Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Sociedade, Volume: 26, Número: 90, Publicado: 2005
  • EDITORIAL Editorial

  • O triunfo da escolástica, a glória da educação Artigos

    Almeida, Milton José de

    Resumo em Português:

    Estudo sobre um afresco do século XIV e a memória e persistência da Escolástica na educação contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    A study of a fresco of the 14th century and the memory and persistence of the scholasticism in contemporary education.
  • O jogo do PE: luzes examinantes para o além-mundo da Pastoral Educativa Artigos

    Corazza, Sandra Mara

    Resumo em Português:

    O jogo do PE (Pastoral Educativa): 1) aproveita as quatro partes que compõem Also Sprach Zarathustra, de Nietzsche, para desenhar a própria configuração; 2) utiliza a maioria dos subtítulos de Also Sprach..., sem necessariamente fazer corresponder-lhe o que ali Zaratustra falou; 3) solicita licença para propor a esta fala - pelo amor antigo que lhe tem - outros aforismos, idéias e considerações, mesmo que extemporâneos, para montar o tabuleiro onde possa jogar o PE; 4) entende "jogo" do mesmo modo que Foucault, ou seja, como um conjunto de regras de produção da verdade; 5) descreve esse jogo imediatamente, sem mais delongas.

    Resumo em Inglês:

    The EP (Educative Pastoral) game: 1) makes good use of the four parts which constitute Also Sprach Zarathustra, by Nietzsche, to outline its own configuration; 2) uses most of the subtitles of Also Sprach…, without necessarily making it correspond with what Zarathustra spoke there; 3) asks for permission to propose this speech - due to the old love devoted to it - other aphorisms, ideas and considerations, even if extemporaneous, to build the board where EP (Educative Pastoral) game can be played; 4) understands "game" the same way Foucault does, that is, as a set of rules of truth-production; 5) describes this game immediately, without any delay.
  • Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade Artigos

    Setton, Maria da Graça Jacintho

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar alguns aspectos das trajetórias pessoais e familiares de alunos que tiveram um sucesso acadêmico improvável. De origem popular, com baixos rendimentos e pequena herança de uma cultura escolar, os alunos pesquisados destacaram-se de um universo de estudantes que ingressaram nos cursos considerados de elite da Universidade de São Paulo.<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Para empreender esta análise irei me apoiar no conceito de capital cultural, de Pierre Bourdieu, propondo uma ampliação interpretativa deste conceito. As contribuições metodológicas de Bernard Lahire terão também um papel de destaque nesta análise. Proponho compreender as trajetórias de sucesso dos indivíduos pesquisados segundo a perspectiva utilizada por Lahire, não obstante não me restringirei apenas à idéia de configuração entre as instâncias da família e da escola, elaborada por ele. Parto da hipótese de que o estudante brasileiro contemporâneo socializa-se a partir da interdependência entre sistemas de referências híbridos, forjados com base nas instâncias tradicionais da educação, mas também por um sistema difuso de conhecimentos e informações veiculados pela mídia.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze some aspects of personal and familiar trajectories of students who had not a probable academic success. From poorer ancestry, with low income and low inheritance of scholar culture, the students researched surpassed a universe of students who entered in courses considered as elite from the University of São Paulo. To undertake this analysis I will use as base Pierre Bordieu's concept of cultural capital, proposing an interpretative amplification of this concept. Bernard Lahire's methodological contribution will also have a prominent role in this analysis. I propose to understand the success course of the individuals researched according to Lahire's perspectives, although I will not limit the subject only to the aspect between the family instance and the school written by him. To my mind the Brazilian contemporary student socializes not only as of interdependence among hybrid references, shaped as of the traditional instances of the education but also through a diffuse system of knowledge and information propagated by the media.
  • As práticas socializadoras familiares como locus de constituição de disposições facilitadoras de longevidade escolar em meios populares Artigos

