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Educação & Sociedade, Volume: 43, Publicado: 2022
  • REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO APARTHEID SOCIAL NA EDUCAÇÃO Editorial

    Moraes, Carmen Sylvia Vidigal; Ferretti, Celso João; Pino, Ivany Rodrigues; Leher, Roberto; Almeida, Luana Costa; Ximenes, Salomão Barros; Dalbosco, Claudio Almir; Souza, Sandra Maria Zákia Lian; Zuin, Antônio Alvaro Soares; Silveira, Adriana Aparecida Dragone; Almeida, Ana Maria Fonseca de; Trevisan, Anderson Ricardo; Mazza, Débora; Lima, Licínio Carlos Viana da Silva; Amaral, Nelson Cardoso; Goergen, Pedro; Rambla, Xavier; Sisto, Vicente
  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ Dossier | Identidades, Patrimonio Y Educación En Una Perspectiva Internacional: Preguntas Para El Siglo Xxi

  • PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA. O CASO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO Dossier | Identidades, Patrimonio Y Educación En Una Perspectiva Internacional: Preguntas Para El Siglo Xxi

    Castrillo, Janire; Gillate, Iratxe; Luna, Ursula; Ibañez-Etxeberria, Alex

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa é conhecer o desenvolvimento dos processos de patrimonialização da memória histórica da guerra civil espanhola, o regime de Franco e a transição. São analisadas 85 narrativas de alunos do Ensino Fundamental da Universidade do País Basco (Espanha), usando uma hipótese de progressão composta por 6 variáveis. Os resultados indicam que a aderência patrimonial é verificada em relatórios relacionados às vicissitudes da guerra, com cujos protagonistas mantêm laços afetivos, sem confrontar essas memórias com a história “oficial” e a escolha de bens materiais para sua memória. Isto fornece chaves para melhorar os programas de formação inicial de professores no que diz respeito à abordagem de memórias e ativos em conflito.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de esta investigación es conocer el desarrollo de los procesos de patrimonialización de la memoria histórica sobre la guerra civil, el franquismo y la transición. Se analizan 85 narrativas de estudiantes de Enseñanza en Educación Primaria de la Universidad del País Vasco (España), mediante una hipótesis de progresión formada por 6 variables. Los resultados indican que la adhesión patrimonial se verifica en memorias relacionadas con vicisitudes bélicas, con cuyos protagonistas tienen vínculos afectivos, sin confrontar esas memorias con el relato “oficial” y eligiendo patrimonios materiales para su recuerdo. Ello proporciona claves para mejorar los programas de formación inicial del profesorado en cuanto al abordaje de las memorias y patrimonios en conflicto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this research is to find out how the processes of turning the historical memory of the Spanish civil war and Franco’s regime into heritage are developed. For this purpose, 85 narratives of students of the Degree in Primary Education at the University of the Basque Country (Spain) were analysed by means of a progression hypothesis formed by 6 variables. The results indicate that attachment to heritage happens with memories related to wartime experiences, with whose protagonists they have affective ties. In addition, they do not confront these memories with the “official” narrative and choose material heritages for their remembrance. This provides clues for improving initial teacher training programmes in dealing with memories and heritages in conflict.
  • EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIOS E COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DO BRASIL Dossiê | Identidades, Patrimônios E Educação Em Perspectiva Internacional: Questões Para O Século Xxi

    Silva, Rodrigo Manoel Dias da

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo orienta-se pela hipótese de que a educação patrimonial pode converter-se em ferramenta conceitual e metodológica para a comunicação intercultural em contextos escolares. A partir de entrevistas realizadas com docentes atuantes nos anos iniciais da escolarização no estado do Rio Grande do Sul, são examinadas experiências e práticas pedagógicas em Ciências Humanas articuladas com iniciativas de educação patrimonial destinadas à salvaguarda e à valorização de histórias, territórios e identidades. As evidências analisadas põem em questão facetas contraditórias da educação patrimonial desenvolvida em municípios e, simultaneamente, demonstram sua pertinência para desconstrução e problematização de traços coloniais, seletivos e eurocêntricos presentes em práticas pedagógicas desenvolvidas no Sul do Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo se guía por la hipótesis de que la educación patrimonial puede convertirse en una herramienta conceptual y metodológica para la comunicación intercultural en contextos escolares. A partir de entrevistas realizadas a docentes que trabajan en los primeros años de escolaridad en el estado de Rio Grande do Sul, se examinan experiencias y prácticas pedagógicas en Ciencias Humanas articuladas como iniciativas de educación patrimonial orientadas a valorar historias, territorios e identidades. La evidencia analizada cuestiona facetas contradictorias de la educación patrimonial en contextos municipales y, simultáneamente, demuestra su relevancia para deconstruir y problematizar rasgos coloniales, selectivos y eurocéntricos presentes en las prácticas pedagógicas desarrolladas en el sur de Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is guided by the hypothesis that heritage education can become a conceptual and methodological tool for intercultural communication in school contexts. Based on interviews carried out with teachers working in the early years of schooling in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, experiences and pedagogical practices in Human Sciences articulated as heritage education initiatives aimed at valuing histories, territories and identities are examined. The evidence analyzed calls into question contradictory facets of heritage education in municipal contexts and, simultaneously, demonstrates its relevance for deconstructing and problematizing colonial, selective, and eurocentric traits present in pedagogical practices developed in southern Brazil.
  • EXPERIÊNCIAS RELACIONAIS EM EDUCAÇÃO DE PATRIMÔNIO Dossier | Identidades, Patrimonio Y Educación En Una Perspectiva Internacional: Preguntas Para El Siglo Xxi

    Falcón, Roberto Marcelo; Torregrosa, Apolline

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe uma reflexão sobre as mutações sociais que surgem da confluência entre Património e Educação, onde é evidente uma mudança de época, uma mudança de identidades nacionais fixas para identificações sociais dinâmicas. A Educação Patrimonial inicia assim um caminho que sublinha a passagem do património como uma realidade histórica e estática para a experiência patrimonial como uma dimensão relacional (Fontal, 2003). A partir destas transformações, a educação patrimonial abre oportunidades para superar as identidades dos povos que se agarram a um nacionalismo indesejado. De uma visão epistemológica das actividades que foram desenvolvidas em torno do património para facilitar o seu acesso – mediação e propostas pedagógicas – destacaremos as mutações em curso, a partir das experiências que amplificam as experiências das pessoas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo propone una reflexión sobre las mutaciones sociales que surgen a partir de la confluencia entre Patrimonio y Educación, donde se evidencia un cambio de época, un deslizamiento de las fijas identidades nacionales a las dinámicas identificaciones societales. La Educación Patrimonial inicia así un camino que subraya el pasaje del Patrimonio como realidad histórica y estática, a la experiencia patrimonial como dimensión relacional. Desde estas transformaciones, la Educación Patrimonial abre oportunidades para sobrepasar las identidades de los pueblos que se aferran a un nacionalismo no deseado. A partir de una mirada epistemológica de las actividades que se han desarrollado entorno al Patrimonio para facilitar su acceso –la mediación y las propuestas pedagógicas –, pondremos en evidencia las mutaciones en curso, desde las experiencias que amplifican las vivencias de las personas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article proposes a reflection on the social mutations that arise from the confluence between Heritage and Education, where a change of time is evident, a slippage from fixed national identities to dynamic societal identifications. Heritage Education begins a path that underlines the passage of Heritage as a historical and static reality, to the heritage experience as a relational dimension. Since these transformations, Heritage Education opens opportunities to overcome the identities of peoples who cling to an unwanted nationalism. Starting from an epistemological look at the activities that have been developed around Heritage to facilitate its access – mediation and pedagogical proposals –, we will highlight the changes in progress, from the experiences that amplify people’s experiences.
  • A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA Dossiê | Identidades, Patrimônios E Educação Em Perspectiva Internacional: Questões Para O Século Xxi

