixed narratives in two structures: the discipline "Foundations of sciences teaching" for elementary/primary school teachers and biology classes given by a public school teacher. The composition plan, with images of the cloning of living creatures, texts written by pedagogy female students, my interventions quoting authors and the invention of its presentation format, is an attempt to create a different text that does not imprison or destroy meanings, and thus stays closer to real life experiences.
  • Imagens de crianças e crianças nas imagens: representações da infância na iconografia pedagógica nos séculos XVII e XVIII Dossiê: "imagem E Pesquisa Em Educação: Currículo E Cotidiano Escolar"

    Chalmel, Loic

    Resumo em Português:

    O texto discute a trajetória das representações da infância do Século das Luzes (XVII), quando o humanismo originou mudanças na representação da infância, antes sacra e que então se torna real, e as do século XVIII, no qual uma infância idealizada esconde a rudeza da vida real das crianças da época, para afunilar este debate na produção iconográfica com objetivos pedagógicos. Da produção imagética proposta por Comenius ao que se fez a partir dele no século seguinte, destaca-se a permanência da idéia do uso da imagem como representação do real, de leitura e compreensão mais fáceis que o código escrito, sendo, portanto, uma ferramenta pedagógica útil. Ao mesmo tempo, discute-se o significado das mudanças operadas nas imagens como representativo de mudanças nos modos de pensar e de conceber o próprio conhecimento e seus processos de transmissão.

    Resumo em Inglês:

    This text discusses how childhood was represented in the XVIIth century, when Humanism determined a shift from sacred models to real ones, and in the XVIIIth century, when idealized images of childhood hid the children's real conditions of living, in order to analyze the evolution of image production for pedagogical purposes. From Comenius on, the prevalent conception of image has been the representation of the real world, easier to read and understand than the written language and, therefore, useful as a pedagogical device. The text also discusses the meaning of the changes in such images as representative of the changes in the ways of thinking and conceiving knowledge itself and its transmission procedures.
  • Imágenes en la historia de la enseñanza: la lámina escolar

    Feldman, Daniel

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo propone algunas reflexiones sobre el papel de las imágenes en la historia de la enseñanza escolar. Se procura analizar esta cuestión entrelazando dos puntos de vista. En primer lugar, algunas respuestas que fueron provistas, principalmente durante el siglo XIX e inicios del siglo XX, a la pregunta ¿qué papel juega la representación del mundo, de las cosas, en el conocimiento y cómo la pedagogía creyó que debe proceder la enseñanza escolar para promover el conocimiento? En segundo lugar, la descripción de algunos rasgos que describen la evolución del uso de imágenes en las escuelas públicas argentinas. Los dos puntos de vista se vinculan para analizar los cambios en el uso de la imagen figurativa y fija en la práctica escolar. Se propone que el cambio principal está ligado con el paso en el uso de las imágenes como base de conocimiento mediante la intuición sensible, al uso de las imágenes como apoyo informativo, recurso de organización o expresión del trabajo de los alumnos. Se utiliza esta reflexión sobre el cambio en el uso de las imágenes escolares para considerarlo como caso de una hipótesis de orden más general sobre el desarrollo del currículum y de los patrones de formación en Argentina.

    Resumo em Inglês:

    This work aims at discussing the role of image in the school teaching history, interweaving points of view. First of all, it focuses the ways representation and knowledge were conceived of in the pedagogical studies developed during the XIXth and XXth centuries. It also accounts for some facts related to the evolution of the use of image in the Argentinean public schools. As far as the changes in the use of figurative and fix images in school practices are concerned, it concludes that the main shift was in the use of image, from a knowledge basis through sensitive intuition into an information support as well as a resource for the students' works. This result is referred to curriculum development and educational patterns in Argentina.
  • A imagem da ciência: folheando um livro didático Dossiê: "imagem E Pesquisa Em Educação: Currículo E Cotidiano Escolar"

    Macedo, Elizabeth

    Resumo em Português:

    O texto analisa livros didáticos de ciências, centrando-se nas imagens apresentadas nesses dispositivos escolares. Num primeiro momento, apresenta indícios que permitem fazer uma leitura das tradições hegemônicas nos currículos, tendo como contraponto outros sistemas referenciais. Com base em teóricos pós-coloniais, procura mostrar como as imagens corporificam estratégias de omissão e marginalização culturais. Num segundo momento, analisa os modos de endereçamento presentes nos livros: os modelos de ciência e de prática pedagógica apresentados.

    Resumo em Inglês:

    This text analyzes Science textbooks focusing on the images they present. Using other systems of interpretation as a counterpoint, it begins by stressing the evidence of the hegemonic traditions in school curricula they contain. Based on post-colonial authors, it tries to show how these images embody strategies of cultural omission and marginalization. Finally, it explores the modes of addressing inscribed in such books and the models of Science and pedagogical practice they convey.
  • A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação Artigos

    Freitas, Luiz Carlos de

    Resumo em Português:

    Examina-se o impacto das reformas neoliberais e da pós-modernização ingênua do pensamento educacional como instrumentos articulados de desconstrução do pensamento progressista e de retorno a teses positivistas/pragmatistas no campo da educação. Mascaradas como incertezas, exaltadas como diferenças e justificadas como caos, sua função é impedir-nos de pensar o futuro e abrir espaço para que ele seja planejado na ótica das necessidades do capital, com plena liberdade de valorização. Procura-se ainda mostrar como as reformas educacionais dos anos de 1990, desenvolvidas nesse contexto, viabilizaram, apoiando-se na avaliação informal, novas formas de exclusão pelo interior do sistema educacional, mantendo intacta sua tarefa de formar para a submissão, por meio da ocultação do debate sobre as finalidades da educação.

