• O III SEB e suas marcas no novo PNE Editorial

  • Higher education evaluation in Lula's second administration: "provão II" or the return of old practices? Artigos

    Rothen, José Carlos; Barreyro, Gladys Beatriz

    Abstract in Portuguese:

    A elaboração e a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foram marcadas por percalços e embates nos bastidores do governo Lula. Verifica-se que atos normativos e diretrizes mostravam contradições entre si. Em 2008, contrariando a expectativa de que o SINAES teria papel central na regulação, foram criados dois índices com esse fim: o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A criação de um instrumento simplificado de avaliação para a regulação, a utilização de ranques e o uso intensivo da mídia resgatam práticas centrais da política da educação superior do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). Tendo como objetivo a identificação das continuidades e rupturas entre os dois governos, discute-se aqui a hipótese de que a adoção dos índices responde à obrigação herdada de regular o sistema pela via da avaliação, pois - apesar da inclusão social proposta pelo governo - a lógica privatizante continua.

    Abstract in French:

    l'élaboration et l'implantation du SINAES ont été marquées par des problèmes et des heurts dans les coulisses du gouvernement Lula car plusieurs actes normatifs et directives étaient en contradiction entre eux. En 2008, contrariant l'attente de ce que le SINAES jouerait un rôle central dans la régulation, deux indices ont été créés dans ce but: le Conceito Preliminar de Cursos (CPC - Évaluation Préliminaire de Cours) et l'Índice Geral de Cursos (IGC - Classement Général des Cours). La création d'un instrument d'évaluation simplifié pour la régulation, l'utilisation de classements et l'usage intensif de moyennes récupèrent des pratiques centrales de la politique de l'éducation supérieure du gouvernement Fernando Henrique Cardoso. Pour identifier des continuités et ruptures entre ces deux gouvernements, ce travail discute l'hypothèse de ce que l'adoption de ces indices répond à obligation héritée de réglementer le système via évaluation, car, malgré l'inclusion sociale proposée par le gouvernement Lula, la logique de privatisation continue à avoir le vent en poupe.

    Abstract in English:

    The development and deployment of SINAES were marked by setbacks and struggles behind the scenes of the Lula administration. In fact, some normative acts and guidelines seem to contradict one another. In 2008, belying the expectations that SINAES would play a central role in regulation, two indicators were created: the Conceito Preliminar de Cursos (CPC - Preliminary Concept of Courses) and the Índice Geral de Cursos (IGC - General Index of Courses). Adopting simplified regulation instruments, applying rankings, and intensively using the media revived the main Education policy features of the previous administration, by Fernando Henrique Cardoso. After identifying continuities and disruptions between both governments, this paper discusses the hypothesis that such indicators were a response to the requirement, inherited from the previous administration, to regulate the system through evaluation. Thus, despite the inclusion goal proposed by the current government, the logic of privatization still prevails.
  • Democratic educational practices Artigos

    Patacho, Pedro Manuel

    Abstract in Portuguese:

    O presente texto constitui uma reflexão teórica acerca da instituição escolar, entendida como uma instituição democrática. Partindo de uma análise crítica dos propósitos da escolarização, utilizaremos o conceito de currículo oculto para rejeitar um entendimento neutro e objectivo, tanto do currículo como das práticas educativas, reflectindo depois em torno de possibilidades alternativas de trabalho numa escola, cujas práticas possam beber de uma cultura democrática de pluralismo agonístico, porém, práticas educativas construídas a partir de baixo, de forma dialógica, a partir das culturas e das vivências das crianças e dos jovens, das suas famílias, da comunidade, segundo uma ideia de resistência quotidiana às forças de dominação, numa contínua busca de maior justiça social e curricular. Neste contexto, os educadores são perspectivados como activistas sociais.

    Abstract in French:

    Ce texte présente une réflexion théorique sur l'école en tant qu'institution démocratique. A partir d'une analyse critique des buts de la scolarisation, nous reprenons le concept de curriculum caché pour rejeter une compréhension neutre et objective et du curriculum et des pratiques éducatives. Nous nous penchons ensuite su les possibilités alternatives de travail dans une école dont les pratiques pourraient puiser dans une culture démocratique de pluralisme agonistique tout en étant construites de la base vers le sommet et de manière dialogique, à partir des cultures et des vécus des enfants, des jeunes, de leur famille et de leur communauté, conformément à une idée de résistance quotidienne aux forces de domination, en une recherche continue de plus de justice sociale e curriculaire. Dans un tel contexte, les éducateurs sont dépeints comme des activistes sociaux.