    Pinto, Helena

    Resumo em Português:

    RESUMO Todas as formas de património cultural, materiais ou intangíveis, têm algo em comum: o facto de lhes ter sido atribuído significado. No entanto, há diversas interpretações sobre um bem patrimonial, geralmente em função dos quadros conceptuais e crenças relevantes para cada pessoa ou comunidade. Enquadrar o património numa narrativa única traz consigo o risco de reforçar estereótipos e atrair movimentos populistas. Hoje, mais do que nunca, a Educação Patrimonial necessita proporcionar uma compreensão multiperspectivada, quer por jovens, quer por educadores, do passado e do presente, assim como uma consciência patrimonial progressivamente fundamentada. Pretende-se refletir sobre esses tópicos com um enfoque glocal, em algumas especificidades dos contextos português e iberoamericano.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Todas las formas de patrimonio cultural, materiales o inmateriales, tienen algo en común: han sido dotadas de significado. Sin embargo, existe una diversidad de interpretaciones, sobre un bien patrimonial, que suele depender de los marcos conceptuales y las creencias relevantes para cada persona o comunidad. Enmarcar el patrimonio en un único relato conlleva el riesgo de reforzar los estereotipos y atraer a los movimientos populistas. Hoy, más que nunca, la Educación Patrimonial necesita desarrollar una comprensión multiperspectivada por los jóvenes y educadores en relación al pasado y al presente, y una conciencia patrimonial progresivamente fundamentada. Se pretende reflexionar sobre estos temas con un enfoque glocal, en algunas especificidades en los contextos portugués e iberoamericano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT All forms of cultural heritage, whether material or intangible, have something in common: the fact that they have been given meaning. However, there is a diversity of interpretations on the heritage goods, usually depending on the conceptual frameworks and beliefs that are relevant to each person or community. Framing heritage in a single narrative carries the risk of reinforcing stereotypes and attract populist movements. Today, more than ever, Heritage Education needs to offer possibilities for a multiperspectivated understanding by young people and educators about the past and the present, as well as for a progressively grounded heritage awareness. It is intended to reflect on these topics with a glocal focus in some specificities either in the Portuguese or in the Iberoamerican contexts.
  • PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: O QUE HÁ DE NOVO? Dossiê | Identidades, Patrimônios E Educação Em Perspectiva Internacional: Questões Para O Século Xxi

    Scifoni, Simone

    Resumo em Português:

    RESUMO A educação patrimonial tem sido o lugar preferencial do discurso autorizado sobre o patrimônio, na medida em que reproduz, de forma naturalizada, as narrativas do Estado e a memória do poder, apresentando as escolhas como se fossem representativas de um passado comum, buscando igualar os diferentes e os desiguais. No Brasil, a partir de 2006, essa visão foi sendo problematizada por uma abordagem epistemológica que fez a crítica à trajetória das políticas públicas de patrimônio, apontando para a necessidade de descolonizar a educação patrimonial. Ao mesmo tempo, deu-se a virada nas práticas educativas que se afastaram dos bens consagrados e acautelados para colocar ênfase no patrimônio do cotidiano dos grupos sociais. O objetivo do presente artigo é debater essas questões.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La educación patrimonial ha sido el lugar preferido del discurso autorizado sobre el patrimonio, ya que reproduce, de manera naturalizada, las narrativas del Estado y la memoria del poder, presentando las elecciones como si fueran representativas de un pasado común y buscando igualar lo diferente y lo desigual. En Brasil, a partir de 2006, esta visión ha sido problematizada por el enfoque epistemológico que criticó la trayectoria de las políticas públicas de patrimonio, apuntando a la necesidad de descolonizar la educación patrimonial. Al mismo tiempo, se produjo un cambio en las prácticas educativas que se alejaron de los bienes consagrados y resguardados para poner énfasis en la herencia cotidiana de los grupos sociales. El propósito de este artículo es discutir estas cuestiones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Heritage education has been the preferred place of authorized heritage discourse, as it normalizes and reproduces the narratives of the State and the memory of power, presenting the choices as if they were representative of a shared past in an attempt to smooth out any differences and inequalities. In Brazil, this viewpoint has been problematized since 2006 by an epistemological approach that criticizes the trajectory of public heritage policy, pointing the need for decolonizing heritage education. At the same time, educational practices shifted away from renowned, listed places and began to emphasize the heritage found in the everyday life of social groups. This paper aims to explore these issues.
  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DO ENSINO SECUNDARIO OBRIGATÓRIO Dossier | Identidades, Patrimonio Y Educación En Una Perspectiva Internacional: Preguntas Para El Siglo Xxi

    Rite, Mónica Trabajo; López, José María Cuenca

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo apresenta a análise de uma experiência de ensino de Ciências Sociais que parte da necessidade de reconectar o aluno ao seu entorno social, cultural e natural, utilizando o patrimônio como símbolo de identidade. O objetivo é educar para as necessidades e os desafios atuais do desenvolvimento planetário, criando conexões identitárias entre pessoas e ambientes. Partindo do paradigma qualitativo, as informações são obtidas a partir de questionários, observações e análises dos projetos dos alunos, os quais são analisados por meio de um sistema de categorias. Os resultados mostram como as propostas de educação patrimonial favorecem a formação de vínculos identitários que promovam uma formação cidadã crítica, reflexiva e comprometida com seu território e comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio muestra el análisis de una experiencia de enseñanza en Ciencias Sociales que parte de la necesidad de reconectar al estudiante con su entorno social, cultural y natural utilizando el patrimonio como símbolo de identidad. El objetivo es educar hacia el abordaje de las actuales necesidades y desafíos del desarrollo planetario, creando conexiones identitarias entre personas y entornos. Partiendo del paradigma cualitativo, mediante cuestionarios, observaciones y análisis de proyectos del alumnado se obtiene información que se analiza mediante un sistema de categorías. Los resultados evidencian cómo propuestas de educación patrimonial favorecen la creación de vínculos de identidad que propician una formación ciudadana crítica, reflexiva y comprometida con su territorio y comunidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study shows the analysis of a Social Sciences teaching experience that starts from the need to reconnect the student with their social, cultural and natural environment using heritage as a symbol of identity. The objective is to educate towards the current needs and challenges of planetary development, creating identity connections between people and environments. Starting from the qualitative paradigm, information is obtained from questionnaires, observations and analysis of student projects, which is analyzed through a category system. The results show how heritage education proposals favor the creation of identity bonds that promote critical, reflective and committed citizen training with their territory and community.
  • CONCEITUALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO EM AMBIENTES DIGITAIS ATRAVÉS DE REFERÊNCIAS DE IDENTIDADE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO Dossier | Identidades, Patrimonio Y Educación En Una Perspectiva Internacional: Preguntas Para El Siglo Xxi

