Educação & Sociedade, Volume: 29, Issue: 103, Published: 2008
  • 1968: revolução ainda que inacabada Editorial

  • Apresentação Dossiê: "Experiências educativas e construção de fronteiras sociais"

    Almeida, Ana Maria F.
  • Borders, paths and experiences of rupture Dossiê: "Experiências educativas e construção de fronteiras sociais"

    Labache, Lucette; Saint Martin, Monique de

    Abstract in Portuguese:

    Este texto analisa diferentes trajetórias individuais e familiares marcadas sobretudo por mobilidade social, profissional, geográfica e residencial e por descontinuidades. Membros dos diferentes grupos que constituem a sociedade francesa foram entrevistados por uma equipe de pesquisadores entre 2004 e 2007, com o objetivo de apreender como os indivíduos ou as famílias jogam com as fronteiras sociais e espaciais, deslocando-as, transpondo-as ou construindo-as de forma ativa. Os resultados mostram que as experiências de ruptura de fronteiras específicas, como a do diploma, por exemplo, muito valorizado por certos atores, contribui para desenvolver disposições para ultrapassar as fronteiras sociais ou, pelo menos, para não naturalizá-las tanto, quando não mais, quanto as próprias mobilidades social ou profissional. As fronteiras espaciais (nacionais e de bairro, em particular) são frequentemente evocadas nas entrevistas. O fato de se percebê-las e de se jogar com elas está estreitamente vinculado às experiências, mais especificamente às de deslocamentos e rupturas.

    Abstract in French:

    Différentes trajectoires, individuelles et familiales, plutôt marquées par la mobilité sociale, professionnelle, géographique, résidentielle, et par les discontinuités, sont analysées en s'appuyant sur une enquête par entretiens approfondis dans les différents groupes qui constituent la société française, réalisée entre 2004 et 2007 par une équipe de chercheurs. Cherchant à appréhender comment les individus ou les familles jouent avec les frontières sociales et spatiales, les déplacent, les franchissent ou les construisent dans l'activité, il est apparu que l'expérience de certaines ruptures concernant des frontières spécifiques, par exemple le diplôme, auxquelles les acteurs accordent une évaluation positive, contribue à développer des dispositions à dépasser les frontières sociales, ou du moins à ne pas les naturaliser, au moins autant si ce n'est plus que la mobilité géographique ou professionnelle en elle-même. Les frontières spatiales : frontières nationales, frontières de quartier notamment sont très souvent évoquées dans les entretiens et leur perception comme le jeu avec ces frontières sont étroitement liés aux expériences, et notamment aux expériences de déplacement et de rupture.

    Abstract in English:

    This paper analyzes different individual and family paths rather marked by social, professional, geographical and residential discontinuities. Members of the different groups that constitute French society were interviewed by a research team, between 2004 and 2007, to seize how families and individuals play with social and spatial borders, displace them, overstep them or construct them in their activities. Our results show that breaking given borders, as that of diploma, for instance, which is much valued by some actors, helps develop tendencies to overstep social borders or at least, not to naturalize them as much or even more than social or professional mobility itself. Spatial borders (most particularly country or district borders) are often mentioned in these interviews. The fact that they are perceived and played with is closely linked to such experiences of displacement and rupture.
  • Challenged frontiers: the internationalization of schooling experiences Dossiê: "Experiências educativas e construção de fronteiras sociais"

    Nogueira, Maria Alice; Aguiar, Andrea Moura de Souza; Ramos, Viviane Coelho Caldeira

    Abstract in Portuguese:

    O texto aborda experiências internacionais de escolarização, vistas como uma nova dimensão da realidade educacional contemporânea que marca as trajetórias escolares de jovens oriundos de meios sociais favorecidos. Discutem-se resultados de pesquisas nacionais recentes que começam a elucidar as características do fenômeno no contexto brasileiro. Uma expansão da demanda por esse bem cultural é detectada entre as camadas médias, que vêem na dimensão internacional do capital cultural um ingrediente indispensável à reconversão de seu patrimônio. Tais estratégias familiares inserem-se numa lógica de distinção, ou seja, de reforço das fronteiras entre grupos mais ou menos providos em capital econômico e cultural.