    Abstract in English:

    This paper reflects on the school as a democratic institution. Beginning with a critical analysis of the purposes of schooling, we use the concept of hidden curriculum to reject an objective and neutral understanding of both the curriculum and educational practices. We then ponder about alternative possibilities of working in schools whose practices are deeply grounded in a plural agonistic democratic culture. Yet, these should be bottom-up, dialogical educational practices based on the culture and everyday life of children and youth, their families and communities, following an idea of everyday resistance to the domination forces, in the constant pursuit of more social and curricular justice. In this context, educators are described as social activists.
  • Night schools in Rio de Janeiro's Court: imperial state, civil society and popular education (1860-1889) Artigos

    Costa, Ana Luiza Jesus da

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho expõe parte dos resultados de pesquisa de mestrado desenvolvida sobre as escolas noturnas na Corte. Tem por objeto a ação do Estado imperial na produção dessa experiência de educação do povo. A tese defendida é que o Estado imperial age respondendo à demanda desencadeada por outros atores sociais, como sociedades privadas e a iniciativa individual de professores e alunos. O texto delimita três momentos-chave desta ação estatal: 1854, com a reforma Couto Ferraz; em 1882, as Instruções Provisórias de José Bento da Cunha Figueiredo; e o Decreto n. 7.031, de 6 de setembro de 1878, de Leôncio de Carvalho, quando se instituem os cursos noturnos promovidos pelo Estado. As experiências públicas e privadas de instrução para a população trabalhadora guardam como características comuns a assistematicidade e a precariedade em suas formas.

    Abstract in French:

    Ce travail expose une partie des résultats d'une recherche de master sur les écoles nocturnes à la Cour de Rio de Janeiro. Son objet est l'action de l'État impérial dans la production de cette expérience d'éducation du peuple. La thèse défendue est que l'État impérial agit pour répondre à une demande provenant d'autres acteurs sociaux, comme des sociétés privées, et de l'initiative individuelle de professeurs et élèves. Le texte délimite trois moments-clé de cette action étatique: 1854, avec la réforme Couto Ferraz ; 1882, avec les Instructions Provisoires de José Bento da Cunha Figueiredo; et 1878 avec le décret n° 7031, de Leôncio de Carvalho, qui institue, le 6 septembre, les cours nocturnes promus par l'État. Les expériences publiques et privées d'instruction pour la population ouvrière ont pour caractéristique commune l'asystématicité et la précarité en leurs formes.

    Abstract in English:

    This work exposes part of a master research results regarding night schools in the Rio de Janeiro's Court. It focuses on the Imperial state action to promote this kind of education. The thesis defended is that the Imperial state acts to respond to a demand made by other social actors, such as private companies and the individual initiative of teachers and students. The text outlines three key-moments in the Court action: The 1854 reform by Couto Ferraz, which only mentions the possibility to instruct illiterate adults; The 1882 Provisional Instructions of José Bento da Cunha Figueiredo, which regulated the private courses that already existed; and the decree nº 7031 by Leôncio de Carvalho, on September 6th, 1878 that established night schools. Public and private experiences to educate the working class share common characteristics: assystematicity and precariousness.
  • Memories of a Rural School: a case study based on written documentation (1928-1948) Artigos

    Garnica, Antonio Vicente Marafioti

    Abstract in Portuguese:

    O artigo estuda o Livro de Visitas da antiga Escola Mista da Fazenda Ponte Alta/Bela Vista, vinculada ao Grupo Escolar da cidade de Bariri (SP). A partir dos registros de vinte anos de atividades (1928-1948), são consideradas as exigências dos inspetores de ensino e os modos como essas exigências eram (ou não) encaminhadas pelas professoras e pela comunidade campesina, com o que se esboça um cenário sócio-histórico sobre o ensino de primeiras letras na zona rural do interior paulista. Disso resulta a percepção de que o discurso que defendia a igualdade de oportunidades para as populações urbanas e rurais negligenciava, via de regra, a necessidade de promover a igualdade de condições para que a comunidade rural pudesse experienciar as oportunidades que lhes eram prometidas.

