Educação & Sociedade, Volume: 27, Issue: 97, Published: 2006
  • EDITORIAL Editorial

  • Educational action in the social construction of school excellence Artigos

    Vasconcellos, Maria Drosila

    Abstract in Portuguese:

    Ao analisar as práticas pedagógicas, este artigo objetiva demonstrar as transformações do sistema educativo no ensino secundário na França. O estudo da ação pedagógica desenvolvida nos lycées (privados e públicos) da cidade de Lille mostra que estes são bem cotados tanto pelos resultados de seus alunos no baccalauréat como por sua disposição a preparar os melhores de seus alunos para as "grandes écoles".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Estas últimas ocupam um lugar privilegiado no Sistema de Ensino Superior francês por prepararem as elites dirigentes dos setores público e privado. Esta investigação revela as diferenças que se forjam no próprio âmago das salas de aula de acordo com o tipo de pedagogia usado pelos docentes em função de seus juízos ou apreciações quanto ao devir dos alunos. Embora os conteúdos ministrados sejam os mesmos para todos os alunos, as modalidades de transmissão dos saberes disciplinares diferem, de modo que alguns adquirem conhecimentos de maneira "racional" ao passo que outros os recebem por meio de "experimentações" pedagógicas que não lhes permitem apreender a lógica ou os princípios da disciplina.

    Abstract in English:

    Through an analysis of the pedagogic practices, this paper aims at demonstrating the changes in the educational system in the French secondary education. Exploring the educational action developed in (private and public) secondary schools of the city of Lille (northern France) reveals that these are highly rated both because of the results of their pupils at the baccalauréat (final examination) and their tendency to prepare their best pupils for the "high schools". Since they prepare the leading elites of the public and private sector, these hold a significant place in the French higher education system. This investigation highlights the differences that arise within the classes as a function of the kind of pedagogy used by teachers according to their judgments or appreciations on the future of their pupils. Although the contents are the same for all pupils, their transmission modalities differ and some succeed in acquiring knowledge in a "rational" way while others receive it through educational "experiments" that do not allow them to perceive the discipline logic or principles.
  • Care as a regulating concept of a new relationship between philosophy and pedagogy Artigos

    Dalbosco, Cláudio Almir

    Abstract in Portuguese:

    O artigo reconstrói brevemente, em sua primeira parte, a situação de dependência histórica da pedagogia, primeiro em relação à filosofia e, depois, às ciências, para mostrar que um dos resultados de tal dependência é a incorporação, no universo do discurso pedagógico, daquela mesma tendência, presente de modo geral tanto no discurso filosófico como científico, de objetificação do ser humano por meio de sua epistemologização ou eticização. Na segunda parte, recorre ao pensamento heideggeriana de Ser e Tempo e sua crítica à metafísica clássica e à ciência moderna, com o intuito de abalizar um arsenal conceitual produtivo à pedagogia, para que ela possa repensar-se a si mesma. Em que pese todas as dificuldades teóricas intrínsecas ao projeto de extrair desdobramentos pedagógicos desta obra, o conceito de cuidado (Sorge) como tríplice dimensão articulada estruturalmente constitui o fio condutor deste arsenal.

    Abstract in English:

    The first part of this paper briefly rebuilds the situation of historical dependency of pedagogy: first on philosophy and later on science. It thus shows that one of the results of such a dependency has been to incorporate in the pedagogical speech universe the same trend, generally present in both the philosophical and the scientific speech, that objectivizes the human beings through their epistemologization or ethicization. Its second part resorts to Heidegger's thought in Being and Time and his criticism of classical metaphysics and modern science in order to establish a productive conceptual arsenal for pedagogy so that it may rethink itself. In spite of all the theoretical hardships intrinsic to the project of extracting pedagogical deployments from this work, the concept of care (Sorge) as a structurally articulated threefold dimension composes the leading thread of this arsenal.
  • The centrality of the social movements in the articulation between State and society in the XIXth-XXth century Brazil Artigos

    Bem, Arim Soares do

    Abstract in Portuguese:

    O texto aborda a relação dialética entre os movimentos sociais, o Estado e a sociedade brasileira nos séculos XIX e XX. A perspectiva central da abordagem identifica os movimentos sociais como "tradutores" dos complexos mecanismos de desenvolvimento da sociedade brasileira, revelando as áreas de carência estrutural, os focos de insatisfação, os desejos coletivos e permitindo a realização de uma verdadeira topografia das relações sociais do período analisado. Demonstra-se que os movimentos sociais não constituem fenômenos periféricos - como pressuposto nas representações hegemônicas -, mas são chaves explicativas para a compreensão e interpretação de cada período histórico da sociedade brasileira. O texto reconstrói a articulação entre forma e conteúdo dos movimentos sociais em sua relação com os determinantes históricos e discute as mudanças dos paradigmas teóricos nas décadas de 70, 80 e 90 do século XX.

