Educação & Sociedade, Volume: 29, Issue: 105, Published: 2008
  • Editorial Editorial

  • Rússia atual: produto da herança bizantina e do espírito técnico norte-americano Artigos

    Tragtenberg, Maurício
  • Myth, method and history: the Russian Revolution through the eyes of Maurício Tragtenberg Artigos

    Accioly e Silva, Doris; Bruno, Lucia

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo aborda aspectos relevantes do texto de Maurício Tragtenberg, intitulado "Rússia atual: produto da herança bizantina e do espírito técnico norte-americano" (1954). Busca-se aqui evidenciar a originalidade da análise do autor sobre as afinidades entre o poder soviético e o norte-americano e sobre os profundos processos históricos e simbólicos subjacentes à Revolução Bolchevique de 1917. Destacam-se a radicalidade da crítica de Maurício Tragtenberg aos dois centros do poder mundial na época e a importância dessa crítica não só no ambiente da esquerda brasileira da década de 1950, mas dentro do debate político contemporâneo.

    Abstract in English:

    This paper approaches relevant aspects of Mauricio Tragtenberg's text: Present Russia: product of Byzantine heritage and of the North-American technical spirit (1954). The point is to evince the originality of Tragtenberg's analysis of the affinities between Soviet and North-American powers and of the deep historical and symbolical processes underlying the 1917 Bolshevik Revolution. Emphasis is given to the radicality of the author's critique of the two worldwide centers of power of that time and to the importance of this critique not only for the Brazilian leftist milieu in the 1950s, but also within the contemporary political debate.
  • Expansion model of higher education in Brazil: private/commercial predominance and challenges for state regulationand university formation Artigos

    Sguissardi, Valdemar

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo visa demonstrar que se forja nos últimos anos, no Brasil, um modelo de expansão da educação superior crescentemente marcado pelo predomínio dos interesses privado/mercantis que desafiam a regulação estatal de caráter público e comprometem a formação universitária. Para demonstrar essa hipótese, primeiro, discorre-se sobre expansão do mercado educacional, que se constitui especialmente pelo processo de mercadorização do subsistema universitário. Em seguida, recorre-se a categorias como mercadoria, educação/mercadoria e mercadoria/educação, Estado (como espaço de contradição público-privado/mercantil), regulação (de interesse predominantemente público ou privado/mercantil) e funções da universidade. Por fim, diante do caráter mercantil do mercado educacional e dos limites da regulação estatal (supostamente pública e democrática), questiona-se sobre o futuro do subsistema universitário como locus de criação do saber e de formação de profissionais/cidadãos qualificados e críticos.

    Abstract in English:

    This paper aims at demonstrating that in the last years it is being forged in Brazil a model for the expansion of higher education that is increasingly distinguished by the predominance of private/commercial interests, which challenge the public character of regulation by the state and jeopardize university formation. To demonstrate such hypothesis, the author first discourses on the expansion of the educational market, which is mainly structured by the university subsystem's merchandization process. Following that, the author discusses some categories such as merchandise, education/merchandise and merchandise/education, State (as a space of public versus private/commercial contradiction), regulation (either of a predominantly public or private/commercial interest) and functions of the university. Finally, in face of the educational market's commercial character and the limits of state regulation (supposedly public and democratic) the author raises questions about the university subsystem's future, as the locus of knowledge creation and formation of qualified and critical professionals/citizens.
  • The teaching-learning process in the information society Artigos

    Cruz, José Marcos de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    A sociedade da informação tem colocado novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem. A forma de se proceder em relação à construção do conhecimento mudou. O contato com as fontes de informações tornou-se mais dinâmico, obedecendo a uma lógica nunca vista anteriormente. O próprio saber tornou-se maleável e instável, necessitando de atualização constante. É com base no contexto dessa sociedade que se pretende refletir sobre processo de ensino-aprendizagem, introduzindo na discussão a perspectiva da bricolagem e da rizomática, que considera a construção do conhecimento diversificada, descentralizada e horizontalizada. Assim, analisar-se-á a relação entre informação e conhecimento, bem como as novas formas de se conceber e produzir o saber. Tal reflexão tem como finalidade pensar sobre os novos paradigmas produzidos pela sociedade da informação, bem como sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem.