    Abstract in French:

    Cet article étudie le livre de visites de l'ancienne école mixte de la Fazenda Ponte Alta/Bela Vista, liée au groupe scolaire de la ville de Bariri, dans l'état de São Paulo (SP). À partir des registres de vingt ans d'activités (1928-1948), nous retraçons les exigences des inspecteurs primaires et si ces exigences provenaient (ou non) de professeurs et de la communauté paysanne pour ébaucher un cadre socio-historique de l'enseignement des premières lettres dans la zone rurale de l'intérieur de l'état de São Paulo. Il en résulte que le discours qui défendait l'égalité de chances pour les populations urbaines et rurales négligeait généralement le besoin de promouvoir l'égalité de conditions pour que la communauté rurale puisse profiter des chances qui lui étaient promises.

    Abstract in English:

    The so called "Livro de Visitas" is a book in which schools inspectors register some general perspectives when visiting a Public School, writing down remarks on the schooling process as, for instance, the results of annual examinations and comments on the school, teachers and students. This paper studies the "Livro de visitas" of the Rural School "Fazenda Ponte Alta/Bela Vista", in Bariri, State of São Paulo. Based on the records of twenty years of activity (1928-1948), some educational elements are highlighted: the demands of the inspectors at that time, how such requirements were (or not) referred by teachers or the community. This allows to sketch a socio-historical scenario focusing on the practices that took place in a school that taught literacy and primary arithmetic. As a result, one can understand that the discourse of equal opportunities between rural and urban schools, so intensely proclaimed by politicians, was not complemented by efforts to guarantee equality of means.
  • Anarchists: cultural creation, pedagogical invention Artigos

    Silva, Doris Accioly e

    Abstract in Portuguese:

    O artigo resgata dimensões das práticas culturais e pedagógicas anarquistas que foram referência para a experiência brasileira das Escolas Modernas, no início do século XX (1912). Baseando-se em pesquisas bibliográficas realizadas por inúmeros estudiosos no Brasil e na Espanha, o presente ensaio procura mostrar a inseparabilidade cultura-educação nas concepções e nas práticas anarquistas. Tal especificidade do movimento ácrata configura sua visão educacional, na escola ou fora dela, como campo de apropriação da cultura e instrumento de libertação social.

    Abstract in French:

    Cet article récupère les dimensions des pratiques culturelles et pédagogiques anarchistes qui ont servi de référence à l'expérience brésilienne des Écoles modernes, au début du XXe siècle (1912). Sur la base de recherches bibliographiques réalisées par de nombreux spécialistes au Brésil et en Espagne, le présent essai cherche à montrer l'inséparabilité culture-éducation dans les conceptions et les pratiques anarchistes. Cette spécificité du mouvement «acrate» sous-tend sa vision éducationnelle, à l'école ou hors d'elle, comme champ d'appropriation de la culture et instrument de libération sociale.

    Abstract in English:

    This paper explores dimensions of the anarchist cultural and pedagogical practices that served as a reference for the Brazilian experience of Modern Schools, in the beginning of the 20th century (1912). Based on bibliographical research accomplished by innumerable scholars in Brazil and Spain, it tries to point out the inseparability of culture and education in the anarchist conceptions and practices. Such a specificity configures the educational view-point of anarchists, inside and outside school, as a field of appropriation of culture and as an instrument of social liberation.
  • The method of teaching reading and writing concretized in the object lesson method Artigos

    Gontijo, Cláudia Maria Mendes

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho é parte de um estudo mais amplo, com o objetivo de investigar a história da alfabetização no Espírito Santo (1870 a 1920). Tem por finalidade analisar o método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas de Norman Calkins, traduzido por Rui Barbosa, e sua adoção no Espírito Santo por meio do Regulamento da Instrução Pública de 1882. Conclui que a adoção desse método se ancorava na ideia de que a reforma educacional, essencial para a renovação da sociedade e dos seres humanos, se faria pela mudança dos métodos e dos mestres. Defende, ainda, que a sua adoção foi essencial para ajudar a sustentar, no Espírito Santo, a crítica aos antigos métodos de soletração e ao método mútuo.