    Vianna, Maria José Braga

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda a problemática das formas de presença das famílias populares na escolarização dos filhos nos casos em que esses últimos logram permanecer no sistema escolar até o ensino superior. Na primeira parte desenvolvo uma revisão de estudos os quais, no campo da sociologia da educação e com base em pesquisas empíricas de porte, enfatizam que esses casos são explicados por uma forte mobilização das famílias. Em seguida, dialogando com outros estudos que sinalizam, em contrapartida, para o fato de que as práticas de mobilização escolar não constituem característica necessária dessas famílias, defendo a pertinência de se verticalizar na investigação das práticas socializadoras familiares, por considerá-las um terreno fértil para a localização de (outras) formas dessa presença, nesse caso pela via da constituição de disposições facilitadoras de longevidade escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on the problematic ways in which popular families are present in their children's schooling in cases when the latter succeed in remaining in the school system until collegiate education. In the first part I review studies which in the field of Sociology of Education and based on important empirical researches, emphasize that these cases are explained through a strong mobilization of the students' families. Further, considering other studies that demonstrate that scholastic mobilization practices do not constitute the necessary characteristic of these families, I defend the disposition to expand the investigation of socialization-fostering family practices, as I consider they may promote (other) ways in which these families can be present, by means of facilitating dispositions of school longevity.
  • O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas Artigos

    Oliveira, João Ferreira de; Fonseca, Marília; Toschi, Mirza Seabra

    Resumo em Português:

    O presente texto apresenta os impactos do Programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), voltado para a gestão das escolas fundamentais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A investigação analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Mostra como o FUNDESCOLA materializou-se no Estado de Goiás, imprimindo uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Mostra que, dentro da esfera governamental pública, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional. Uma de caráter gerencial (PDE) e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade (PPP). Mostra que alguns estados tendem a privilegiar o PDE, em detrimento do projeto político-pedagógico da escola (PPP).

    Resumo em Inglês:

    This text presents the impacts of Fundschool "Fundescola" Program (Fund for School Development). This Program applies to administration of elementary schools in the North, Northeast and Central East regions of Brazil. This investigation analyses the impact of these experiences on administration and organization of the school work. It shows how the Fundschool Program happened in Goiás (Brazil). It was implemented in an administrative "strategic" view, centered on rationalization of expenses and operational efficiency. This investigation also shows that within public governmental sphere, there are two opposite conceptions of educational administration. The first one has "managerial characteristics" (School Development Plan), the other which signals the aspiration of educational community for a more autonomous and high standards school (Politic-Pedagogical Project). Some schools tend to give privilege to School Development Plan in opposition to Politic-Pedagogical Project.
  • La filología y los filólogos

    Merino, Carmen Codoner

    Resumo em Espanhol:

    El texto que sigue es la transcripción de una clase inaugural de la Universidad de Salamanca, para el año escolar de 2004-2005. Fue pronunciado en septiembre de 2004, en solemnidad tenida en un edificio histórico de aquella Universidad, un palacio magnífico del siglo XII. La autora, Carmen Codoner Merino es catedrática de aquella institución y una autoridad en filología clásica. Autora de numerosos estudios críticos sobre textos medievales y renacentistas, además de ensayos monográficos sobe Séneca y Tácito, Carmen actualmente tiene particular interés en la transmisión y recepción de estos textos, enfatizando la etimología léxica como un modo de aproximarse de los contextos socio-político y literario en el momento que fueron escritos. Ella todavía enfatiza la importancia de la gramática en la historia de la educación. la clase que sigue, con su erudición y notable fluidez narrativa es una pequeña muestra de su enorme y rico dominio de investigación. Educación y Sociedad está orgullosa de ofrecer esta transcripción a sus lectores y está segura de que ellos están contentos en recibirla. Esta iniciativa es parte de la intención de destacar el intercambio con aquella importante Universidad y con las reflexiones sobre educación que se producen en aquel País.

    Resumo em Inglês:

    The text that follows is the transcription of an inaugural class at the University of Salamanca, for the 2004-2005 scholar year. It was addressed in September 2004, in solemnity held in the historical building of that University, a magnificent palace from the XII Century. The author, Carmen Codoner Merino is professor of that institution and an authority in classical philology. Author of numerous critical studies on medieval and renaissancist texts, besides monographic essays on Sêneca and Tácito, Carmen currently has particular interest in transmission and reception of these texts, emphasizing the lexical etymology as a way to come close to the socio-political and literary contexts by the time they were written. She still emphasizes the importance of the grammar in the history of education. The class that follows, with her erudition and notable narrative fluency, is a small example of the enormous and rich dominion of research. Educação & Sociedade is proud to offer this transcription to their readers and is quite sure that they are pleased to receive it. This initiative is part of the purpose to emphasize the interchange with that important University and with reflections on educational methods that are produced in that country.
  • Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo Formação De Profissionais Da Educação

