Open-access Uma revisão das emissões de gases de efeito estufa e sua remoção por áreas verdes em instituições de ensino superior brasileiras

RESUMO

As instituições de ensino superior (HEIs) têm papel crucial na sociedade ao atuarem como impulsionadoras da sustentabilidade em suas atividades de educação, pesquisa e extensão. Ao mesmo tempo que promovem práticas sustentáveis, suas atividades geram impactos ambientais, incluindo emissões de gases de efeito estufa (GEE). Uma revisão de literatura exploratória foi realizada para avaliar inventários de emissões e remoções de GEE em HEIs brasileiras. Dados de 12 HEIs que reportaram emissões pela metodologia GHG Protocol entre 2010 e 2024 foram analisados. Os resultados mostraram que o número de HEIs brasileiras que quantificaram suas emissões e remoções de GEE é muito reduzido. Uma considerável variação nos escopos e volumes totais de emissões foi verificada, sendo o escopo 3 o principal grupo de emissões para muitas HEIs, principalmente em função das emissões resultantes dos deslocamentos residência-campus. A capacidade das HEIs em compensar suas emissões em áreas verdes foi limitada e apresentou grande variação. A gestão das emissões das HEIs pode ser aprimorada com o aumento das fontes inventariadas, padronização de metodologias e elaboração de estratégias de redução específicas para cada escopo. A adoção dessas práticas pode incentivar outras instituições, ampliando o impacto das ações de redução de emissões de GEE no país.

Palavras-chave:
pegada de carbono; espaços verdes urbanos; universidades; florestas urbanas; compensação de carbono

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