    Abstract in English:

    The information society has brought new challenges to the teaching-learning process. The way to tackle knowledge building has changed. The contact with information sources has become more dynamic and obeys to an unprecedented logic. Knowledge itself has become more instable and malleable, requiring constant updates. Faced with such a context, this paper re-thinks the teaching-learning process by introducing into the discussion the perspective of bricolage and rhizomatics, which considers knowledge construction as diversified, decentralized and horizontalized. It thus analyses both the relation between information and knowledge and the production of new ways of conceiving and producing knowledge. This reflection aims to think about the new paradigms produced by the information society and their repercussions on the teaching-learning process.
  • Media education: from inoculation to preparation Artigos

    Siqueira, Alexandra Bujokas de

    Abstract in Portuguese:

    Este texto parte da experiência inglesa no campo da educação para a mídia e analisa as duas abordagens pedagógicas predominantes: inoculação e preparação. Para tanto, localiza tais abordagens conceitualmente nos campos da educação e da comunicação e da cultura, descreve técnicas pedagógicas e propostas de trabalho sintonizadas com a abordagem atual, a da preparação, também chamada de media literacy.

    Abstract in English:

    Based on the British experience in the field of media education, this paper analyzes two main approaches: inoculation and preparation. It then locates such approaches in terms of concepts within the fields of education, communication and culture. It finally describes some pedagogical techniques and practical works in phase with the current approach of preparation, also called media literacy.
  • School suffering as an obstacle to knowledge/subjectivity building Análise das Práticas Pedagógicas

    Pellanda, Nize Maria Campos

    Abstract in Portuguese:

    A partir de reflexões sobre as conseqüências da modernidade em termos de uma profunda fragmentação das dimensões da realidade como gênese de sofrimento dos alunos através de práticas pedagógicas contrárias às necessidades dos seres humanos, elaboramos a questão central de pesquisa: As práticas formalistas e fragmentadoras das dimensões do fazer, do ser e do conhecer podem redundar em dor e sofrimento comprometendo o desenvolvimento integral dos alunos? Descrevemos os pressupostos teóricos oriundos do paradigma da complexidade e como eles sustentam o arcabouço lógico-teórico da investigação. Os referenciais teóricos mais importantes foram buscados na Teoria da Biologia da Cognição, desenvolvida por H. Maturana e F. Varela, cujo eixo central é a questão da inseparabilidade entre construção do conhecimento e construção de sujeito.

    Abstract in English:

    Reflections on the consequences of modernity, seen as a deep fragmentation of reality dimensions that makes students suffer because of pedagogical practices contrary to human needs, led us to main question of this research: can the formalist and fragmentizing practices of the dimensions of making, being and knowing cause pain and suffering that jeopardize the full development of students? We describe the theoretical assumptions derived from the complexity paradigm and how they support the logical-theoretical structure of investigation. The most import theoretical frameworks were drawn from the theory of the Biology of Cognition developed by H. Maturana and F. Verela, whose main thrust is the issue of the inseparability knowledge building and subject building.
  • Rural education: policies, pedagogical practices and scientific work Análise das Práticas Pedagógicas

    Souza, Maria Antônia de

    Abstract in Portuguese:

    A intenção deste artigo é apresentar a educação do campo e sua inserção na agenda política educacional, nos últimos anos. Para isso, o texto estrutura-se em três partes: uma primeira que contextualiza a inserção da educação do campo na agenda política, destacando o papel da sociedade civil organizada; uma segunda em que apresenta características da prática pedagógica nas escolas localizadas nos assentamentos de reforma agrária no estado do Paraná e uma terceira em que descreve a produção acadêmica da pós-graduação em educação em relação ao tema educação e movimentos sociais do campo. A terceira parte resulta de uma pesquisa cujo objetivo é analisar o conteúdo das teses e dissertações que discutiram educação e/ no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Foram encontradas 170 pesquisas, realizadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil (1987-2007), tendo sido analisadas 110 delas.