    Merillas, Olaia Fontal; Martínez, Benito Arias; Ballesteros-Colino, Tania; Martín, Pablo de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa permite-nos conhecer como os alunos do Curso de Licenciatura da Universidade de Valladolid conceptualizam o patrimônio e determinam a forma como os vínculos se constroem e intervêm na geração das identidades. Foram utilizados N = 472 textos publicados no meio digital www.pesonasypatrimonios.com entre os anos 2018 e 2021. Foram utilizadas técnicas de mineração de texto nas análises. Os resultados confirmaram o caráter oposto entre os modelos de conceituação histórica e identitária. Verificou-se a presença de termos semânticos associados às cinco dimensões do património e a todos os verbos contidos no SPP, mas a conceitualização ligada ao monumento ainda mantenha uma presença forte.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación permite conocer cómo conceptualizan el patrimonio los estudiantes del Grado en Maestro de Primaria de la Universidad de Valladolid y determinar el modo en que los vínculos se construyen e intervienen en la generación de identidades. Se utilizaron N = 472 textos publicados en el entorno digital www.pesonasypatrimonios.com entre los años 2018 y 2021. En los análisis, se emplearon técnicas de minería de textos. Los resultados confirmaron el carácter opuesto entre los modelos de conceptualización histórico e identitario. Se constató la presencia de términos semánticos asociados a las cinco dimensiones del patrimonio y a todos los verbos contenidos en la SPP, si bien se observó que la conceptualización ligada al monumento mantiene todavía una fuerte presencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The research aim is to know how the students of the Primary Teacher Degree at the University of Valladolid conceptualize heritage and determine the way in which links are built and intervened on the generation of identities. N = 472 texts published in the digital environment www.pesonasypatrimonios.com between 2018 and 2021 were used. Text mining techniques were used to analyze the data. The results confirm the opposite character between the historical and identity conceptualization models. The presence of semantic terms associated with the five dimensions of heritage and all the verbs contained in the SPP were confirmed, although the conceptualization linked to the monument still maintains a strong presence.
  • CONTRATAÇÃO, CARREIRA, VENCIMENTO E JORNADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESTADUAL PAULISTA (1995-2018) Artigos

    Barbosa, Andreza; Jacomini, Márcia Aparecida; Fernandes, Maria José da Silva; Venco, Selma

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo examina as formas de contratação e designação, carreira, jornada e vencimentos do conjunto de profissionais da educação – docentes, professores coordenadores, diretores de escola, supervisores de ensino e funcionários – vinculados à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo no período compreendido entre 1995 e 2018. Com base em ampla pesquisa documental e análise de dados estatísticos, constata-se forte adesão, nos diversos mandatos, aos valores intrínsecos à Nova Gestão Pública, que, coadunados às práticas empresariais, promoveram flexibilização nas relações de trabalho, reconfigurando o trabalho educativo e descumprindo leis nacionais, a exemplo da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo examina las formas de contratación y asignación, carrera, jornada y salario del conjunto de profesionales de la educación – docentes, docentes coordinadores, directores de escuela, supervisores docentes y empleados – vinculados a la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo en el período 1995 al 2018. A partir de una extensa investigación documental y análisis de datos estadísticos, existe un fuerte apego, en los distintos mandatos, a los valores intrínsecos a la Nueva Gestión Pública, que, en línea con las prácticas empresariales, promovieron la flexibilidad en las relaciones laborales, reconfigurando la labor educativa y no cumpliendo con las leyes nacionales, como la Ley sobre el Piso Salarial Nacional de Maestros

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article examines forms of hiring and designation, career, working hours, and salaries of the education professionals’ group – teachers, coordinating teachers, school principals, teaching supervisors, and administration fonctionnaires – linked to the São Paulo State Department of Education in the period between 1995 to 2018. Based on extensive documentary research and analysis of statistical data, it’s possible to verify a strong adherence, in the various mandates, to the intrinsic values of the New Public Management, which, according with business practices, promoted flexibility in labor relations, reconfiguring educational, and not complying with national laws, such as the Law on the National Teaching Salary Floor.
  • AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM CASA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Artigos

    Koslinski, Mariane Campelo; Gomes, Renata Corrêa; Rodrigues, Blenda Luize Chor; Andrade, Felipe Macedo de; Bartholo, Tiago Lisboa

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo explora o potencial do conceito de Ambiente de Aprendizagem em Casa para compreender desigualdades educacionais no início da escolarização obrigatória no Brasil. Utiliza dados de um estudo longitudinal realizado entre 2017 e 2018 em uma amostra aleatória de 46 escolas e 2.716 crianças matriculadas na pré-escola de uma rede pública municipal. Os modelos de regressão linear e multinível estimados indicaram uma associação entre a medida de Ambiente de Aprendizagem em Casa e o desenvolvimento cognitivo no início da escolarização obrigatória (effect sizes de 0,229 a 0,308), bem como a aprendizagem das crianças durante a pré-escola (effect sizes de 0,123 a 0,152). Discute-se a relevância dos resultados para subsidiar políticas de apoio às famílias e projetar possíveis efeitos da pandemia nas desigualdades educacionais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo explora el potencial del concepto de Ambiente de Aprendizaje em el Hogar para comprender las desigualdades educativas al inicio de la escolaridad obligatoria en Brasil. Utiliza datos de un estudio longitudinal realizado entre 2017 y 2018 em una muestra aleatoria de 46 escuelas y 2.716 niños matriculados em el preescolar de una red municipal pública. Los modelos de regresión linear y multinivel estimados indicaron una asociación entre la medición de Ambiente de Aprendizaje en el Hogar y el desarrollo cognitivo al comienzo de la escolaridad obligatoria (effect sizes de 0,229 a 0,308), así como el aprendizaje de los niños durante el preescolar (effect sizes de 0,123 a 0,152). Se discute la relevancia de los resultados para informar las políticas apoyo familiar y proyectar los posibles efectos de la pandemia sobre las desigualdades educativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper explores the Home Learning Environment concept’s potential to enhance understanding of educational inequalities at the beginning of compulsory schooling in Brazil. The data comes from a longitudinal study conducted from 2017 to 2018 in a random sample of 46 schools and approximately 2,700 children attending preschool in a public municipal system. The linear and multilevel regression models indicate that the Home Learning Environment measure is associated with cognitive development at the beginning of compulsory schooling (effect sizes from 0.229 to 0.308) and learning during preschool (effect sizes from 0.123 to 0.152). It discusses the relevance of the findings for policies to support families and project possible effects of the pandemic on educational inequalities.
  • EM BUSCA DO TEMPO VIVIDO: EDUCAÇÃO PARA NARRAR O HUMANO (LABORATÓRIO BIOGRÁFICO) Artículos

    Gutiérrez, Adriana María Ruiz

    Resumo em Português:

    RESUMO Os sujeitos são constituídos pelas condições que, durante sua existência, afirmam-nos e os expropriam. Daí a dependência e a responsabilidade em relação à nossa vida social compartilhada, cujas falhas expõem drasticamente certas populações à violência e a outras formas de desapropriação. Reconhecer essa vulnerabilidade implica, além de entender o humano e o desumano, recriar outras realidades possíveis. Nesse contexto, a educação constitui uma experiência narrativa que nos permite compreender eventos passados, as práticas do presente e as transformações do futuro, por meio das histórias daquelas “vidas negadas”. Essa composição apresenta, portanto, os fundamentos e os achados de um laboratório biográfico-narrativo com foco na vulnerabilidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los sujetos están constituidos por las condiciones que, durante su existencia, los afirman y los desposeen. De ahí la dependencia y la responsabilidad ante nuestra vida social compartida, cuyas fallas exponen, drásticamente, a ciertas poblaciones a la violencia y las demás formas de desposesión. Reconocer esta vulnerabilidad implica, además de comprender lo humano y lo inhumano, recrear otras realidades posibles. Bajo este marco, la educación se constituye en una experiencia narrativa que permite comprender los acontecimientos pasados, las prácticas del presente y las transformaciones del futuro, a través de los relatos de aquellas “vidas negadas”. Esta composición presenta, así, los fundamentos y los hallazgos de un laboratorio biográfico-narrativo con enfoque en vulnerabilidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Subjects are constituted by the conditions that, during their existence, affirm and dispossess them. Hence the dependency and responsibility towards our shared social life, whose failings drastically expose certain populations to violence and other forms of dispossession. Recognizing this vulnerability implies, in addition to understanding the human and the inhuman, recreating other possible realities. Under this framework, education constitutes a narrative experience that allows us to understand past events, the practices of the present, and the transformations of the future, through the stories of those “lives denied”. This composition thus presents the foundations and findings of a biographical-narrative laboratory with a focus on vulnerability.
  • EFICÁCIA DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Artículos