    Abstract in French:

    Ce travail fait partie d'une étude plus ample visant à examiner l'histoire de l'alphabétisation dans l'état d'Espírito-Santo (1870 à 1920). Il analyse la méthode enseignant à lire et à écrire concrétisée dans la leçon de choses de Norman Calkins, traduit au Brésil par Rui Barbosa, et son adoption dans l'état d'Espírito-Santo au moyen du Règlement d'Instruction Publique de 1882. Il conclut que l'adoption de cette méthode s'ancrait dans l'idée de ce que la réforme éducationnelle, essentielle au renouvellement de la société et des êtres humains, passerait par le changement des méthodes et des maîtres. Il défend encore que son adoption a été essentielle pour aider à soutenir la critique des anciennes méthodes alphabétiques et à la méthode d'enseignement mutuel dans l'état d'Espírito-Santo.

    Abstract in English:

    This work is part of a broader study that investigates the history of alphabetization in the state of Espírito Santo (1870-1920). It analyzes the method of teaching reading and writing concretized in the object lessons by Norman Calkins, translated by Rui Barbosa, and its use in Espírito Santo through the Regulation of Public Instruction of 1882. It concludes that the use of such a method believed in the idea that the educational reform, essential to renew society and the human beings, would be based on the change of methods and teachers. It advocates that this use was essential to help and support the critics to the old methods of spelling and the mutual method in Espírito Santo.
  • The industrialization of publishing houses and schoolbooks in the usa (from the 19th century to the beginning of the 20th century) Artigos

    Warde, Mirian Jorge

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo examina a implantação da indústria do livro didático nos Estados Unidos a partir da terceira década do século XIX. Nos anos 20 daquele século, editoras sediadas na cidade de Nova York e em Boston já haviam adquirido a capacidade de editar diferentes modalidades de livros didáticos, além de livrinhos para diversão das crianças, e vendê-los em regiões distantes do país, para o que tiveram a iniciativa de destacar funcionários com dedicação exclusiva. Em fins daquela década, o processo de produção sofisticou-se com a organização e o treinamento de equipes para a escrita especializada dos schoolbooks. No rastro dessas primeiras casas editoriais, outras se afirmaram, tornando-se potências nacionais e internacionais ao desempenharem papel decisivo tanto na americanização das enormes levas de imigrantes que chegaram ao país, desde meados do século XIX, quanto na americanização dos povos submetidos ao domínio militar ou econômico dos EUA.

    Abstract in French:

    Cet article examine la création de l'industrie du livre didactique aux États-Unis à partir des années 30 du XIXe siècle. Dès les années 20 de ce siècle, des maisons d'éditions sises dans les villes de New York et Boston étaient déjà capables de publier différents types de livres didactiques et de petits livres pour enfants et de les vendre aux quatre coins du pays, où elles avaient détaché des fonctionnaires pour ce faire. À la fin de cette décennie, le processus de production s'est sophistiqué avec l'organisation et l'entraînement d'équipes spécialisées dans l'écriture de schoolbooks. Dans le sillage de ces premières maisons d'éditions, d'autres se sont affirmées et sont devenues des puissances nationales et internationales jouant un rôle décisif aussi bien dans l'américanisation des énormes vagues d'immigrants qui sont arrivées dans ce pays, dès la moitié du XIXe siècle, que dans celle des peuples soumis à la domination militaire ou économique des EUA.

    Abstract in English:

    This paper examines the establishment of the textbook industry in the United States from the third decade of the nineteenth century on. In the 1920s, publishers based in New York and Boston were already able to edit different types of textbooks and booklets for child amusement, and sell them in the farthest regions of the country, for which they took the initiative to deploy full time staff. At the end of that decade, the production process was improved by the organization and training of teams specialized in writing schoolbooks. In the wake of those first publishing houses, others settled and became national and international powers. They played a decisive role in the Americanization of the huge waves of immigrants who arrived in that country since the mid-nineteenth century as well as of the people submitted to the usa military or economic control.
  • A brief genealogical investigation on the other Artigos

    Hermann, Nadja

    Abstract in Portuguese:

    O artigo investiga o movimento constitutivo dos modos de relação que a subjetividade estabelece com o estranho e o outro. Num primeiro momento, destaca-se a constituição de uma relação de identidade e exclusão que remonta ao início da Filosofia, com a teoria platônica, na qual o estranho se situa no corpo e no afastamento penoso das pulsões e dos afetos, pela separação entre corpo e alma. Num segundo momento, retoma-se, a partir de Hegel, o movimento da subjetividade como autoconsciência e sua relação com o estranho ou a alteridade, na luta pelo reconhecimento. Outra possibilidade apresenta-se com a hermenêutica filosófica de Gadamer, cujo giro em direção à conversação não retrocede à dialética platônica nem à hegeliana, mas significa um movimento de saída de si mesmo, "pensar com o outro e voltar sobre si mesmo como outro". Pretende-se mostrar também os limites, as possibilidades e as ambivalências de nossa compreensão do outro.