    Simão, Ana Margarida Veiga; Caetano, Ana Paula; Flores, Maria Assunção

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This article draws a proposal of a model for the understanding and analysis of the teachers' change based on results of the empirical studies carried out in Portugal. Considering the perspective of complexity, the change is viewed as a process that implies simultaneously contextual factors, which may or not be sustained by educational structures, and personal factors associated with learning and professional development in the work place.
  • Universidade pública estatal: entre o público e privado/mercantil Debates

    Sguissardi, Valdemar

    Resumo em Português:

    Com este artigo pretende-se contribuir para o debate em torno do dilema que enfrentariam hoje as universidades estatais públicas, tanto nos países centrais como nos da periferia e semiperiferia, isto é, diante dos constrangimentos econômico-financeiros e da nova concepção de economia, de Estado e de direitos ou serviços públicos, verem-se identificadas como bem público ou privado/mercantil. Visa-se a mostrar que é a multissecular identidade universitária que está em jogo. Para tanto, partindo de fenômenos bastante universais como os da extraordinária expansão do setor privado, em especial privado/mercantil, da redução dos investimentos estatais nas universidades públicas e do trânsito da autonomia para a heteronomia universitária, problematizam-se o tema do conhecimento - provido pelo ensino superior - como bem público ou bem privado, as principais teses envolvidas nesta questão e suas decorrências para a identidade universitária. O material empírico do estudo constitui-se de alguns documentos do Banco Mundial, da OMC e da UNESCO, assim como de dados sobre financiamento e expansão da educação superior no Brasil, entre outros. À guisa de conclusão, e de modo sucinto, são examinados alguns novos ou renovados traços e marcas da universidade de "modelo anglo-saxão", modelo que parece tornar-se hegemônico em países do Norte e do Sul.

    Resumo em Inglês:

    With this article we intend to contribute to the debate on the dilemma the state public universities would face nowadays, both in the central countries and in those countries of the periphery and semi-periphery, that is, before the economic-financial constraints and the new conception of the economy of state and rights or public services. The state public univerties see themselves identified with knowledge as public good or private/mercantile. We aim to show that the identity of the classical university is at stake. For this purpose, considering the very universal phenomenon like the extraordinary expansion of the private sector, specially the private/mercantile, the reduction of the state investments in the public universities, and the transit from the autonomic to the heteronomic university the theme of knowledge problematizes - due to the higher education - as a public or private good, the main theses involved in this question, and their consequences to the university identity. The empirical material of the study is constituted by some documents from the World Bank, WTO (World Trade Organization) and UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), as well as data about financing and expansion of the higher education in Brazil, among others. By way of conclusion and in a succinct way, some new or renewed feature and marks of the Anglo-Saxon model, model that seem to be hegemonic in countries from North and South, are examined.
  • Compromisso político e competência técnica: 20 anos depois Debates

    Nosella, Paolo

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma releitura do debate ocorrido na década de 1980 a respeito da relação entre o compromisso político e a competência técnica do educador. Pontua que as idéias mais emancipadas (como as propaladas pelos textos de Antônio Gramsci) fizeram com que o pensamento pedagógico assumisse no Brasil sua dimensão de engajamento político, contribuindo, inclusive, para as vitórias eleitorais do Partido dos Trabalhadores. Entretanto, se naquela época certo "modismo gramsciniano" foi referência e sinônimo de idéias mais emancipadas e arejadas, hoje, diante da realidade política, complexa e multifacetada, torna-se necessário aprofundar a leitura dos textos desse autor. Uma difusa ideologia de "esquerda" não é mais referência suficiente para o engajamento político. Por isso, o artigo busca compreender a nova forma de compromisso político que o educador e o intelectual em geral precisam praticar, dizendo, por exemplo, que é preciso resgatar o valor da dúvida como método; compreender o processo de amadurecimento da cultura democrática; voltar a refletir sobre o próprio conceito de política "desinteressada" e reafirmar que todo ato pedagógico em si já possui uma implícita dimensão ético-política, questionando, assim, a vinculação burocrática com os partidos.