    Abstract in English:

    This text approaches international experiences in the schooling process as a new dimension of the contemporary educational reality that marks the upper-class youngsters' schooling trajectories. We discuss results of recent national researches that start to reveal the characteristics of the phenomenon in the Brazilian context. An expansion of the demand for this cultural good is detected among middle-class groups that consider the international dimension of cultural capital as a vital ingredient to the reconversion of their assets. Such family strategies are part of a distinction logic, that is, the reinforcement of frontiers between groups that are more or less provided with economic and cultural capital.
  • Intergenerational exchanges and boundary construction in the educative experiences of the middle classes Dossiê: "Experiências educativas e construção de fronteiras sociais"

    Gheorghiu, Mihaï Dinu; Gruson, Pascale; Vari, Judit

    Abstract in Portuguese:

    A análise comparada das estratégias e experiências educativas de quatro famílias das classes médias e intermediárias da região parisiense fez surgir vários elementos de continuidade e descompasso entre a educação recebida dos pais e a educação dada aos filhos, como diferentes graus de adesão à ideologia do "familismo" e os efeitos tanto da autonomização progressiva do campo da educação como da delegação da autoridade parental. As relações estabelecidas antigamente entre a educação familiar e a educação escolar e os valores reconhecidos como tendo garantido às famílias uma mobilidade de sucesso participam da constituição das "vocações" familiares e educativas. As mudanças observadas dizem respeito, por um lado, à transformação do papel das mulheres na gestão da memória familiar, nas transmissões do patrimônio familiar e na construção das genealogias e, por outro lado, aos estilos educativos, com o declínio dos comportamentos autoritários e sua transformação em obrigações morais. Essas mudanças têm reforçado o papel das famílias na produção das fronteiras éticas do espaço social, nas trocas intergeracionais e nas perspectivas de mobilidade.

    Abstract in French:

    L'analyse comparée des stratégies et expériences éducatives de quatre familles des classes moyennes et intermédiaires de la région parisienne fait apparaître plusieurs éléments de continuité et d'écart entre l'éducation reçue des parents et l'éducation donnée aux enfants, comme des degrés différents d'adhésion à l'idéologie du " familialisme " et les effets de l'autonomisation progressive du champ de l'éducation et de la délégation de l'autorité parentale. Les rapports établis dans le temps entre l'éducation familiale et l'éducation scolaire et les valeurs reconnues pour avoir assuré une mobilité réussie des familles participent à la constitution des "vocations" familiales et éducatives. Les changements observés concernent d'une part la transformation du rôle des femmes dans la gestion de la mémoire familiale et dans les transmissions du patrimoine familial et la construction des généalogies, et d'autre part les styles éducatifs, avec le déclin des conduites autoritaires et leur transformation en contraintes morales. Ces changements ont renforcé le rôle des familles dans la production des frontières éthiques de l'espace social, dans les échanges intergénérationnels et dans les perspectives de mobilité.

    Abstract in English:

    This paper presents a comparative analysis of the educative strategies and experiences of four middle and intermediary class families in the Paris Region. Such study highlighted several continuities and differences between the education received from the parents and that given to the children. Examples are the various degree of adhesion to the familism ideology and the effects of the progressive autonomization of both the educational field and the delegation of parents' authority. The relationships that used to link family and school education to the values that guaranteed a successful mobility to families participate in the constitution of family and educative "vocations". On the one hand, the changes observed concern the transformation of the role of women in the family memory handling, the transmissions of the family heritage and the construction of genealogies. On the other, they refer to the educative styles, with the decline of authoritative behaviors and their transformation into moral obligations. Such changes have been strengthening the role of families in the production of ethical boundaries within the social space, in the intergenerational exchanges an in the mobility perspectives.
  • Imagined frontiers: educational experiences and the construction of plans for the future by a group of lower- and middle-class youngsters Dossiê: "Experiências educativas e construção de fronteiras sociais"

    Presta, Sueli; Almeida, Ana Maria F.

    Abstract in Portuguese:

    O artigo discute os resultados de uma pesquisa que procurou focalizar os processos pelos quais adolescentes de diferentes grupos sociais constroem disposições quanto ao futuro em relação à escola e ao trabalho. A partir de entrevistas com 14 jovens e suas famílias foi possível mostrar que as disposições quanto ao futuro são tributárias, por um lado, do sentido da trajetória social do grupo familiar (ascendente ou descendente) e, por outro, da estrutura dos patrimônios, material e simbólico, de que dispõem essas famílias, gerando, ao final, um ajustamento claro entre disposições e chances de torná-las realidade. Essa congruência só é ameaçada pelo veredito escolar que pode impor percepções diferentes de futuro daquelas construídas na relação com a família. As implicações desses resultados são discutidas ao final.

