Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Sociedade, Volume: 28, Número: 98, Publicado: 2007
  • Documento sem título Editorial

  • Apresentação: a invenção cotidiana da pesquisa e de seus métodos Dossiê: "cotidiano Escolar"

    Oliveira, Inês Barbosa de; Sgarbi, Paulo
  • Cotidiano e reflexividade Dossiê: "cotidiano Escolar"

    Pais, José Machado

    Resumo em Português:

    Tomando-se o cotidiano como alavanca metodológica do conhecimento, analisam-se as tensões resultantes do embate entre diferentes tipos de reflexividade. Nomeadamente, quando a reflexividade impositiva (orientada pelo passado) se confronta com a reflexividade transformadora (orientada para o futuro) geram-se situações dilemáticas que fazem com que o cotidiano se assuma cada vez mais como um terreno de negociações, resistências, inovações e, consequentemente, de dilemas. Dilemas banais do cotidiano são analisados como o uso da gravata, os comportamentos sexuais ou as condutas nas filas de trânsito. As conclusões sugerem que a modernidade não deve ser apenas entendida como um empolamento de opções; que a subjectivação não se opõe à socialização; e que a individualização pode gerar uma falsa consciência de libertação.

    Resumo em Inglês:

    Taking the quotidian as the methodological leverage of knowledge, we analyze the tensions resulting from the collision between different types of thinking. Namely, the opposition between imposing reflection (oriented towards the past) and transforming reflection (oriented towards the future) create dilemmatic situations, which lead the quotidian to be increasingly assumed as a field of negotiations, resistance, innovation and, consequently, dilemmas. Trivial quotidian dilemmas are analyzed, as using a tie, sexual behaviors or conducts in traffic jams. Our conclusion suggests that modernity should not only be understood as a blistering of options, that the subjectivation process is not opposed to socialization, and that individualization can generate a false awareness of liberation.
  • Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo Dossiê: "cotidiano Escolar"

    Oliveira, Inês Barbosa de

    Resumo em Português:

    O texto expressa uma tentativa de compreensão dos processos cotidianos de aprendizagens produzidos pelos diferentes modos de inserção dos sujeitos nos diversos espaços-tempos de interação social (Santos, 1995 e 2000), com o intuito de ampliar o entendimento a respeito dos modos e critérios de compreensão do mundo tecidos por meio dessas inserções. Traz a noção de que há, em cada um de nós, uma cegueira epistemológica, oriunda da parcialidade de nossa visão desenvolvida no seio de uma cultura, também sempre parcial (Santos, 2003), e de experiências singulares. Busca esclarecer alguns elementos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, considerando-a mais adequada do que outras formas mais clássicas de pesquisar para a apreensão das lógicas próprias aos fazeres cotidianos nas/das escolas e o entendimento das criações presentes nesses espaços, vinculadas a possibilidades, interesses, valores, fazeres e saberes dos sujeitos que delas participam.

    Resumo em Inglês:

    This text attempts to comprehend the daily processes of learning produced by different modes of insertion of the subjects in the various spaces-times of social interaction (Santos, 1995 and 2000) to broaden the understanding of the modes and criteria of comprehension of the world built through such insertions. It brings forth the notion that, due to our vision developed within a culture, which is always partial (Santos, 2003), and to unique experiences, each one of us suffers from some epistemological blindness. It strives to shed light on some elements related to the development of research in/from/with daily experiences, considered more adequate than other, more classical forms of research that try to apprehend the logics of the quotidian at schools and to understand the creations present in these spaces, linked to the possibilities, interests, values, activities and knowledge of the subjects taking part in them.
  • Pesquisa com o cotidiano Dossiê: "cotidiano Escolar"

    Ferraço, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Este texto trata do tema da pesquisa "com" o cotidiano. O interesse é provocar uma permanente abertura para a reflexão e o debate sobre o cotidiano e a pesquisa com o cotidiano, e não fechar a questão com uma proposta sistemática. Vale-se dos estudos desenvolvidos em escolas públicas do Estado do Espírito Santo no período de 1999 a 2004, cujo principal objetivo foi desencadear, entre os praticantes do cotidiano escolar, práticas de intervenção nos "currículos" e na "formação continuada", assumidos como processos complexos que se interpenetram em meio às redes de saberesfazeres tecidas e partilhadas pelos sujeitos das escolas. Podemos inferir, a partir das pistas encontradas, que o cotidiano exige dos pesquisadores em educação outras possibilidades teórico-metodológicas, diferentes daquelas herdadas da modernidade, para superar o aprisionamento do cotidiano em categorias prévias e assegurar a impossibilidade de usarmos o singular para tratar da diversidade que se manifesta na vida.