    Escuder, Celia Soriano; Mínguez, Raúl Tárraga; Cerezuela, Gemma Pastor

    Resumo em Português:

    RESUMO As Comunidades de Aprendizagem (CdA) são um projeto implementado em muitos países, cujo objetivo é melhorar o desempenho dos alunos e promover a inclusão por meio do envolvimento de familiares nos centros, grupos interativos, encontros literários dialógicos, organização de professores e dos recursos do centro e a manutenção de altas expectativas para todos os alunos. Este trabalho revisa 16 artigos empíricos publicados nas últimas duas décadas sobre a eficácia das CdA. Especificamente, são analisadas as características dos participantes, a metodologia e os instrumentos de cada estudo. As conclusões apontam para um aumento no desempenho acadêmico dos estudantes e uma melhoria na coesão social, como os principais efeitos das CdA.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las Comunidades de Aprendizaje (CdA) son un proyecto implementado en numerosos países cuya finalidad es mejorar el rendimiento del alumnado y promover la inclusión a través de la implicación de los familiares en los centros, los grupos interactivos, las tertulias literarias dialógicas, la organización del profesorado y de los recursos del centro y el mantenimiento de altas expectativas para todo el alumnado. Este trabajo revisa 16 artículos empíricos publicados en las dos últimas décadas en torno a la efectividad de las CdA. Concretamente se analizan las características de los participantes, la metodología, los instrumentos de cada estudio. Las conclusiones apuntan a un incremento del rendimiento académico del alumnado y una mejora de la cohesión social, como principales efectos de las CdA

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Learning Communities are a project implemented in many countries with the purpose of improving student performance and promoting inclusion through the involvement of families, interactive groups, dialogical literary gatherings, the organization of teachers and of the resources of the center, and the maintenance of high expectations for all the students. This work reviews 16 empirical articles published in the last two decades about the effectiveness of the Learning Communities. Specifically, the characteristics of the participants, the methodology, and the instruments of each study are analyzed. The conclusions point to an increase in the academic performance of the students and an improvement in social cohesion, as the main effects of the Learning Communities project.
  • SEM LUGARES, ESCOLA E IDENTIDADE: A PERFORMANCE COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL Artículos

    Martínez-Vérez, María V.; Albar-Mansoa, Javier; Pallarès-Piquer, Marc

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho considera que o sistema educativo não se adaptou às mudanças sociais, que exigem uma educação centrada nos processos colaborativos. Para comprovar a hipótese anterior, os autores aplicam, num contexto social e temporal determinado, a prática discursiva e de produção de sentido, a fim de que a percepção objetiva da organização escolar dê lugar à dúvida fenomenológica e à construção de um novo discurso, que responda às exigências atuais. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que, atendendo ao desenho do espaço físico e virtual, na organização escolar convivem dois discursos: o democrático, que pretende dar lugar ao aluno; e o transmissível, que impõe ou legitima um sistema social.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente trabajo considera que el sistema educativo no se ha adaptado a los cambios sociales, que exigen de una educación centrada en los procesos colaborativos. Para comprobar la hipótesis anterior, los autores aplican, en un contexto social y temporal determinado, la práctica discursiva y de producción de sentido, con el fin de que la percepción objetiva de la organización escolar dé paso a la duda fenomenológica y a la construcción de un nuevo discurso que responda a las demandas actuales. Los resultados obtenidos en el marco de este estudio evidencian que, atendiendo al diseño del espacio físico y virtual, en la organización escolar conviven dos discursos: el democrático, que pretende dar lugar al alumnado y el transmisivo, que impone o legitima un sistema social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study considers that the educational system’s lack of adaptation to social changes require an education focused on collaborative processes. To verify the previous hypothesis, the authors apply, in a specific social and temporal context, discursive practice and meaning-making processes, so that the objective perception of the school organization makes way to phenomenological inquiry and construction of a new discourse that responds to current demands. The results obtained in the framework of this study show that, considering the design of the physical and virtual space, two discourses coexist in the school organization: a democratic discourse that aims to give place to the students; and the transmissible one, which imposes or legitimizes a social system.
  • A VIOLÊNCIA URBANA E ESCOLAR NAS PERIFERIAS DE BRASÍLIA Artigos

    Garcia-Silva, Sullyvan; Lima Junior, Paulo; Caruso, Haydée

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa discutir as relações entre a violência escolar e urbana na região de Brasília. Por meio de uma análise exploratória multivariada de dados governamentais, buscou-se avaliar a associação entre indicadores de classe e violência. Os resultados mostram que a violência escolar é irredutível à violência urbana, podendo ser intensa em regiões consideradas muito seguras ou escassa em regiões consideradas violentas e periféricas. Crimes de desacato e agressão registrados na escola são tipicamente independentes das taxas de homicídios na vizinhança. Implicações para políticas públicas, evasão discente e trabalho docente são discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre la violencia escolar y urbana en la región de Brasília. A través de un análisis exploratorio multivariado de datos gubernamentales, buscamos evaluar la asociación entre los indicadores de clase y la violencia. Los resultados muestran que la violencia escolar es irreductible a la violencia urbana, la cual puede ser intensa en regiones consideradas muy seguras o escasa en regiones consideradas violentas y periféricas. Los delitos de desacato y agresión registrados en la escuela suelen ser independientes de las tasas de homicidio del vecindario. Se discuten las implicaciones para las políticas públicas, la deserción escolar y el trabajo docente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims at discussing the relationship between school and urban violence in Brasília. Through a multivariate exploratory analysis of government data, we measured the association between social class and violence indicators. Results show that school violence is irreducible to urban violence and it may be intense in regions regarded safe or scarce in violent and peripheral regions. Crimes of contempt and aggression at the school are typically independent of neighborhood homicide rates. Implications for public policies, student dropout and teaching work are discussed.
  • A DIMENSÃO CONSTITUTIVA DO MEIO: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Artigos