    Abstract in French:

    Cet article examine le mouvement constitutif des modes de relation que la subjectivité établit avec l'étranger et l'autre. Dans un premier moment, il distingue la constitution d'une relation d'identité et d'exclusion remontant au début de la philosophie, avec la théorie platonique, dans laquelle l'étranger se situe dans le corps et dans l'éloignement pénible des pulsions et affects, par la séparation entre corps et âme. Dans un second moment, il reprend, à partir de Hegel, le mouvement de la subjectivité en tant que conscience de soi et son rapport à l'étranger ou l'altérité, dans la lutte pour la reconnaissance. Une autre possibilité se dessine avec l'herméneutique philosophique de Gadamer, dont le retour à la conversation ne rétrocède pas à la dialectique platonique ni hégélienne, mais signifie un mouvement de sortie de soi-même, "penser avec l'autre et revenir sur soi-même comme autre". Il prétend également montrer les limites, les possibilités et les ambivalences de notre compréhension de l'autre.

    Abstract in English:

    This paper investigates the constitutive movement of the types of relationships subjectivity maintains with the strange and the other. It first highlights the constitution of a relationship of identity and exclusion that dates back to the origins of philosophy with Plato's theory, in which the strange is located in the body and in painful detachment from drives and affects, through the separation of body and soul. Then, based on Hegel's perspective, it considers subjectivity as self-consciousness and its relationship with the strange or alterity in search of recognition. Another possibility emerges from Gadamer's philosophical hermeneutics, which dialogue does not relate to Plato's or Hegel's dialectics but to a movement out of oneself, "thinking with the other and returning to oneself as other". It also aims to show the possibilities and ambivalence of our comprehension of the other.
  • Heritage and future of the concept of training (Bildung) Artigos

    Flickinger, Hans-Georg

    Abstract in Portuguese:

    A pedagogia contemporânea questiona a relevância contínua dos ideais iluministas. Falta, porém, a este debate o recurso ao processo da secularização e sua influência forte na articulação desses ideais. O ensaio quer preencher essa lacuna. Ora, as tendências à onipotência, ao domínio do saber, ou ao recalque das imperfeições pessoais são expressões de um "complexo de Deus" (H.-E. Richter, 1979), o qual intima o homem moderno a ocupar o lugar do Deus considerado morto. Denunciando essas pistas, o autor pleiteia em favor de que se reconsidere o significado das diretrizes iluministas na educação, destacando a importância pedagógica de uma nova cultura de conflito, de uma postura autorreflexiva dos envolvidos à base de irritações produtivas, e de uma ética do reconhecimento.

    Abstract in French:

    La pédagogie contemporaine remet en cause l'importance continue des idéaux des Lumières. Cependant, ce débat ne fait nulle allusion au processus de sécularisation, une lacune que ce texte vient combler. Les tendances à l'omnipotence, à la maîtrise du savoir ou à la répression des imperfections personnelles sont des expressions d'un "Complexe de Dieu" (H.-E. Richter, 1979) qui semblent sommer l'homme à occuper la place d'un Dieu tenu pour mort. A partir de ces pistes, l'auteur plaide en faveur d'une reconsidération de la signification des directives des Lumières dans l'éducation et il souligne l'importance pédagogique d'une nouvelle culture du conflit, d'une posture autoréflexive des personnes impliquées sur les bases d'irritations productives et d'une éthique de la reconnaissance.