    Resumo em Inglês:

    This paper explores the impact of both the neoliberal reforms and the naive post-modernization of thought as articulated tools to deconstruct the progressive thought and go back to positivist/pragmatist theses in the field of education. Concealed as uncertainties, exalted as differences, justified as chaos, these tools attempt to prevent us from thinking about the future and open spaces to plan it according to the needs of capital, enabling all kinds of valorization. The text then strives to show how, based on informal assessment, the 1990s' educational reforms developed in this context favored new forms of exclusion from within the educational system, whose function of training for submission remained untouched through the occultation of the debate on the objectives of education.
  • Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI Artigos

    Ferreira Jr., Amarilio; Bittar, Marisa

    Resumo em Português:

    Este artigo focaliza o Brasil "indianizado" do século XVI no qual predominava a pluralidade lingüística, destacando-se o tupi e o português. O primeiro era a língua "geral" (nheengatu), falada por todos e de aprendizado obrigatório para os jesuítas; o segundo estava restrito às casas de bê-á-bá mantidas pela Companhia de Jesus. Neste contexto surgiu o teatro anchietano, encenado preferencialmente em português e tupi, com o objetivo de catequizar. Nosso estudo nos permitiu concluir que, tanto na forma como no conteúdo, o teatro serviu à aculturação, pois "cristianizou" a cultura indígena ridicularizando os seus mitos, que eram protagonizados pelos próprios índios, além de expandir o uso do português, principal idioma das peças. Começou aí a substituição da pluralidade lingüística pelo português, hegemônico a partir do século XVIII.

    Resumo em Inglês:

    This paper explores the XVIth century "Indianized" Brazil. At that time, many languages were used, although Tupi and Portuguese prevailed. The first one was a general language (nheengatu) everybody spoke and the Jesuits had to learn. The second one was taught by the "Society of Jesus", in ABCs houses. In this context, Anchieta and others began to write plays mainly staged in Portuguese and Tupi. They aimed at converting Indians to Christianity. This study led us to the conclusion that this theater "civilized" the Indians, who became Christians. These plays expanded the use of the Portuguese language while ridiculing the Indian myths. At this moment, Indians began to change their languages to Portuguese, which began to prevail from the XVIIIth century onward.
  • Creches nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas Artigos

    Raupp, Marilena Dandolini

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe a apresentar novos desafios para as unidades universitárias federais de educação infantil, principalmente a partir da Constituição Federal de 1988, que indica para essas unidades um papel institucional além do que é definido para a educação infantil pública. Esses desafios indicam para a maioria delas a necessidade de assumirem, além do ensino, outras funções: a pesquisa e a extensão. Com base nessa análise, o artigo aponta para a necessidade de as unidades repensarem questões polêmicas ainda presentes, direcionando essas questões para a realização de um projeto institucional com definições claras do papel das unidades de educação infantil no interior da universidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to present new challenges to the federal university units of children's education, with special regards to the Federal Constitution of 1988 that established an institutional role to those units that goes beyond what is defined for children's public education. In most of these units, such challenges lead to other functions besides teaching: research and extension. Taking this into consideration, this paper points out these units have to reflect upon the controversial issues still in discussion, and direct the discussions towards the development of an institutional project that clearly defines the roles of these children's units of education within universities.
  • Para uma sociologia da pequena infância Revisão & Síntese

    Plaisance, Eric

    Resumo em Português:

    A sociologia da pequena infância é analisada como uma sociologia da socialização. A noção de socialização é descrita, primeiro, segundo dois modelos principais: o modelo vertical de imposição de normas, valores e práticas (o modelo durkheimiano), e o modelo interativo da construção de si por meio de "negociações" entre a criança e o seu meio. A seguir, as pesquisas sobre a definição dominante da pequena infância e sua difusão entre as classes sociais são examinadas e criticadas. O caso da escola maternal na França é abordado por uma análise da evolução da freqüentação e uma análise do currículo, sendo este entendido ao mesmo tempo como currículo formal (prescrito oficialmente) e como currículo real (a experiência vivida nas situações cotidianas). Os trabalhos recentes apontam para uma aproximação da sociologia com a antropologia e com a etnologia, assim como para o uso do conceito de "cultura".

    Resumo em Inglês:

    The early childhood sociology is analysed as sociology of socialization. The notion of socialization is first described according to two models: the vertical one of imposing norms, values and practices (the Durkheimia model); and the interactive model of the construction of the self through "negotiations" between children and their environment. Research into the dominant social definition of early childhood and its diffusion among the different social classes is then critically examined. The situation of the French nursery school (école maternelle) is analysed thanks to the attendance evolution and the curriculum, understood both as formal curriculum (officially prescribed) and actual curriculum (real experience in everyday situations). New research leads to links between sociology and anthropology and ethnology, as well as to the use of the concept of "culture".
  • O governo Lula e a educação: a deserção do Estado continua? Debates

    Davies, Nicholas
  • A educadora de creche: construindo suas identidades Imagens & Palavras

    Mello, Maria Aparecida
  • Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas Imagens & Palavras

    Dias, Lara Simone
  • Ensino superior e neoliberalismo no Brasil: um difícil combate Imagens & Palavras

    Pires, Valdemir
  • O estúdio de televisão e a educação da memória Imagens & Palavras

    Almeida, Milton José de
  • A escola da periferia: escolaridade e segregação nos subúrbios Imagens & Palavras

    Vasconcellos, Maria Drosila
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br