    Resumo em Inglês:

    This text explores the research "with" the quotidian. It aims to provoke a permanent opening to reflection and debate about the quotidian and the research with the quotidian, instead of closing the subject with a systematic proposal. It uses the studies developed in public schools from the State of Espírito Santo between 1999 and 2004. Their main objective was to provoke, in the school quotidian practitioners, intervention practices on the curriculum and continued formation, assumed as complex processes that interpenetrate the knowledge-doing networks woven and shared by the school subjects. Based on the evidences found, we can infer that the quotidian requires that education researchers bring forth theoretical-methodological possibilities different from those inherited from modernity to overcome the intention to lock the quotidian in pre-established categories and guarantee the impossibility of using the singular to deal with the diversity that manifests itself in life.
  • Pesquisar o cotidiano é criar metodologias Dossiê: "cotidiano Escolar"

    Victorio Filho, Aldo

    Resumo em Português:

    O texto busca evidenciar a desafiadora e promissora complexidade da pesquisa no/do cotidiano, destacando e problematizando o seu enfrentamento metodológico exemplificado pela experiência de pesquisa que o subsidiou, no cenário de um cotidiano escolar que guarda intenso, inevitável e inegável envolvimento com seu pesquisador. A pesquisa desafia o autor a refletir sobre o que o faz sentir o que sente quando sente o que sente e a questionar as ações e os percursos que cria ou escolhe para elucidar o que elegeu conhecer, atento, contudo, ao fato de que essa reflexão não o livra de inéditos desafios. Considera imprescindível a criação de novos métodos de ação, pois para apreender o que oferece o espaço/tempo cotidiano, de suspeição permanente da perenidade das certezas, não há refúgio metodológico apriorístico que separe os que vêem daquilo ou daqueles que são vistos. Portanto, esse enfrentamento exige a criação da amálgama da perspectiva científica com a percepção sensível comum à poesia.

    Resumo em Inglês:

    This text seeks to evidence the challenging and promising complexity of research in/of the quotidian. It highlights and problematizes its methodological approach exemplified by the research experience that grounds it, in the scenario of a school quotidian that is intensely, inevitably and undeniably involved with its researcher. This research leads the author to reflect about what makes him feel what he feels when he feels it and to question the actions and paths he creates or chooses to elucidate what he has elected to know. He is nevertheless aware that this reflection does not prevent him from experiencing new challenges. He feels creating new action methods is absolutely necessary since when learning what is offered by the space/time of the quotidian, permanently suspicious of the perennial aspect of certainties, no aprioristic methodological refuge sets aside observers from those who are seen. Therefore, such an approach requires that we blend the scientific perspective and the sensitive, usually poetic perception.
  • Imagens e narrativas nos/dos murais: dialogando com os sujeitos da escola Dossiê: "cotidiano Escolar"

    Macedo, Regina Coeli Moura de

    Resumo em Português:

    Percorrendo os espaços da escola, percebemos o fluxo contínuo de imagens que se formam em nosso pensamento, como objeto da nossa imaginação, indissociadas daquelas que vemos materializadas em desenhos, fotografias, gráficos, mapas e textos expostos nos murais a comunicar sentimentos, pensamentos e experiências vividas pelos sujeitos das salas de aula. São inúmeras as possibilidades que temos de criar histórias cujas personagens são esses mesmos sujeitos em suas relações com tudo o que constitui essas salas de aula, inclusive o que está além do limite de suas paredes. Neste texto, percorremos esses espaços/tempos buscando captar imagens que contam um pouco do que são e como se constituem, considerando que as imagens nos informam, formam e muito podem dizer sobre os sujeitos das salas de aula e o que criam no cotidiano. Mesclando imagens e imaginário, são criadas e contadas histórias envolvendo seus sujeitos, percebendo esses espaços. Essas histórias são também histórias sobre nós mesmos.