    Abstract in English:

    This text explores the dialectical relationship between the social movements, the State and the Brazilian society in the XIXth-XXth centuries. Its approach identifies the social movements as "translators" of the complex developing mechanisms of the Brazilian society. This reveals areas of structural deficiencies, centers of dissatisfaction, and collective desires, and allows mapping the topography of the social relations during this period. It also shows that far from peripheral movements - as they are hegemonically represented -, the social movements are actually explanatory keys to understand and interpret each historical period of the Brazilian society. The paper then rebuilds the articulation between form and content of the social movements in their relation to the historical determinants and discusses the theoretical paradigm shifts in the 1970s, 80s and 90s.
  • The military regime and teacher's proletarianization Artigos

    Ferreira Jr., Amarilio; Bittar, Marisa

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo aborda as transformações ocorridas no magistério durante o regime militar (1964-1985), mostrando que a sua origem deixou de ser exclusivamente as classes médias urbanas e frações das elites, passando a constituir-se também das camadas populares. Ocorreu, assim, um processo de mobilidade tanto ascendente quanto descendente, pois os que tinham origem nos "de cima" se proletarizaram enquanto os de origem popular ascenderam a uma profissão da classe média. A nova categoria, formada por essas duas frações, foi submetida a condições de vida e de trabalho determinadas pelo arrocho salarial. Analisamos este fenômeno tomando por base a Confederação dos Professores Primários do Brasil, que, por força das reformas educacionais da ditadura, cresceu numericamente e se transformou na Confederação dos Professores do Brasil. A profissão, em decorrência dessa rápida e profunda transformação, passou a sofrer uma crise de identidade - a meio caminho da proletarização e do exercício intelectual.

    Abstract in English:

    This paper explores the transformation sUFFered by the teacher category during the military regime (1964-1985). It shows that teachers did not originate exclusively from the urban middle classes and fractions of the economical elite, but also from popular classes. An ascendant and descendant social mobilization process thus took place: those who originated from "upper" classes became proletarianized, while those from popular origin rose to a middle class profession. This new category, made up by these two sections, was submitted to standards of life and work determined by salary tightening. The analysis of this phenomenon is here carried out taking as a starting point the Confederation of Brazilian Primary Teachers, which, due to the dictatorship's educational reforms, grew numerically and transformed itself into the Confederation of Brazilian Teachers. Owing to this quick and profound transformation, the profession sUFFered, from then on, an identity crisis - moving towards the proletarianization of intellectual practice.
  • A social-cognitive view of assessment in school texts Artigos

    Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela

    Abstract in Portuguese:

    Na década de 1980, o educador Percival Brito, discutindo aspectos problemáticos das redações dos alunos nas aulas de língua portuguesa, afirmou que, na relação professor-aluno em sala de aula, a escola se personifica na figura do professor, o que causaria uma despersonalização de ambas as partes. Neste artigo, dedicamo-nos a ampliar o escopo de validação da tese de Brito por meio da sua inserção num arcabouço sociocognitivo de reflexão sobre a linguagem, que define a relação descrita acima como uma mesclagem conceptual. Para tanto, sumarizamos os pressupostos sociocognitivos fundamentais para nosso estudo e descrevemos a mesclagem conceptual existente no fenômeno em questão. Em um estudo de caso, verificamos como a presença da instituição escolar na relação professor-aluno pode definir critérios de "certo-errado" para tarefas escolares.

    Abstract in English:

    In the eighties, while discussing problematic aspects of students' texts in Portuguese language classes, educator Percival Brito claimed that, in the student-teacher relationship in the classroom, school is personified in the teacher's figure, which would cause a dispersonification of both parts. This paper amplifies the validation scope of this idea by inserting it in a social-cognitive framework about language, which defines the relationship depicted above as a conceptual blending. It thus summarizes the social-cognitive presuppositions basic to our study and describes the conceptual blending in the phenomenon at issue. In a case study, we verify how the presence of the school institution in the teacher-student relationship can define "right-wrong" judgments for school tasks.
  • Galperin: pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actions Artigos

    Rezende, Alexandre; Valdes, Hiram

    Abstract in Portuguese:

    Estudo teórico que se dedica à análise das implicações pedagógicas da teoria de Galperin sobre a Formação das Ações Mentais por Estágios, discorrendo sobre a utilização de ferramentas cognitivas como recursos auxiliares para o pensamento e a promoção da aprendizagem. Galperin critica os modelos de ensino adotados pela escola, apresentando como alternativa o modelo formativo-conceitual, que preconiza o aprender por meio da prática, não só a fazer, mas a compreender e depois a explicar como e porque age desta ou daquela maneira diante de determinada situação-problema. O objetivo é ensinar a aplicar um esquema de referências conceituais (dicas) dirigidas para a aquisição de um método global de análise do conteúdo a ser aprendido (identificação dos invariantes). O aprendiz deve descobrir a melhor maneira de conjugar, ao mesmo tempo, todas as características da ação (orientação, execução, problema e contexto), tomando a decisão sobre como agir para resolver o problema.