    Abstract in English:

    This article is about the results of a study focusing on processes through which adolescents from different social groups build their plans for the future in terms of schools and jobs. From interviews with 14 youngsters and their families, it was possible to make it clear that these plans for the future are closely related to their families' (ascending or descending) social history, on the one hand, and on the other hand, to the structure of assets these families have, and that all this results in a clear adjustment between the plans and the chances to make them come true. This convergence is only threatened by schools' verdicts, which may impose different perceptions about the future than the ones built in family relations. The implications of these results will be discussed at the end of the text.
  • Ethnographic notes about brazilian education inequality Dossiê: "Experiências educativas e construção de fronteiras sociais"

    Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da; Perosa, Graziela Serroni

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo compreender as relações entre experiências escolares e a construção de fronteiras sociais, a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada em duas escolas (uma pública e uma privada), entre os anos de 2006-2007. Tendo como referência o relatório dos resultados do SAEB de 2003 e o que nele se aponta como indicadores de uma "boa escola", procura-se analisar as diferentes possibilidades de construção do chamado "clima escolar", em função da diversidade das condições concretas e objetivas de trabalho com que se defrontam diretores e professores, em cada uma das unidades educacionais pesquisadas. Ao final do artigo, aponta-se para a importância de se considerar a interdependência entre os fatores intra-escolares e extra-escolares para a construção de uma "boa escola", argumentando-se que não fazê-lo acarreta sérios limites aos esforços coletivos para a superação das desigualdades educacionais brasileiras.

    Abstract in English:

    The aim of this article is to help understand the relations between schooling experiences and the construction of social frontiers. It is based on a study carried out at a public and a private school, between 2006 and 2007. Drawing on the SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, or National System of Basic Education Evaluation) 2003 report and on what it shows as indicators of a "good school", different possibilities of building a "school atmosphere" were analyzed, in relation to the wide range of concrete and objective work conditions that principals and teachers face at each one of the educational units involved in the study. At the end of the article, there is a focus on the importance of considering the interdependence between internal and external factors that influence the construction of a "good school". It is also asserted that overlooking this consideration brings about serious restrictions to overcoming Brazilian educational inequality.
  • The backstage of the 1968 university reform Artigos

    Rothen, José Carlos

    Abstract in Portuguese:

    Com o presente estudo busca-se contribuir para a compreensão do processo de elaboração da Reforma Universitária de 1968 e da ação de um dos grupos, formado por parte dos conselheiros do Conselho Federal de Educação, que teve significativa participação na elaboração da Reforma Universitária e que tradicionalmente não é considerado nas pesquisas realizadas sobre o período. Visando mostrar que no seio do governo militar havia um embate sobre os caminhos que deveriam ser dados a Reforma Universitária, faz-se uma comparação entre o relatório produzido pela Comissão Meira Mattos e o produzido pelo Grupo de Trabalho da Reforma Universitária. Conclui-se que o Conselho, ou pelo menos parte dele, utilizou a habilidade política para aproveitar das oportunidades do contexto para participar, nos bastidores da Reforma, da elaboração do modelo de universidade implantado no Brasil na década de 1960.

    Abstract in English:

    This text aims to help understanding the elaboration of the university reform in 1968 and the action of one specific group, formed by some members of the Federal Education Council, which had significant participation in the elaboration of the university reform, though this is not traditionally taken into account by researches. In order to demonstrate that, in the military government, there was some disagreement about the ways the university reform should be carried out, we make a comparison between the report produced by the Meira Mattos Commission and the one produced by the University Reform Work Group. We conclude that the Council, or at least part of it, used its political ability to take advantage of the opportunities offered by the context and to participate, from the backstage, in the elaboration of the university model implanted Brazil in the 1960s.
  • Education, gender relations and sexual diversity Artigos