    Resumo em Inglês:

    Strolling through school spaces, we sense the continuous stream of images formed in our thought, like objects from our imagination, indissociate from those we see materialized in drawings, photographs, graphs, maps and texts exposed on a bulletin board, which communicate feelings, thoughts and experiences lived by classroom subjects. We have numberless possibilities to create stories whose characters are these very subjects in their relations with everything that forms those classrooms, including what is outside their walls. In this text, we get trough those spaces/times trying to capture images that tell us a little about them and how they constitute themselves. The images are considered as sources able to inform, form and tell us things about the classroom subjects and their creations in the quotidian of schools. Mixing images and imaginary, stories of these subjects sensing those spaces, stories are created and told. Such stories are also about ourselves.
  • Em busca das escolas na escola: por uma epistemologia das "balas sem papel" Dossiê: "cotidiano Escolar"

    Garcia, Alexandra

    Resumo em Português:

    O texto discute a produção de conhecimento no paradigma científico moderno a fim de ponderar sobre seus limites para acessar as nuances do cotidiano. Entende que, no rastro do cientificismo moderno seguido pelas ciências sociais, resignamo-nos e naturalizamos a prática de conhecer satisfazendo-nos e crendo em rótulos, embalagens que pretendem acessar e explicar o viver humano ordinário. Procura evidenciar a pertinência das opções que levam à proposição da pesquisa nos/dos/com os cotidianos como caminho, não como paradigma, para se compreender e valorizar os saberesfazeres das práticas cotidianas, não decifráveis por ângulos ou enquadramentos discursivos formais. Narrar experiências não é superestimar o que, pelo improvável aspecto "positivo", pareça-nos uma "ode ao desvio-padrão". Assumir os riscos de trazê-las implica acreditar que o ato de desestabilizar as concepções dominantes sobre a escola contribui para a pensarmos sem "pré-conceitos", longe das impossibilidades e da beira do abismo.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the knowledge production in the modern scientific paradigm to ponder over its limits and to access nuances of the quotidian. It assumes that, in the wake of the modern scientific approach followed by the social sciences, we resign and understand as natural the practice of experience satisfying ourselves and believe in labels and packages that intent to access and explain the ordinary human living. It tries to evidence the importance of options leading to propose research in/of/with the quotidian, like a way, rather than a paradigm, to understand and value the knowledgedoings of the everyday practices, that cannot be deciphered by some angles and framing of the formal discourse. Telling experiences is not overestimating the things that, by the improbable positivist aspect, would look as an "ode to standard deviation". Assuming the risks of bringing them implies believing that the act of destabilizing the dominant conceptions on school will contribute to thinking without prejudice, far from the impossibilities and the edge of the abyss.
  • Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais Artigos

    Torres, Leonor Lima

    Resumo em Português:

    Inscrita numa matriz teórica multirreferencial, a problemática da cultura organizacional tem sido objecto de múltiplos desenvolvimentos conceptuais e diversificadas apropriações políticas e ideológicas. No campo da educação e no contexto mais específico das organizações escolares, as abordagens culturais e simbólicas sofreram algumas inflexões teóricas apenas compreensíveis quando contextualizadas no quadro mais global das políticas internacionais de cariz neoliberal e neoconservador. Neste trabalho, procura-se reflectir criticamente sobre a forma como a problemática da cultura organizacional em contexto escolar passa a ser (re)perspectivada numa altura em que se expandem alguns objectivos e valores políticos associados às ideologias da modernização e da racionalização. Num segundo momento, tomando como ponto de partida a análise de um vasto número de investigações integradas em quatro bases de dados electrónicas de âmbito internacional, debatemos as principais tendências teóricas, conceptuais e metodológicas deste campo de estudo, fazendo sobressair o lugar e o estatuto da escola enquanto contexto privilegiado de investigação, designadamente nos domínios crítico-reflexivos.

    Resumo em Inglês:

    Within a multi-referential theoretical framework, the issue of organizational culture has been a subject for multiple conceptual developments and different ideological and political appropriations. In the field of education and in the specific context of school organizations, the cultural and symbolic approaches were subjected to some theoretical inflections. These can only be understood in the global framework of international policies of neoliberal and neoconservative nature. First, this paper critically discusses how the issue of organizational culture in school context was put in perspectives at a time when some political-ideological objectives and values were associated to modernization and rationalization ideologies. Based on the analysis of a great number of researches included in four electronic databases with an international scope, it then discusses the main theoretical, conceptual and methodological trends of this field of study, stressing the place and statute of school as a privileged research context, namely in the reflexive and critical domain.
  • Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada Artigos

    Mourão, Lucia C.; Martins, Rita de Cássia B.; Vieira, Carla Maria; Rossin, Elizabeth; L'Abbate, Solange

    Resumo em Português:

    O texto aborda uma reflexão sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da Educação Universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública - a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) -, e do curso de nutrição de uma universidade particular - a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). À luz de alguns conceitos da análise institucional, analisamos certas semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, nisso considerando também aspectos das nossas trajetórias profissionais. O trabalho foi produzido no âmbito de disciplinas e seminários de análise institucional do curso de pós-graduação em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, ministrados, de 2002 a 2004, sob responsabilidade da última co-autora deste artigo.