    Dainez, Débora; Smolka, Ana Luiza Bustamante; Souza, Flavia Faissal de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste texto é discutir como a definição das políticas e a legislação vigente em educação especial integram a ambiência sociocultural e afetam as relações e as posições sociais dos sujeitos envolvidos no interior da escola. Refletimos sobre as múltiplas dimensões do meio com base na teoria histórico-cultural e trazemos para análise uma situação de ensino no 5º ano de uma rede pública municipal. Acompanhamos o movimento interacional e enunciativo-discursivo, dando visibilidade analítica aos modos de participação de um aluno com deficiência intelectual. Argumentamos sobre a realização do trabalho pedagógico tendo em vista o desenvolvimento cultural do aluno e enfatizamos a função da escola no processo de humanização, pontuando as contradições das políticas que orientam o contexto macroestrutural.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este texto es discutir cómo la definición de políticas y legislaciones vigentes en la educación especial integran el entorno sociocultural y afectan las relaciones y posiciones sociales de los sujetos involucrados dentro de la escuela. Reflexionamos sobre las múltiples dimensiones del entorno a partir de la teoría histórico-cultural y traemos al análisis una situación de enseñanza en el 5º año de una red pública municipal brasileña. Seguimos el movimiento interaccional y enunciativo-discursivo, dando visibilidad analítica a los modos de participación de un alumno con discapacidad intelectual. Argumentamos sobre la realización del trabajo pedagógico en vista del desarrollo cultural del alumno y destacamos la función de la escuela en el proceso de humanización, señalando las contradicciones de las políticas que orientan el contexto macroestructural.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this text is to discuss how the definition of policies and current legislation in special education integrate the sociocultural environment and affect the relationships and social positions of the subjects involved within the school. We reflect upon the multiple dimensions of the environment based on the historical-cultural theory, as well as bring to analysis a teaching situation in the 5th year of a Brazilian municipal public school. We follow the interactional and enunciative-discursive movement, giving analytical visibility to the ways of participation of a student with intellectual disabilities. We argue about the pedagogical work in view of the student’s cultural development and we emphasize the social function of school in the humanization process, pointing out the contradictions of the policies that guide the macrostructural context.
  • ANISÍO TEIXEIRA, SISTEMA DE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA Artigos

    Fialho, Nadia Hage; Oliveira, João Danilo Batista de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo teve como objetivo retomar Anísio Teixeira por meio da articulação entre sistema de educação e democracia, essencial ao Estado democrático de direito, ao fortalecimento e à consolidação da ainda jovem e frágil democracia brasileira e ao processo – ainda em curso – de implantação do seu sistema nacional de educação. Guiado pela proposição anisiana educar para a democracia, o presente texto tem como recorte temático e temporal as medidas voltadas para a reconfiguração do campo da educação, com foco na perspectiva sistêmica, implantadas com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo retoma a Anísio Teixeira desde la articulación entre sistema de educación y democracia, imprescindible para el Estado democrático de derecho, al fortalecimiento y consolidación de la aún joven y frágil democracia brasileña y al proceso – aún en curso – de implementación de su sistema educativo nacional. Guiado por la propuesta de Anísio Teixeira de educación para la democracia, como un recorte temático y temporal, el texto cuenta con medidas encaminadas hacia la reconfiguración del campo de la educación, con el enfoque en la perspectiva sistémica, implementadas desde la promulgación de la Constitución Federal de 1998.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The following article’s goal was to retake Anísio Teixeira from the articulation between education and democracy, essential to the democratic State of law, to strengthen and consolidate the still young and frail Brazilian democracy and to the – still in course – implantation process of its national education system. Guided by the Anísio Teixeira’s proposition educate to democracy, the text has as temporal and thematic cutout measures intending to reconfigurate the educational field, focusing on systemic perspective, implemented since the promulgation of the Federal Constitution in 1988.
  • OFICINAS DE FOTOGRAFIA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS/OS: PESQUISA E ALGUNS DE SEUS EFEITOS Artigos

    Machado, Jardel Pelissari; Zanella, Andrea Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem por objetivo analisar o caráter interventivo-dialógico de uma pesquisa realizada com estudantes de uma universidade federal brasileira, a qual teve como corpus as Oficinas de Fotografia Mobile. Os materiais produzidos nas oficinas foram analisados a partir de uma perspectiva dialógica, considerando-os resultantes do processo de interação com e de mediação do pesquisador. Nos resultados discute-se: o papel do(a) pesquisador(a) na produção de novos contextos e cenários; a composição dos materiais produzidos na pesquisa também como resultado da ação do(a) pesquisador(a); e a produção de novas possibilidades de olhares e de reflexão, por parte dos(as) participantes da pesquisa, sobre seus posicionamentos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo analizar el carácter intervencionista-dialógico de una investigación realizada con estudiantes de una universidad federal brasileña, que tuvo como foco los Talleres de Fotografía Móvil. Los materiales producidos en los talleres fueron analizados desde una perspectiva dialógica, considerándolos como resultado del proceso de interacción y mediación del investigador. Los resultados discuten: el papel del investigador en la producción de nuevos contextos y escenarios; la composición de los materiales producidos en la investigación también como resultado de la acción del investigador; y la producción de nuevas posibilidades de miradas y reflexiones, por parte de los participantes de la investigación, sobre sus posiciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to analyze the interventionist-dialogical character of a research carried out with students from a Brazilian federal university, which had as its focus the Mobile Photography Workshops. The materials produced in the workshops were analyzed from a dialogical perspective, considering them as a result of the process of interaction with and mediation of the researcher. The results discuss: the role of the researcher in the production of new contexts and scenarios; the composition of the materials produced in the research also as a result of the researcher’s action; and the production of new possibilities of looks and reflection, by the research participants, about their positions.
  • UMA FILOSOFIA DO AMOR PELAS CRIANÇAS DE RUA Articles

    Nawroski, Alcione

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo trata das questões relacionadas à história de vida de Janusz Korzcak e sua dedicação às crianças de rua em Varsóvia, onde desenvolveu uma prática pedagógica de renovação dos afetos familiares por meio de uma filosofia de amor entre as crianças de rua, principalmente aquelas sem família e sem-teto. Para esta pesquisa, visitamos os antigos orfanatos Dom Sierot e Nasz Dom, seguindo-se uma revisão bibliográfica do autor. A questão central gira em torno da prática filosófica que começou com os escritos de Rousseau e se espalhou entre os educadores no final do século XIX, quando se iniciaram fortes críticas aos métodos tradicionais de ensino e, por sua vez, escritores começaram a desenvolver novas práticas que buscavam valorizar a criança com o foco principal na educação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las cuestiones de este artículo están relacionados con la historia de vida de Janusz Korzcak y su dedicación a los niños de las calles en Varsovia, donde desarrolló una práctica pedagógica de renovar los afectos familiares por una filosofía de amor, entre los niños de las calles, principalmente aquellos sin familia y sin hogar. Para esta investigación, visitamos los antiguos orfanatos Dom Sierot y Nasz Dom, siguiéndose una revisión bibliográfica a cerca del autor. El tema principal gira en torno a la práctica filosófica que comenzó con los escritos de Rousseau y se extendió entre los educadores a fines del siglo XIX, cuando comenzó a hacer fuertes críticas a los métodos de enseñanza tradicionales, y los escritores comenzaron a desarrollar nuevas prácticas que buscan valorar al niño con el foco principal en la educación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The issue is around Janusz Korzcak`s life history, and his dedication to street children in Warsaw, where he developed a pedagogical practice of renewing family affections – a philosophy of love – among street children, mainly those without family and homeless. For this research, we visited the old orphanages Dom Sierot and Nasz Dom, which was followed by a bibliographic review. The main topic deals with the philosophical practice started with Rousseau’s writings and widespread among educators in the late nineteenth century – when they began to make strong criticism against traditional teaching methods, as well as when new practices began to be developed by writers who sought valuing the child as the main focus in education.
  • DEMOCRACIA CRIATIVA E RETÓRICA DAS EMOÇÕES EM JOHN DEWEY Artigos