    Abstract in English:

    The contemporary educational theory is discussing the relevance of the ideals of enlightenment. Yet, this debate makes no reference to the secularization process and its strong influence on the articulation of such ideals. This text tries to fill this gap. The tendencies towards omnipotence, the mastering of knowledge, or the suppression of personal imperfections are expressions of a "God complex" (H.-E. Richter, 1979) that seems to summon modern men to take the place of a God considered as dead. Following these tracks, the author pleads for a reconsideration of the significance of the central ideals of Enlightenment in the educational area. He emphasizes the pedagogical importance of a new conflict culture, of a self-reflexive stance based on productive irritations of the envolved partners and of an ethic of recognition.
  • The importance of narrative research in education Revisão & Síntese

    Rabelo, Amanda Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta uma análise da importância da investigação narrativa para pesquisar os cotidianos educacionais. Descrevemos a relevância deste tipo de investigação como contribuição à articulação da teoria com a prática, do social com o individual. Também ressaltamos as características deste tipo de investigação, diferenciando duas formas de cognição (narrativa e paradigmática) que proporcionaram a distinção de duas formas de análise dentro das investigações narrativas. Através da descrição destas formas apontamos os pontos positivos e negativos de cada uma delas, mostrando que os dois tipos de investigação não são dicotômicos, podem ser complementares e têm muito a contribuir às investigações educacionais. Enfim, para contornar as dúvidas que marcam qualquer investigação, é imprescindível considerar todas as questões, inclusive as práticas, e intensificar os cuidados na busca das bases narrativas para as investigações na educação.

    Abstract in French:

    Cet article présente une analyse de l'importance de la recherche narrative pour faire analyser les quotidiens éducatifs. Il décrit la pertinence de ce type d'investigations comme contribution à l'articulation de la théorie et de la pratique, du social et de l'individuel. Il souligne également les caractéristiques de ce type d'examen et distingue deux formes de cognition (narrative et paradigmatique) qui permettent la discerner deux formes d'analyse dans les recherches narratives. Après avoir décrit ces deux formes, il désigne les points positifs et négatifs de chacune, montrant que ces deux types de recherche ne sont pas dichotomiques, mais peuvent être complémentaires et ont beaucoup à apporter aux investigations sur l'éducation. Finalement, pour contourner les doutes marquant toute recherche, il est indispensable de considérer toutes ces questions, y compris les pratiques, et d'intensifier les précautions en quête des bases narratives pour les recherches en éducation.

    Abstract in English:

    This paper analyzes the importance of research narrative to investigate day-to-day education. It describes the relevance of such research as a contribution to linking theory and practice, the social and the individual. After highlighting the characteristics of this kind of research, it distinguishes between two forms (narrative and paradigmatic) of cognition and, thus, two forms of analysis within narrative research. It then describes both, pointing out their positive and negative sides to shows that they can be complementary (non-dichotomous) and have much to contribute to educational research. Finally, to bypass the doubts that mark any investigation, all the issues, including practices, must be considered and the care in search of narrative bases to investigate education must be intensified.
  • Analytical possibilities of the notion of social field Revisão & Síntese

    Catani, Afrânio Mendes

    Abstract in Portuguese:

    O texto procura, num primeiro momento, discutir a noção de campo social, desenvolvida pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) para, em seguida, pensar o campo universitário em suas especificidades, esboçando possibilidades analíticas para o caso brasileiro a partir de seu clássico livro La noblesse d´État. Grandes Écoles et esprit de corps (1989). Embora desenvolvido por Bourdieu com a finalidade de estudar mecanismos de dominação vigentes na sociedade francesa, pretende-se indicar como esse aparato epistêmico prático pode, através do estabelecimento de relações de homologia, ser trabalhado para o estudo do campo universitário brasileiro.

    Abstract in French:

    Ce texte cherche, dans un premier moment, à discuter la notion de champ social développée par le sociologue français Pierre Bourdieu (1930-2002) pour ensuite penser le champ universitaire dans ses spécificités et ébaucher des possibilités analytiques pour le cas brésilien à partir de son livre classique La noblesse d´État. Grandes Écoles et esprit de corps (1989). Bien que Bourdieu l'ait écrit dans le but d'étudier les mécanismes de domination en vigueur dans la société française, nous entendons indiquer comment cet appareil épistémique pratique peut, par l'établissement de relations d'homologie, être utilisé pour étudier le champ universitaire brésilien.