    Dinis, Nilson Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    A educação deve ser também um espaço de cidadania e de respeito aos direitos humanos, o que tem levado o currículo a discutir o tema da inclusão de grupos minoritários. Entre estes grupos estão os grupos de gênero representados por feministas, gays e lésbicas. No Brasil, há muitos estudos sobre a exclusão de mulheres, porém poucos estudos educacionais acerca do tema da diversidade sexual. Essa ausência na educação, provavelmente, tem como causa a predominância de proposições essencialistas e excludentes nos conceitos utilizados para pensar identidades sexuais e de gênero. Algumas formas de resistência apontadas por este artigo são: incluir os estudos de gênero nos cursos de formação docente, a análise crítica de representações sexuais e de gênero produzidas pela mídia e a experimentação de novas formas de linguagem que possam desconstruir estruturas identitárias binárias e excludentes, como homem-mulher e heterossexual-homossexual, produzidas pelo discurso educacional.

    Abstract in English:

    Among other things, education must be a space of citizenship and respect for human rights, which has been leading to curricular discussions on the inclusion of minority groups. Among these groups are the gender groups represented by feminists, gays and lesbians. In Brazil, there are a lot of studies about women's exclusion, but few educational studies about sexual diversity. This educational gap is probably caused by predominant and excluding essentialist propositions in the concepts used to think about gender and sexual identities. Some forms of resistance pointed out by this article are the possibility of including gender studies in teacher education courses, the critical analysis of gender and sexual representations produced by the media and the experimentation of new forms of language that could deconstruct binary and excluding identity structures like the man-woman and the heterosexual-homosexual structures, produced by educational discourse.
  • Castoriadis: philosophy for education Artigos

    Valle, Lílian do

    Abstract in Portuguese:

    Há muitos tipos de filosofia, muitos estilos de praticá-la e muitas razões pelas quais a convocamos, quando se trata de falar das coisas humanas. No livro I da Ética a Nicômaco, Aristóteles afirma - contra o que fora, durante toda a existência, o principal objeto de busca de seu mestre - que a investigação que lhe interessa é aquela que trata do que é acessível e praticável pelos humanos. Ora, esse tipo de filosofia, que me parece ser a única digna da educação, é definitivamente a que praticou Cornelius Castoriadis. Assim, a filosofia foi insistentemente descrita, na obra do autor, como interrogação aberta e incessante, que nada tem de fútil exercício de especulação, na medida em que concerne fundamentalmente à atividade de criação, por parte de cada humano, dos sentidos que fazem existir seu mundo próprio - e que, portanto, concerne igualmente aos sentidos que edificam a vida comum.

    Abstract in English:

    There are many kinds of philosophy, many styles of practicing it, and many reasons fort taking it when it comes to talking about human things. In book I of The Nicomachean Ethics, Aristotle affirms that the inquiry that interests him is what is accessible and practicable to human beings. This kind of philosophy, that seems to be the only one that is worth the field of education, is definitively the one practiced by Cornelius Castoriadis. Thus, philosophy was insistently described, in his works, as open and nonstop questioning that is not considered as useless exercises of speculation, because it basically concerns the activity of creation, by each human being, of the meanings that make his/her own world exist, and is, therefore, equally related to the meanings that build up common life.
  • Authority, singularity and creation: the educational (Bildung) issue in About the future of our teaching institutions, by Nietzsche Artigos

    Weber, José Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    Tendo como referência o texto das conferências apresentadas por Friedrich Wilhelm Nietzsche na Universidade de Basiléia em 1872, intitulado Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, o presente artigo busca explicitar a concepção de formação (Bildung) de Nietzsche, dando especial atenção aos seguintes temas: autoridade do mestre e dos clássicos enquanto princípio diretivo da formação; relação conflituosa entre a formação e a burocracia institucional; formação para a cultura e formação técnica; centralidade da língua materna para a edificação da cultura; formação do gênio. Por fim, indica-se brevemente a atualidade das reflexões de Nietzsche.

    Abstract in English:

    This paper is an attempt to explicit Nietzsche's concept of formation (Bildung) as it appears in the text of the conferences entitled On the future of our educational institutions at the University of Basel, in 1872. The following issues were focused: the authority coming from teachers and the classics as directive principles of education; the conflicting relation between education and institutional bureaucracy; cultural and technical education; the crucial role of mother tongues in the rise of culture; and the upbringing of a genius. The final part is a statement of today's appropriateness of Nietzsche's reflections.
  • A critical analysis of reflection as a goal for teacher education Revisão & Síntese

    Zeichner, Kenneth M.