    Mercau, Horacio Héctor

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo examinar a noção de democracia como ação criativa, com base em reflexões políticas desenvolvidas por John Dewey. Nosso objetivo é destacar que a concepção educacional deweyana não se separa de uma análise precisa do espaço público e do problema da deliberação que deriva dele, sendo impregnada por uma preocupação marcante pelo assunto das emoções. Apresentamos a democracia criativa como fundamento para uma escola democrática, com o intuito de reunir elementos teóricos destinados a pensar o sujeito humano, tal qual na proposta de Dewey. Uma investigação assim nos permitirá examinar as emoções como práticas discursivas que sublinham a função especial desempenhada pelos discursos e práticas na constituição da subjetividade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo examinar la noción de democracia como acción creativa, a partir de reflexiones políticas desarrolladas por John Dewey. Nuestro objetivo es resaltar que la concepción educativa deweyana no se separa de un análisis preciso del espacio público y del problema de la deliberación que derivan de ella, estando permeada por una marcada preocupación por el tema de las emociones Presentamos la democracia creativa como base para una escuela democrática, con el fin de reunir elementos teóricos destinados a pensar el sujeto humano, siguiendo la propuesta de Dewey. Tal investigación nos permitirá examinar las emociones como prácticas discursivas que subrayan la función especial desempeñada por los discursos y las prácticas en la constitución de la subjetividad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to examine the notion of democracy as a creative action, based on political reflections developed by John Dewey. Our objective is to highlight that Deweyan educational conception is not separated from a precise analysis of the public space and the problem of deliberation that derives from it and is impregnated with a marked concern for the subject of emotions. We present creative democracy as the foundation for a democratic school, in order to bring together theoretical elements aimed at thinking about the human subject, just as in Dewey’s proposal. Such an investigation will allow us to examine emotions as discursive practices that underline the special role played by discourses and practices in the constitution of subjectivity.
  • CONSUMO DE SERIADOS ENTRE JOVENS ESTUDANTES: NARRATIVAS E INDÍCIOS À INDIVIDUAÇÃO Artigos

    Pinheiro, Leandro R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Buscamos discutir a relação entre processos de individuação e consumo cultural em plataformas de streaming por jovens estudantes de diferentes níveis de ensino, em estabelecimentos públicos sediados em periferias de Porto Alegre (RS). Contribuições de Danilo Martuccelli e Martín-Barbero são as referências centrais do estudo que, em campo, desenvolvemos com base na aplicação de questionários, grupos de discussão e entrevistas semiestruturadas. Constatada a elevação do consumo de seriados associada à ampliação da escolarização, identificamos que as preferências graduam elementos narrativos melodramáticos e configurações reflexivo-identitárias, infletindo para individuações sociais construídas entre certa inconsistência contextual e a figuração de singularizações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Buscamos discutir la relación entre los procesos de individuación y el consumo cultural en plataformas de streaming por jóvenes estudiantes de diferentes niveles educativos, en establecimientos públicos ubicados en las periferias de Porto Alegre, Brasil. Las aportaciones de Danilo Martuccelli y Martín-Barbero son los referenciales centrales del estudio que, en campo, desarrollamos a partir de la aplicación de cuestionarios, grupos de discusión y entrevistas semiestructuradas. Verificado el aumento en el consumo de series asociado a la expansión de la escolaridad, identificamos que las preferencias gradúan elementos narrativos melodramáticos y configuraciones reflexivo-identitarias, incidiendo para las individuaciones sociales construidas entre una cierta inconsistencia contextual y la figuración de singularizaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We seek to discuss the relationship between individuation processes and cultural consumption of series by young students from different levels of education in public institutions in the peripheries of Porto Alegre, Brazil. Contributions by Danilo Martuccelli and Martín-Barbero are the main references for this study, which was developed based on the application of questionnaires, discussion groups and interviews. Given the relationship between the increase in the consumption of series and the expansion of schooling, we identified that preferences comprise melodramatic narrative elements and reflective-identity configurations, inflecting social individuations towards a certain contextual inconsistency and the figuration of singularization.
  • TRINTA ANOS DE UM TEXTO-FETICHE: MARIANO FERNÁNDEZ ENGUITA E O TEMA DA PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO Artigos

    Alves, Wanderson Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar a concepção de proletarização do trabalho mobilizada pelo sociólogo Mariano Fernández Enguita, autor que, em certo momento, encontrou importante acolhida entre os pesquisadores brasileiros. O presente texto se apoia na sociologia do trabalho, particularmente remontando às questões teóricas e epistemológicas que integram o debate sobre a qualificação do trabalho. O texto delineia os aspectos básicos da tese da proletarização, busca identificar seus fundamentos e o quadro teórico que lhe dá sustentação, encontrando suas raízes profundas no romantismo econômico do século XIX. Conclui apresentando uma síntese do que foi tratado e apontando a importância de uma compreensão mais abrangente da qualificação do trabalho, notadamente aquela aberta pela perspectiva de Pierre Naville.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar la concepción de la proletarización del trabajo movilizada por el sociólogo Mariano Fernández Enguita, autor que en un momento encontró una importante aceptación entre los investigadores brasileños. Este texto se basa en la sociología del trabajo, particularmente volviendo a cuestiones teóricas y epistemológicas que forman parte del debate sobre la calificación del trabajo. El texto esboza los aspectos básicos de la tesis de la proletarización, busca identificar sus fundamentos y el marco teórico que la sustenta, encontrando sus profundas raíces en el romanticismo económico decimonónico. Concluye presentando una síntesis de lo discutido y señalando la importancia de una comprensión más integral de la calificación del trabajo, especialmente la abierta desde la perspectiva de Pierre Naville.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to analyze the conception of the proletarianization of work promoted by the sociologist Mariano Fernández Enguita, an author who found a place among Brazilian researchers. The text is based on the sociology of work, particularly going back to the theoretical and epistemological issues of the debate on the qualification of work. It outlines the basic aspects of the proletarianization thesis, seeks to identify its backgrounds and the theoretical framework that supports it, finding its roots in nineteenth-century economic romanticism. In conclusion, it presents a synthesis of what was discussed and points to the importance of better understanding the qualification of work, especially by the perspective proposed by Pierre Naville.
  • A CONSTITUINTE PAULISTA DE 1891, A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE 1891 E A EDUCAÇÃO ESCOLAR Artigos

    Cury, Carlos Roberto Jamil

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende trazer à tona os debates a respeito da educação no Congresso Constituinte do Estado de São Paulo de 1891. Embora haja muita pesquisa sobre as leis infraconstitucionais relativas ao período de 1891-1930, há uma ausência significativa de referências a esses debates no Congresso Constituinte, bem como poucas referências aos artigos da própria Constituição. Esse estudo tomou como base da investigação os Anais do Congresso Constituinte no acervo da Assembleia Legislativa de São Paulo e no acervo digital do jornal O Estado de S. Paulo. As temáticas mais significativas relativas à educação foram o federalismo, a obrigatoriedade do ensino primário, o caráter oficial dos diplomas e a laicidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo traer a la luz los debates sobre la educación en el Congreso Constituyente del Estado de São Paulo en 1891. Aunque hay mucha investigación sobre las leyes infraconstitucionales relativas al período 1891-1930, hay una ausencia significativa de referencias a estos debates en el Congreso Constituyente, así como escasas referencias a los artículos de la propia Constitución. Este estudio se basó en la investigación de los Anales del Congreso Constituyente en la colección de la Asamblea Legislativa de São Paulo y en la colección digital del periódico O Estado de São Paulo. Los temas más significativos relacionados con la educación fueron el federalismo, la educación primaria obligatoria, la oficialidad de los títulos y la laicidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to light up the debates about Education in the Constituent Congress of São Paulo State (Brazil) in 1891. Although there’s a lot of research on infra-constitutional laws related to the period (1891-1930), there’s a significant lack of references to the debates in the Constituent Congress, as well as few references related to education in the Constitution of São Paulo. This essay was based on the Annals of the Constituent Congress, issue from the collection of the Legislative Assembly of São Paulo, as well as from the digital collection of the newspaper O Estado de S. Paulo. The most significant themes related to education in those Annals were the federalism, the compulsory primary education, the official character of diplomas, and secularism.
  • TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA PUBLICADA NO BRASIL (2010-2019) Revisão & Síntese