    Abstract in English:

    This text first discusses the notion of social field as developed by French sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002). It then approaches the specificities of the university field to outline - through the classical work La noblesse d´État. Grandes Écoles et esprit de corps (1989) - analytical possibilities suitable to the Brazilian case. Although the practical epistemic apparatus elaborated by Bourdieu was intended to study the domination mechanisms in the French society, the present paper suggests how it can be used to study the Brazilian University Field by establishing homology relations between both countries.
  • Preschool education: an analysis of the social manifestation of prejudice in games Análise da Prática Pedagógica

    Piccolo, Gustavo Martins

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo se configura como a síntese de minha dissertação de mestrado, tendo como objetivo geral discutir sobre o processo de apropriação, desenvolvimento e crítica das manifestações preconceituosas expressas por pré-escolares na prática de sua atividade principal. A pesquisa se orientou por pressupostos do materialismo histórico, na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, e a coleta de dados foi realizada em uma pré-escola pública. Os resultados obtidos apontaram para a existência de manifestações preconceituosas relacionadas às categorias gênero, raça e beleza; além de destacar a importância assumida pela mediação docente na contestação destas atitudes e na compreensão da diferença não como desigualdade, mas como a expressão histórica da humanidade, contida nas mais diversas culturas, sociedades e seres humanos.

    Abstract in French:

    Cet article est une synthèse de mon mémoire de master, dont l'objectif général est de discuter le processus d'appropriation, de développement et de critique des manifestations de préjugés exprimées par des enfants en âge préscolaire dans la pratique de leur activité principale. Cette recherche est orientée par des présupposés du matérialisme historique, dans la perspective historico-culturelle de Vygotski, et les données proviennent d'une école maternelle publique. Les résultats révèlent l'existence de manifestations de préjugés liées aux catégories genre, race et beauté; ils mettent en outre en relief l'importance assumée par la médiation enseignante et dans la contestation de ces attitudes et dans la compréhension de la différence non pas comme inégalité, mais comme expression historique de l'humanité contenue dans les plus diverses cultures, sociétés et êtres humains.

    Abstract in English:

    This paper is a synthesis of the author's master thesis, which discusses the process of appropriation, development and critics of the manifestations of prejudice by preschoolers in the practice of their main activity. It is oriented by assumptions of historical materialism, according to Vygotsky's historical-cultural perspective. Data were collected in a public preschool. Results point out the existence of manifestations of prejudice related to the categories gender, race and beauty. They also highlight the importance of teacher's mediation to contest such attitudes and understand differences as the historical expression of the humanity contained in the most diverse cultures, societies and human beings rather than inequalities.
  • What is the multicultural self capable of? Debates & Polêmicas

    Bampi, Lisete

    Abstract in Portuguese:

    Podemos visitar uma escola de educação infantil, de ensino fundamental ou médio e reconhecermos uma educação para a produção de sujeitos diferentes, orientados a conduzirem as suas ações de um modo multicultural. Neste artigo, analiso como o governo do multiculturalismo realiza-se pelo funcionamento das tecnologias do eu - reflexivo, sentimental, cidadão e livre -, operadas pelo dispositivo etnomatemático. Mostro como essas tecnologias combinam-se com outras técnicas e práticas específicas de governo da subjetividade multicultural. Aponto para a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para pensar outras possibilidades de experimentar a educação no presente.

    Abstract in French:

    Il suffit de visiter une école, un lycée ou un collège pour reconnaître une éducation visant la production de sujets différents, orientés à conduire leurs actions de manière multiculturelle. Cet article analyse comment le gouvernement du multiculturalisme a recours aux fonctionnement des technologies du moi - réflexif, sentimental, citoyen et libre -, opérées par le dispositif ethmomathématique. Il montre comment ces technologies se combinent à autres techniques et pratiques spécifiques de gouvernement de la subjectivité multiculturelle. Il désigne la productivité analytique offerte par la perspective foucaldienne pour penser d'autres possibilités d'expérimenter l'éducation dans le présent.

    Abstract in English:

    Whoever visits a pre-, elementary or high school will recognize an education aimed at producing different subjects, mentored to conduct their actions in a multicultural way. This paper analyzes how multiculturalism government uses the functioning of technologies of the - reflexive, sentimental, citizen and free - self, operated by the ethnomathematical device. It shows how these technologies are combined with other specific techniques and practices of multicultural subjectivity government. It points out the analytical productivity that the Foucaultian perspective offers to think of other possibilities to experiment education in the present.
  • Decifrando a história e o estigma do analfabetismo no Brasil Imagens & Palavras

    Sguissardi, Valdemar
  • "Radinho de pilha": sintonia fina entre educação e comunicação Imagens & Palavras

    Reis, Magali
  • Errata

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