    Resumo em Inglês:

    This text discusses some professional practices carried out in the field of higher education in a context of curriculum changes in the medical and nursing courses of a public university (Universidade Federal Fluminense - UFF - in Niterói, RJ, Brazil) and in the nutrition course of a private university (Universidade Metodista - UNIMEP - in Piracicaba, sp, Brazil). Based on concepts from institutional analysis, we investigate similarities and differences between the public and private processes of curriculum reform, as well as aspects of our own professional histories. This paper was produced in the context of disciplines and seminars in institutional analysis for the Graduate Program in Collective Health at the Department of Preventive and Social Medicine of the School of Medical Sciences at UNICAMP, conducted between 2002 and 2004 under the responsibility of the last-mentioned co-author of this article.
  • Ainda é possível falar de escola "à francesa"?Algumas reflexões sobre as políticas educacionais no contexto contemporâneo Artigos

    Robert, André

    Resumo em Português:

    Este artigo estuda como uma organização específica do sistema escolar como a francesa, tomada como exemplo (que deveria ser válido para muitos outros sistemas do mesmo tipo), reage no contexto contemporâneo de pós-modernismo e globalização. A questão central é: está ocorrendo uma dissolução inevitável dos padrões específicos em razão da crise presumida ou existe alguma possibilidade de renascimento sobre uma nova base? Quatro etapas dão ritmo ao texto: a noção de política educacional; a crise da instituição escolar; as "soluções" temporárias; algumas pistas para o futuro.

    Resumo em Inglês:

    This paper explores how a specific organization of the school system, like the French one, taken as an example (supposed to be valid for many other such kinds of systems), reacts in the contemporary context of postmodernism and globalization. The main question is: is there an unavoidable dissolution of the specific patterns due to the alleged crisis of school or is a renaissance on a new basis possible? Four steps give its rhythm to the text: the notion of educational policy; the crisis of school institution; the temporary "solutions"; some tracks for the future.
  • Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar Artigos

    Gelamo, Rodrigo Pelloso

    Resumo em Português:

    O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de filosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.

    Resumo em Inglês:

    This paper is the result of a philosophical thinking about philosophy teaching. The main goal of our research was to understand what philosophers do when their occupation is to teach philosophy. To do so, we used Foucault's thoughts as a theoretic-methodological framework to think the philosophers-teachers of philosophy in their locus - philosophy teaching - as an ontology of the present, and Deleuze and Guattari's thoughts to point out a possible way to understand this teacher's occupation, which, we believe, happens in an artistic, philosophical and scientific manner.
  • Implicações do Programa Dinheiro Direto na Escola para a gestão da escola pública Artigos

    Adrião, Theresa; Peroni, Vera

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta as conseqüências do Programa Dinheiro Direto na Escola para a esfera da gestão das escolas públicas, especialmente aquelas relativas às conexões entre a constituição e gestão da esfera pública e da esfera privada. De certa forma, acreditamos que o PDDE materializa mudanças ocorridas no papel do Estado. Os resultados encontrados, com destaque para aqueles que envolveram a indução à criação de unidades de direito privado para o recebimento e gestão dos recursos descentralizados, organizam-se a efeito deste artigo, tendo em vista três aspectos constitutivos da gestão educacional: a democratização da gestão da escola, a relação público e privado e a relação entre descentralização e centralização.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some implications of the alterations entailed by the implementation of the School Direct Funding Program on public school management. It is the result of an investigation into the consequences of this Program through case studies in five States São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará and Piauí. These were selected to show, albeit relatively, the different situations generated by the implementation of this Program in such diversified educational scenery. Although the induction to create private law entities to receive and manage these decentralized resources is being paid a special attention, these results are organized according to the three aspects that constitute the educational management: the democratization of school management, the relationship between public and private spheres, and the relationship between centralization and decentralization.
  • Entrevista com Willian Corsaro Jornal Da Educação

    Müller, Fernanda
  • Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? Imagens & Palavras

  • Filosofia e educação: de Sócrates a Habermas Imagens & Palavras

    Oliveira, Renato José de
  • Anísio Teixeira na direção do INEP: programa para a reconstrução da nação brasileira (1952-1964) Imagens & Palavras

    Gandini, Raquel
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br