    Gemelli, Catia Eli; Closs, Lisiane Quadrado

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene por objetivo mapear y analizar el estado del arte de la producción académica sobre trabajo docente en la enseñanza superior publicada en Brasil en la última década (2010-2019), por medio de artículos científicos indexados en la base de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir de una revisión sistemática, se analizaron aspectos cuantitativos y cualitativos de la literatura, con uso de técnicas bibliométricas y de análisis de contenido. Los resultados indican predominio de investigaciones sobre formación y evaluación de la docencia universitaria; saberes y prácticas docentes; y precarización, condiciones y relaciones de trabajo docente. Este panorama contribuye a la identificación de tendencias y lagunas teóricas y a la propuesta de una agenda potencial para avanzar en la investigación brasileña.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to map and analyze the state of the art in studies on teaching work in higher education published in Brazil in the last decade (2010-2019) through scientific articles indexed in the Scientific Eletronic Library Online (SciELO) database. A systematic review has been carried out in order to analyze quantitative and qualitative aspects of the literature using bibliometric techniques, and content analysis. The results indicate the predominance of research on training and evaluation of university teaching; teaching knowledge and practices; and precarization, conditions, and teaching work relations. This panorama contributes to identify theoretical trends and gaps, as well as to propose a potential agenda to advance Brazilian research.
  • DIMENSÃO AFETIVA NA SALA DE AULA DE CRIANÇAS: PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Analísis De Las Prácticas Pedagógicas

    Fernández, María José Mayorga; Ruiz, María Pilar Sepúlveda; Vivar, Dolores Madrid

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo apresentado faz parte do Projeto “DREAM”, cujo objetivo tem sido conhecer as condições dos sistemas educacionais dos países tendo como objetivo último a concepção de um Modelo Educacional Afetivo. Este artigo apresenta os resultados obtidos na faixa etária de 3 a 6 anos. Para a realização do estudo, foi utilizada uma metodologia mista. No estudo quantitativo, foi constatado que os professores e professoras participantes constam de uma boa formação prévia, pela qual entendemos que a maneira de compreender e enfocar o curriculum de professores e professoras que participaram no estudo qualitativo fosse mais aberta, que as atividades tivessem em conta ambas as dimensões e que exista uma preocupação por escutar aos alunos e alunas e de que eles expressem suas emoções.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio que se presenta se enmarca en el Proyecto “DREAM”, cuya finalidad ha sido conocer las condiciones de los sistemas educativos de los países participantes respecto a la dimensión afectiva de la educación como eje vertebrador de un Modelo Educativo Afectivo. En este trabajo se presentan los resultados obtenidos en la franja 3-6. Se ha empleado una metodología mixta. En el estudio cuantitativo se ha podido poner de manifiesto que el profesorado participante posee una buena formación previa, con lo cual es comprensible que el modo de comprender y enfocar el currículum el profesorado participante en el estudio cualitativo sea más abierto, que las actividades tengan en cuenta las dos dimensiones, que exista una preocupación por escuchar al alumnado y que exprese las emociones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study presented is part of the framework Project “DREAM”, which aims to know the conditions of the educational systems of the participating countries as the backbone of an Affective Educational Model. This paper presents the results obtained in the 3-6 strip. A mixed methodology has been used. The quantitative study has shown that the involved professors have a good initial training. This explains the wider way in which those professors understand and approach the curriculum, the fact that the activities consider the two dimensions, and the concern of listening to the students and let them express their emotions.
  • CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES Análise Das Práticas Pedagógicas

    Soares, Fabrício Antônio Antunes; Cardoso, Vanilson Viana; Mueller, Airton Adelar

    Resumo em Português:

    RESUMO Na assim compreendida sociedade de conhecimento, vive-se diante de um processo de transferência da memória humana para meios eletrônicos, servidores, discos rígidos e nuvens de dados. Isso representa uma das mais notáveis modificações no ambiente da educação, sobretudo, no processo de ensino-aprendizagem da história. Diante dessa nova realidade, o artigo discute as principais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relativas ao ensino de história no ensino básico. Isso se faz com base em elementos teóricos da didática da história de Jörn Rüssen. Os resultados apontam que a BNCC, como orientação pedagógica, tem importantes limitações teóricas, identitárias e sociais, contribuindo, assim, para uma formação histórica deficitária.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En la llamada sociedad del conocimiento, nos enfrentamos a un proceso basado en la transferencia de memoria humana a medios electrónicos, servidores, discos duros y nubes de datos. Esto representa uno de los cambios más notables en el entorno educativo, especialmente en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la disciplina de la historia. En vista de esta nueva realidad el artículo discute las principales directrices de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), en relación a la enseñanza de la historia en la educación básica. Esto se basa en elementos teóricos de la enseñanza de la historia de Jörn Rüssen. Los resultados indican que la BNCC, como orientación pedagógica, tiene importantes limitaciones teóricas, de identidad y sociales, contribuyendo así a una formación histórica deficiente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the so-called knowledge society, people face a process in which memory files are stored in electronic format, servers, hard disks and cloud services. This alone represents one of the most remarkable changes in education, especially in the process of teaching and learning History. In face of this new reality, the article discusses the main guidelines of Common National Curriculum Base (BNCC; from Portuguese, Base Nacional Comum Curricular), when it comes to teaching History in elementary school. The analysis is based on Jörn Rüssen’s contributions to the theory of history teaching. Results point out that BNCC, as an educational guideline, has critical, theoretical, and social limitations, as well as limitations identity-wise, being thus partly responsible for a poor apprenticeship of History as subject.
  • O CUSTO DO ALUNO DAS 2.537 INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS: CAI UM MITO? Debates & Controvérsias

    Bielschowsky, Carlos Eduardo; Amaral, Nelson Cardoso

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo apresenta uma modelagem para o cálculo do custo médio do aluno das 2.537 Instituições de Educação Superior brasileiras, dividindo-as em segmentos, tanto públicos quanto privados. O modelo utiliza informações contidas em bancos de dados nacionais, estabelecendo premissas a serem consideradas no cálculo dos recursos financeiros e no número de estudantes a serem considerados. É estabelecida, além disto, uma relação entre o custo e a presença da educação a distância nas Instituições de Educação Superior e discute-se sobre a existência de um mito na educação brasileira, o de que as universidades federais possuem custos anuais médios maiores que os das universidades particulares.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio presenta un modelo para calcular el costo promedio de los estudiantes de las 2.537 Instituciones de Educación Superior en Brasil, dividiéndolos en segmentos, tanto públicos como privados. El modelo utiliza información de bases de datos nacionales, estableciendo premisas a considerar en el cálculo de los recursos económicos y el número de estudiantes. Además, se establece una relación entre el costo y la presencia de la educación a distancia en las Instituciones de Educación Superior y se discute la existencia de un mito en la educación brasileña, a saber, que las universidades federales tienen costos anuales promedio más altos que las universidades privadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study presents a model for calculating the average student cost of the 2,537 Brazilian Higher Education Institutions, dividing them into public and private segments. The model uses information present in national databases, establishing premises to be considered in the calculation of financial resources and the number of students to be considered. Furthermore, a relationship is established between the cost and the presence of distance education in Higher Education Institutions, and the existence of a myth in Brazilian education is discussed, that of federal universities having higher average annual costs than private universities.
  • A COLONIALIDADE DO SABER: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA REPENSAR A UNIVERS(AL)IDADE Debates & Controvérsias