    Abstract in English:

    This paper aims to explore rural education and its place in the educational political agenda these last years. The text is organized in three parts: the first one explains how rural education fits into the political agenda and highlights the role of organized civil society; the second one presents characteristic pedagogical practices in schools from land reform settlements in the State of Paraná; the last one describes post-graduate academic work on rural education and related social movements. It is the result of an analysis of theses and dissertations about education, especially within the Landless Workers Movement (MST). Out of the 160 different research projects from post-graduate programs in Education developed in Brazil (1987-2007), 108 have been analyzed so far.
  • The relation between adult education agents and the official pedagogical discourse: a case study in northern Portugal Análise das Práticas Pedagógicas

    Loureiro, Armando Paulo Ferreira; Cristóvão, Artur Fernando Arêde Correia

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo pretende questionar, com base num estudo etnográfico realizado junto de uma equipa técnica de educação de adultos de uma associação de desenvolvimento local do norte de Portugal, a relação que este tipo de técnicos estabelece com o discurso pedagógico oficial proveniente de estruturas de informação que estão na dependência do Estado. Para realizar tal análise recorreu-se, do ponto de vista teórico, ao modelo da estrutura do discurso pedagógico de Basil Bernstein. Os resultados dizem-nos que, neste caso concreto, os técnicos, apesar de terem a sua acção fortemente normativizada, são capazes de estabelecer com o discurso oficial uma relação activa, pois no desenrolar da sua actividade fazem, muitas vezes, usos recontextualizados desse discurso.

    Abstract in English:

    Based on an ethnographic study of a team of adult education agents in an association of local development in the North of Portugal, this paper is aimed at studying the relation that these agents establish with the official pedagogical discourse emerging from State-dependent information structures. In order to develop this analysis, Basil Bernstein's model of pedagogical discourse structure was used for a theoretical basis. The results have showed that, in this particular case, the agents, in spite of having a strongly normative action, are able to establish an active relation with the official discourse. It can be observed that they often readapt this official discourse in their daily activity.
  • Contemporaries policies of teacher education for the early years of elementary school Formação de Profissionais da Educação

    Brzezinski, Iria

    Abstract in Portuguese:

    Realizar uma discussão sobre as políticas de formação inicial e continuada de professores para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) e analisá-las no contexto da educação brasileira contemporânea é um dos desafios, que me imponho como objetivo deste artigo, em decorrência das pesquisas que venho desenvolvendo neste campo. Em face desta opção, outros desafios aqui se impõem na medida em que precisam ser discutidas também questões externas à formação inicial e continuada de professores, mas que interferem na qualidade da educação básica brasileira, entre elas a regulação e avaliação pelo Estado da formação de professores por meio de certificação de competências e a criação de um órgão regulador da profissão, por integrantes da categoria profissional de professor.

    Abstract in English:

    Based on research conducted by the author, this paper discusses the policies for the initial and continuing education of people who will teach the first grades of elementary school in the context of Brazilian contemporary education. Such an option brings other challenges forth, since external issues, which interfere in the quality of Brazilian education, need to be discussed. These regard the initial and continuing education of teachers and include regulation, the State assessment of teacher education through skill certification, and the creation of a national regulatory agency by members of this profession.
  • For an aesthetic education in professor training Formação de Profissionais da Educação

    Amorim, Verussi Melo de; Castanho, Maria Eugênia

    Abstract in Portuguese:

    É-se professor ao construir-se professor. Considerando a formação docente como um continuum que se faz indefinida e inacabadamente, e não por meio de obtenção de títulos ou licenciatura, a questão que se coloca refere-se à possibilidade de uma educação estética na universidade. Esta pesquisa se sustenta num diálogo teórico, em que estudiosos da educação estética, por meio de entrevistas, tratam da formação docente como um processo (permanente) de descobertas e rupturas. Processo completamente imbricado à subjetividade do docente em formação, delineando uma docência particular, em que cada sujeito faz sua própria história. O intento da pesquisa é discutir uma proposta de educação estética para a formação universitária de professores, entendendo que a experiência estética pode promover rearranjos subjetivos no universitário, instigando-o a pensar-se e a formar-se sujeito (e dono de sua própria prática), em vez de consumista de modos-de-ser pré-construídos.