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, Ken Zeichner, baseando-se em seus vários anos de experiência como formador de educadores, discute o uso do conceito de "reflexão" em programas de formação docente ao redor do mundo, relacionando-o a três temas: 1) até que ponto a formação docente reflexiva resultou em um desenvolvimento real dos professores; 2) contribuiu para diminuir as lacunas na qualidade da educação de estudantes de diferentes perfis étnicos, raciais e sociais e 3) a falta de correspondência entre concepções de formação docente reflexiva, na literatura especializada, e as realidades materiais de trabalho dos professores. Paradigmas dominantes da formação docente reflexiva, nos últimos 25 anos, são também identificados.

    Abstract in English:

    In this paper, Ken Zeichner draws upon his many years of experience as a teacher educator and discusses the use of the concept of reflection in teacher education around the world in relation to three issues: 1) the extent to which reflection has resulted in genuine teacher development, 2) contributed to a narrowing of the gaps in educational quality between students of different ethnic, racial and social class backgrounds, and 3) the lack of correspondence between images of teacher reflection in the literature and the material conditions of teachers' work. Dominant trends in reflective teacher education over the last 25 years are also identified.
  • Interdisciplinarity and problem solving: some important issues for those who educate future science teachers Formação de Profissionais da Educação

    Santos, Silvana; Infante-Malachias, Maria Elena

    Abstract in Portuguese:

    Nossa intenção, neste ensaio, é contribuir para o debate sobre o currículo implantado no curso "Licenciatura em Ciências da Natureza" da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo, no que concerne especificamente aos construtos interdisciplinaridade e resolução de problemas.

    Abstract in English:

    Our intention in this essay is to contribute to the debate about the Natural Science Bachelor course curriculum for the Art, Science and Human Learning School (Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH) at the University of São Paulo (Universidade de São Paulo - USP), focusing specifically on interdisciplinarity and problem solving.
  • Sisyphus's education: on resentment, revenge and amok between teachers and students Debates & Polêmicas

    Zuin, Antônio

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é argumentar que os alunos humilhados pelos professores são obrigados a reprimir a angústia e o medo que sentem, fato este que produz frustração e ressentimento. Na sociedade onde tudo se transforma cada vez mais em espetáculo, esse ressentimento alimenta o ódio em relação ao professor até a ponto de ser exposto pelos estudantes através de ações violentamente espetaculares, tais como o Amok, uma síndrome psicopatológica na qual um indivíduo mata todos aqueles que cruzam seu caminho.

    Abstract in English:

    This article explains the explicit humiliation of students who have been obliged to repress their anxiety and fear, leading to frustration and resentment. In a society where everything is becoming more and more of a spectacle, this resentment feeds the hate towards the teacher until this hatred is exposed by the students through violent and spectacular actions, such as running Amok, a psychological syndrome, where the individual kills everybody in their way.
  • The game of scales in the Sociology of Education Debates & Polêmicas

    Brandão, Zaia

    Abstract in Portuguese:

    A complexidade dos fenômenos sociais indica que uma realidade social não é a mesma dependendo do nível de análise, propõe Revel, em seus "jogos de escalas". O artigo assinala que os dados agregados com os quais se constroem os indicadores socioeconômicos e as escalas de estratificação social com utilização de surveys, centrais para a análise de fenômenos escolares, oferecem certa ilusão de objetividade, pois na vida real posições equivalentes nessas escalas resultam em experiências sociais bastante distintas que só são apreendidas pelo trabalho de campo em nível micro social. Exemplifica uma experiência de pesquisa na perspectiva dos "jogos de escalas" no campo da Sociologia da Educação.

    Abstract in English:

    As argued by Revel in his "games of scales" (Jeux d'échelles), the complexity of social phenomena indicates that a social reality is not always the same, depending on the analysis level. This article emphasizes that the aggregated data used in the construction of socio-economic indicators and scales of social stratification using surveys, central for the analysis of educational phenomena, offer an illusion of objectivity, since equivalent positions on these scales result in very different social experiences in real life, and require fieldwork strategies of research. The text presents the example of a research experience in the field of sociology of education from the perspective of the "game of scales".
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