    Abstract in English:

    This paper is a theoretical study on the analysis of the pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actions, proposed by Galperin. It discusses the use of cognitive tools as auxiliary resources to think and promote learning. Galperin criticizes the teaching models adopted by school and, as an alternative, he proposes the conceptual-formative model that preconizes learning through practice, not only by acting but also by understanding and then explaining why and how one acts in this or that way when faced with a certain problematic situation. The objective is to teach how to apply a scheme of conceptual references (hints) directed to the acquisition of a global method to analyze the content to be learned (basic unit). Learners must find a better way to combine all the characteristics of the action (orientation, execution, problem and context) at the same time, and make their decision about how to act to solve a problem.
  • Religious education in public schools: apropos of an international conference Revisão & Síntese

    Cunha, Luiz Antônio

    Abstract in Portuguese:

    O status do ensino religioso nas escolas públicas em cinco países é apresentado neste artigo, que é resultado da participação do autor em seminário da Association Francophone d'Education Comparée, em Sèvres (França), em outubro de 2005. Com base nos textos apresentados e na bibliografia dos conferencistas principais, a diversidade da situação internacional é apresentada e nela se verificam surpreendentes contrastes e semelhanças.

    Abstract in English:

    This paper presents the situation of religious education in public schools in five countries. It derives from the author's participation in a conference promoted by the Association Francophone d'Education Comparée (Sèvres, France, October 2005). Drawing on the lectures delivered at the conference and on keynote speakers' bibliographies, it offers an overview of the international situation of the subject and discusses some unexpected similarities and contrasts.
  • Discipline, infantilization and parent's resistance: the disciplinary logic of "occurrence books" Análise das Práticas Pedagógicas

    Ratto, Ana Lúcia Silva

    Abstract in Portuguese:

    Este texto se debruça sobre as narrativas existentes em livros de ocorrência recentes de uma escola pública, a fim de enfocar especialmente as relações estabelecidas entre as autoridades escolares e os pais no campo disciplinar. Tais livros registram os comportamentos infantis considerados indisciplinados, objetivando com isso corrigi-los. A escola, ao acionar os responsáveis pelas crianças, não apenas cobra que eles garantam o tipo de controle exigido, mas também (e especialmente) os insere na lógica disciplinar dos livros de ocorrência. Ainda que as crianças sejam os principais alvos de disciplinamento, todos, em alguma medida, conforme cada tipo de situação ou de correlação de forças, estão inseridos em cenários de infantilização, em cenários de vigilância, exame e normalização, tornando-se permanentemente culpáveis e puníveis.

    Abstract in English:

    This text deals with the narratives existing in the recent "occurrence books" of a public school to focus especially on the relations between school authorities and parents in the field of discipline. Such books record children's behaviors that are considered undisciplined, in order to correct them. By bringing in the children's parents or caregivers, this school not only requires them to guarantee the kind of control demanded, but also (and especially) inserts them in the disciplinary logic of "occurrence books". Although children are the main targets of discipline, everybody, to some extent, according to each situation or correlation of forces, is inserted in scenarios of infantilization or surveillance, examination and normalization and becomes permanently culpable and punishable.
  • Social representations of music: allies or limits for the development of music education? Análise das Práticas Pedagógicas

    Duarte, Mônica de Almeida; Mazzotti, Tarso Bonilha

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho tem como objetivo abordar os fenômenos perceptivos presentes nos processos de negociação de significados de música. Esses processos de negociação são mediados por processos simbólicos e representacionais, tal como apresenta Moscovici na teoria das representações sociais. Nesta perspectiva, afirmamos que as diversas práticas pedagógicas em música são produtos de representações sociais de música e podem aproximar ou mesmo afastar professores e alunos.

    Abstract in English:

    The present work aims at tackling the perceptive phenomenon present in the negotiation processes of the meaning of music. Such negotiation processes are mediated by symbolic and representational processes, as Moscovici presented them in his social representation theory. In this perspective, music education practices are products of the social representations of music and can approximate or separate teachers and students.
  • Research and education: rethinking the position and function of teaching practices Formação de Profissionais da Educação

    Lenoir, Yves

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo trata das relações entre pesquisa, prática e formação de professores. Após recapitular as críticas sofridas pela pesquisa em educação, o texto sublinha a especificidade da pesquisa científica, suas características, seus componentes estruturais e suas funções como processo de objetivação cognitiva. A distinção entre métodos e metodologia é abordada em seguida, colocando em evidência a necessidade de recorrer aos métodos mistos para analisar as práticas docentes e para considerar o processo científico a partir de uma estruturação quadripolar. Finalmente, as relações entre pesquisa e prática são consideradas em razão da formação docente.