    Reis, Diego dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO O ensaio tem por objetivo questionar as relações coloniais do saber fixadas por meio de um modelo humanista eurocentrado. Para isso, adota-se uma lente de análise centrada na crítica às categorias que reforçam o racismo epistêmico como mecanismo social determinante das relações coloniais do saber e do poder. Busca-se pensar como as resistências são organizadas diante do silenciamento dos saberes, das práticas e das narrativas de corpos racialmente designados como inferiores. Trata-se, por fim, de analisar o potencial emancipatório desse movimento de resistência, teórico e prático, produzido a partir de outras corpo-políticas do conhecimento, fruto das lutas históricas contra racismo/sexismo eurocentrados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El ensayo pretende cuestionar las relaciones coloniales de saber establecidas a través de un modelo humanista eurocentrado. Para esto, adoptamos una lente de análisis centrada en la crítica de las categorías que refuerzan el racismo epistémico como mecanismo social que determina las relaciones coloniales de saber y poder. Buscase pensar cómo se organizan las resistencias frente al silenciamiento de los saberes, las prácticas y las narrativas de los cuerpos racialmente designados como inferiores. Finalmente, se trata de analizar el potencial emancipatorio de este movimiento de resistencia, tanto teórico como práctico, producido a partir de otras corpo-políticas del conocimiento, resultado de luchas históricas contra racismo/sexismo eurocéntricos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay aims to discuss the colonial relations of knowledge established through an Eurocentric humanist pattern. For that reason, we adopt a lens of analysis that focuses on criticizing categories that reinforce epistemic racism as a social mechanism determining colonial relations of knowledge and power. It seeks to discuss how resistances are organized considering the silencing of knowledge, practices and narratives of bodies racially designated as inferior. Finally, we analyze the emancipatory potential of this resistance movement, theoretical and practical, produced by other body-politics of knowing and resulted from historical struggles against Eurocentered racism/sexism.
  • 1968 – MOVIMENTOS ESTUDANTIS E OPERÁRIOS: ENTREVISTA COM REGINALDO CARMELLO CORRÊA DE MORAES Imagens & Palavras

    Valle, Maria Ribeiro do; Almada, Pablo Emanuel Romero
  • O LEGADO DE LÉLIA GONZALEZ Imagens & Palavras

    Pires, Eloiza Gurgel
  • QUEM A SOCIEDADE DE CONTROLE PRETENDE FORMAR? Ensaios

    Back, Rainri

    Resumo em Português:

    RESUMO Este é um ensaio de filosofia da educação e se propõe mostrar qual ser humano a sociedade de controle pretende formar. Ele parte de uma concepção filosófica de educação, definida na introdução. Então, busca compreender a diferença entre moldagem e modulação – fundamental para a diferença entre disciplina e controle. Só então é possível explicar por que a sociedade de controle supre as deficiências da sociedade disciplinar. A sociedade de controle exprime sua forma em máquinas computacionais que, em rede, tornaram onipresentes os algoritmos. Seu poder de modulação é infinitamente mais contínuo e variável quando comparado à disciplina. Logo, resta saber qual perfil humano tais máquinas almejam formar. Por fim, é necessário esclarecer por que o controle, em vez do esgotamento, caracteriza melhor a sociedade do século XXI.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este es un ensayo sobre filosofía de la educación y pretende mostrar qué ser humano pretende formar la sociedad de control. Se parte de una concepción filosófica de la educación, definida en la introducción. Por lo tanto, se busca comprender la diferencia entre moldeado y modulación, fundamental para la diferencia entre disciplina y control. Sólo entonces es posible explicar por qué la sociedad de control compensa las deficiencias de la sociedad disciplinaria. La sociedad de control expresa su forma en máquinas computacionales que, en una red, hicieron omnipresentes a los algoritmos. Su poder de modulación es infinitamente más continuo y variable en comparación con la disciplina. Por lo tanto, queda por ver qué perfil humano pretenden formar tales máquinas. Finalmente, es necesario aclarar por qué el control, más que el agotamiento, caracteriza mejor a la sociedad del siglo XXI.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is an essay on philosophy of education and it aims to show which human being the control society intends to form. It starts from a philosophical conception of education, defined in the introduction. It then seeks to understand the difference between molding and modulation – fundamental to the difference between discipline and control. Only then it is possible to explain why the control society corrects the deficiencies of the disciplinary society. The control society expresses its form in computational machines which, in a network, made algorithms ubiquitous. Its modulation power is infinitely more continuous and variable when compared to discipline. So it remains to be seen which human profile such machines aim to form. Finally, it is necessary to clarify why control, rather than exhaustion, better characterizes 21st century society.
  • DESAMPARO HUMANO E SOLIDARIEDADE FORMATIVA: CRÍTICA À PERVERSIDADE NEOLIBERAL Ensaios

    Dalbosco, Claudio Almir; Santos Filho, Francisco Carlos dos; Cezar, Luciana Oltramari

    Resumo em Português:

    RESUMO O impacto da racionalidade neoliberal sobre a formação do sujeito é devastador, provoca uma quebra ética e estraçalha o laço inter-humano. O ensaio aborda o tema a partir de filosofia, psicanálise e educação, relacionando três eixos – racionalidade neoliberal, sujeito e obscurantismo. Por meio de uma perspectiva filosófico-psicanalítica, a racionalidade neoliberal e o obscurantismo necessitam do apagamento do outro para tocar seu projeto de ocupação de corpos, mentes e vidas. Ao instalar um sistema de relações baseado na indiferença, produzirá subjetividades que a ele se adequem e se perpetuem. Como contraponto ao regramento perverso de apagamento do semelhante, recorremos à ética em Freud, regida pelo princípio da inclusão do semelhante como experiência formativa central da existência humana.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El impacto de la racionalidad neoliberal sobre la formación de los sujetos es devastador, provoca una quiebra ética y rompe el enlace interhumano. El ensayo acercase al tema desde filosofía, psicoanálisis y educación, relacionando tres ejes – racionalidad neoliberal, sujeto y oscurantismo. Desde una perspectiva filosófico-psicoanalítica, la racionalidad neoliberal y el obscurantismo necesitan del apagamiento del otro para el avance de su proyecto de ocupación de cuerpos, mentes y vidas. Al instalar un sistema de relaciones apoyado en la indiferencia, producirá subjetividades que a el se adapten y se perpetúen. Como contrapunto al reglamento perverso de la borradura del semejante, recurrimos a la ética en Freud, regida por el principio de la inclusión del semejante como experiencia formativa central de la existencia humana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The impact of neoliberal rationality on the formation of the subject is devastating, causes an ethical breach, and shatters the inter-human bond. This essay approaches this issue from the perspective of philosophy, psychoanalysis and education, relating three axes – neoliberal rationality, subject, and obscurantism. From a philosophical-psychoanalytic perspective, neoliberal rationality and obscurantism require erasing the other to carry out their project of occupation of bodies, minds and lives. By implementing a system of relationships based on indifference, the erasure of the other produces subjectivities that adapt to it, and perpetuate themselves. As a counterpoint to the perverse rule of erasing one’s fellow human being, we turn to ethics in Freud, which is governed by the principle of inclusion of fellow human beings as a central formative experience of human existence.
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