    Resumo em Inglês:

    This article re-reads the debate occurred in the 80's regarding the relation among the educator's political engagement and his technical competence. It points out that the most emancipated ideas (as those divulged in Antonio Gramsci's texts) took the Brazilian pedagogical ideas into its dimension of political engagement, contributing inclusive, to electoral victory of the Laborer's Part. However, if at that time a certain "gramscian trendy" movement was reference and synonym to the most emancipated and free ideas; today considering the complex and multifaceted political reality it is necessary to deepen the reading of this author's ideas. A diffuse ideology of the "left wing" is no more a sufficient reference to the political engagement. For this reason this article tries to understand the new form of political engagement that the educator and the intellectual in general need to practice, saying for example that it is necessary to redeem the value of the doubt as a method; to understand the process of maturation of the democratic culture; to think again on the real process of "uninterested" politic and reaffirm that all pedagogical act in itself has already an implicit ethic political dimension, questioning thus, the bureaucratic linking with the parties.
  • O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível? Debates

    Tumolo, Paulo Sergio

    Resumo em Português:

    À luz da contribuição teórica de Marx, sobretudo em O capital, o texto discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e busca demonstrar que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição do próprio homem, no capitalismo a construção do ser humano, por intermédio do trabalho, dá-se pela sua destruição, sua emancipação efetiva-se pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito realiza-se pela negação dessa mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora.

    Resumo em Inglês:

    Based on the theoretical contribution by Marx, particularly in The Capital, the text discusses the meaning of three founding categories of labour - concrete useful labour, abstract human labour and productive labour - as well as the contradictory relation that occurs among them, and shows that if the labour, in a generic social way, is the determining element for the constitution of the very human nature, in the capitalism the constitution of human being, by means of labour, occurs through his own destruction. His emancipation, his degradation, the affirmation of his human being condition happens through the negation of this condition; his humanization occurs by the production of his reification. Ultimately, it concerns the constitution of the fetichism of the capital - the capital that becomes subject of human condition reifying the social relations and the social human being. Due to the array of arguments presented, the text questions the labour as an educative principle as a proposal for a politic-educational principle that has an emancipating perspective.
  • Formação operária: arte de ligar política e cultura Debates

    Paranhos, Kátia Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este artigo constitui uma tentativa de resgate e reconstrução das propostas e iniciativas de formação sindical e/ou operária promovidas por diferentes entidades de trabalhadores. Neste sentido, desenvolve um balanço histórico que busca mostrar que as práticas de formação não representam uma novidade, fazendo parte da história dos trabalhadores e de suas organizações. O texto é orientado numa perspectiva de análise que procura realçar a importância das atividades de formação na experiência do movimento operário nos séculos passados e no momento atual.

    Resumo em Inglês:

    This article constitutes an attempt to redeem and reconstruct the proposals and initiatives of trade union worker's and/or worker's training promoted by different worker's organizations. In this way it develops a historical oscillation that wants to show that the practices on formation do not represent a novelty, but are part of the workers history and their organizations. The text is oriented in an analytical perspective whose aim is to highlight the importance of the educational activities based on the worker's experience during the movement of the past centuries and at the current moment.
  • O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno Análise Das Práticas Pedagógicas

    Villas Boas, Benigna Maria de Freitas

    Resumo em Português:

    Apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the results of a research conducted in the Pedagogy Course offered by the College of Education of the University of Brasília to in-service teachers who work in public elementary schools with grades one through four. The student-teachers are assessed by means of portfolios for evaluation procedure. The issues discussed are: a) the mediators' perceptions on student-teachers' reactions to the use of portfolios; b) the student-teacher's perceptions on the portfolio construction. It was noticed that: the use of the portfolio as an assessment procedure was previously unknown to the whole group; initially, there was resistance of some student-teachers regarding the portfolio construction, but as the process developed, the confidence not only of the mediators but also of the student-teachers increased; the portfolio became the organizer axle of the pedagogic course activities. In conclusion, for the portfolio to be part of the committed assessment process of student- teachers' learning and to be supported in construction, reflection, creativity, partnership, self-assessment and autonomy, it must be included in the pedagogical work that considers these same principles.
  • O pensamento de Foucault e suas contribuições para a educação Imagens & Palavras

    Moreira, Antonio Flavio Barbosa
  • Currículo: pensar, sentir e diferir Imagens & Palavras

    Garcia, Pedro Benjamin
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br