    Abstract in English:

    The present paper deals with the links between research, education and practice. After having reminded the criticism to which research in education has been subjected, it points out the specificity of scientific research, its characteristics, its structural components and its functions as a cognitive objectivation process. The issue of distinguishing between methods and methodology is then examined, so as to enhance the need to resort to combined methods to analyse the teaching practices, and to stress the necessity of considering the scientific approach from a four-pole-structure. Finally, the relationships between research and practices are explored in regard to teacher education.
  • Textual linguistic in teacher training Formação de Profissionais da Educação

    Santos, Cosme Batista dos

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo focaliza a reformulação de conceitos da lingüística textual (LT) por professores de língua materna no semi-árido baiano. Especificamente, focaliza as estratégias de reformulação dos conceitos da LT de um texto de divulgação científica, considerado como texto formador, (i) para o discurso oral do professor formador em sala de aula e (ii) para os comentários de duas alfabetizadoras em formação sobre a escrita de seus alunos na escola. Nos discursos do professor formador, observamos que as reformulações realizadas são de natureza explicativa ou didática, objetivando a aprendizagem do conceito. Nos comentários das alfabetizadoras, por outro lado, os conceitos são reformulados com apoio nas categorias da linguagem ordinária, sem incorrer em contradição ou redução dos conceitos básicos. Nesse caso, predomina a reformulação apropriativa, já que os conceitos da ciência são reformulados ao modo dos usuários.

    Abstract in English:

    This paper focuses on the construction of the concept of Textual Linguistic (TL) by mother tongue teachers in the semi-arid region of Bahia. It specifically concentrates on the reformulation strategies of concepts from a scientific text for general public, considered as the base text, in 1) the oral discourse of the teacher trainer in the classroom and 2) the comments made by two training teachers about their students' written texts. In the teacher trainer's discourse, reformulations have an explicative or didactic nature aimed at learning. In the oral comments of the training teachers, concepts are reformulated with the help of terms typically used in the ordinary language, without risks of contradictions or reduction of the basic concepts. Reformulations thus have an appropriative nature since the scientific concepts are reformulated according to the users' way
  • Curriculum guidelines for pedagogy course in Brazil: the administration of the education as source of training Debate

    Ferreira, Naura Syria Carapeto

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia exaradas pelo Conselho Nacional de Educação. Discute algumas questões de princípio e de concepção sobre as políticas de formação de profissionais da educação nas diretrizes e a gestão da educação que se constitui o gérmen de sua formação. Toma-se como referência a tese de que a relevante e inquestionável importância da formação do profissional da educação se situa na responsabilidade e no compromisso da formação para a cidadania, como reza a Constituição da República Federativa do Brasil e a Carta Magna da Educação Brasileira. É este o compromisso da gestão da educação exercida pelo professor se fazendo em ação na sala de aula, por conter "em gérmen" o espírito e o conteúdo do projeto político e pedagógico que expressa os compromissos e o norte da escola por meio da gestão do ensino, da gestão da classe, da gestão das relações, da gestão do processo de aquisição do conhecimento, enfim, da gestão da formação para a cidadania. Tal concepção perpassa, de forma implícita e explícita, todo o texto das diretrizes.

    Abstract in English:

    This article analyzes the Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course, which were developed by the National Council of Education. It discusses some conception and principle issues on the strategies of the training of education professionals according to these Guidelines and the administration of education that is the source of such training. Its reference is the theory according to which the relevant and unquestionable importance of the training of education professionals is placed under the responsibility and commitment of citizenship training, as stated in the Constitution of the Federal Republic of Brazil and in the Charter of Brazilian Education. This is the commitment of the education administration exercised by the teacher acting in classrooms. It contains the spirit and the contents of the pedagogic political project that expresses the commitments and direction of school through the administration of teaching, of classrooms, of relationships, of the process of knowledge acquisition, that is, the administration of citizenship training. Such conception is implicitly and explicitly present in the whole text of the Guidelines.
  • Pronunciamento conjunto das entidades da área da educação em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia Jornal da Educação

  • Invisível e não enunciável: cinema brasileiro e amnésia de identidades Imagens & Palavras

    Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
  • A educação para além do capital Imagens & Palavras

    Oliveira, Dalila Andrade
  • Avaliação de aprendizagem em educação online Imagens & Palavras

    Vosgerau, Dilmeire Sant'Anna Ramos
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br