    Abstract in English:

    One becomes a professor by constructing oneself as a professor. If we consider professor training as an indefinite and unfinished continuum, not as the obtention of diplomas or Licenciatura (teacher credential), the question that arises concerns the possibility of an aesthetic education in universities. This research is grounded in a theoretical dialog, where specialists of Aesthetic Education interviewed by the author consider professor training as a (permanent) process of discovery and rupture. Completely interwoven with the subjectivity of the trained professor, this process delineates a particular teaching, in which each subject makes their own history. The author discusses an aesthetic education proposal for the graduate training of professors that comprehends that aesthetic experiments can promote subjective rearrangements in the students and instigate them to think of themselves and develop as subjects - and owners of their own practice -, not as consumers of ready-made ways-of-being.
  • Brazilian education system: the challenge of an egalitarian and federative education Debates & Polêmicas

    Cury, Carlos Roberto Jamil

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo pretende indicar, seja do ponto de vista histórico-social, seja do ponto de vista jurídico-político, as barreiras pelas quais o Brasil jamais logrou êxito em instituir um sistema nacional de educação tal como outros países o fizeram. Do ponto de vista histórico-social, a barreira nasce da atávica desigualdade social cujo peso se fez presente na educação e, do ponto de vista jurídico-político, a forma histórica com que se revestiu nosso federalismo gerou uma interpretação de que tal sistema ofenderia a autonomia dos entes federativos estaduais e municipais. A busca por um sistema nacional de educação deve enfrentar, sobretudo, a barreira jurídico-política.

    Abstract in English:

    This paper appoints the obstacles to build a National Education System in Brazil. From the historical and social points of view, these barriers arise from our inveterate inequality whose effects are still being felt. From the political and juridical points of view, a National Education System appears as an intrusion into federalism. Building this system requires facing these obstacles, especially the political-juridical ones.
  • Distance education and teacher training Debates & Polêmicas

    Giolo, Jaime

    Abstract in Portuguese:

    O texto aborda a educação a distância (EaD) no Brasil sob três ângulos distintos: começa pela apresentação sintética da legislação; em seguida, descreve o panorama da educação superior a distância (graduação): sua breve história e sua performance atual; finalmente, aponta os problemas que a EaD está criando para a atividade de formação docente, especialmente para o curso de Pedagogia. É defendida a tese de que a formação de professores deve ser realizada em sala de aula, lócus que condensa a cultura do ensinar e do aprender e é constituído por relações humanas indispensáveis para a prática docente.

    Abstract in English:

    This paper approaches Distance Education in Brazil from three different angles: after presenting the legislation, it describes the landscape of distance higher education (graduation): its short history and current performance, and then stresses the problems DE is creating for teacher training, especially in pedagogy courses. It then advocates the thesis that teacher training should be carried out in a classroom, which is the locus that condenses the culture of teaching and learning and involves human relationships essential for teaching.
  • Imagination and research: notes and escapes from the poetics of space Imagens & Palavras

    Oliveira Jr., Wenceslao Machado de

    Abstract in Portuguese:

    A escrita deste ensaio pautou-se numa tripla perspectiva: apresentar alguns escritos de Gaston Bachelard acerca da imaginação como faculdade humana criadora, apresentar e discutir certo caminho metodológico seguido nas pesquisas desenvolvidas pelo autor do ensaio e, paralelo a estas duas primeiras, inserir linhas de fuga e de adensamentos das duas primeiras perspectivas. O diálogo entre os escritos de Bachelard e os do autor do ensaio compõe o texto principal. Ao largo dele são indicados pensamentos que conectam e dispersam este diálogo central a outros autores e idéias.

    Abstract in English:

    This essay was written from a triple perspective: presenting some of Gaston Bachelard's writings on imagination as a human creative faculty, bringing forth and discussing the methodological path followed by the author of this essay in his research and, at the same time, inserting escape and consolidation lines of both perspectives. The dialog between Bachelard and the author compose the main text. Thoughts that link and disperse this main dialogue to other authors and ideas are pointed out throughout the whole text.
  • Governo Lula e "reforma universitária": presença e controle do capital no ensino superior Imagens & Palavras

    Minto, Lalo Watanabe
  • Justiça social e formação de professores Imagens & Palavras

    Marcondes, Maria Inês
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