Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Editorial

Este é o 23º ano de publicação da revista Estudos de Psicologia. Temos a grande satisfação de verificar que sua publicação foi regular, sem sequer omitir um número.

Em 2006, alguns marcos importantes foram alcançados, entre eles:

1. Formatação eletrônica com a metolodogia SciELO e inclusão na base de dados PePSIC. Já contamos com dez números com textos completos disponibilizados on line nessa base de dados, incluindo todos os números de 2004, 2005 e os três primeiros de 2006;

2. Inclusão no Portal de periódicos nacionais da CAPES;

3. Inclusão na home page da PUC-Campinas de todos os artigos completos publicados desde o volume 19, do ano de 2002, até o volume 23, de 2006, e os resumos de todos os artigos já publicados pela revista anteriormente a 2002. Nossa meta é, em 2007, disponibilizar os artigos anteriores, também na íntegra, na home page da PUC-Campinas.

Uma análise de Estudos de Psicologia mostra um corpo editorial de abrangência nacional e internacional, o que garante um amplo espectro de interesses na área; os pareceristas ad hoc são altamente especializados em várias áreas da Psicologia e estão dentre os mais conceituados em seu campo do saber. Os artigos publicados representam a produção científica nacional na área da Psicologia, com diversificação de assuntos e abordagens.

A fim de atender à abrangência de interesse da comunidade científica, dedicou-se espaço para publicações sobre a construção de testes científicos, contribuições teóricas e estudos de casos clínicos, embora se tenha dado ênfase à publicação de artigos originais de pesquisas, cujo conteúdo científico reflete a evolução da área. Além disso, tendo em vista a preocupação em atingir uma representatividade genuinamente nacional, Estudos de Psicologia estipulou, em cada fascículo, a publicação de no máximo 40% de trabalhos de autores de instituições do Estado de São Paulo e o restante de outras partes geográficas do país ou do exterior.

Este ano tivemos a satisfação de receber o auxílio financeiro do CNPq para a publicação de Estudos de Psicologia, o que muito contribuiu para tornar a revista mais dinâmica e aumentar nossa motivação.

No total foram 40 artigos originais publicados em 2006. A análise quanto à instituição de origem dos artigos publicados em 2006, considerando-se como base o vínculo institucional do primeiro autor, pode ser vista no Quadro 1 e a distribuição regional dos trabalhos aparece no Quadro 2. Pode-se verificar que Estudos de Psicologia é um veículo de publicação de trabalhos de autores ligados a inúmeras instituições de ensino brasileiras das várias áreas geográficas do país.



Decisões editorais quanto à rejeição de manuscritos são sempre difíceis. Em 2005 recebemos 72 manuscritos, dos quais 10 ainda estão em tramitação e 21% não foram aprovados pela revisão de pares. Em 2006 o número de trabalhos recebidos subiu para 87, deste total 18 já foram aprovados, 14% não foram aprovados pela revisão de pares e o restante ainda se encontra em tramitação. No ano de 2006 publicamos 40 trabalhos de alta qualidade, representativos nacionalmente da produção na área da Psicologia. A média de rejeição de trabalhos foi, considerando-se os anos de 2005 e 2006, de 17%, e os autores que tiveram manuscritos rejeitados receberam informações detalhadas sobre seus trabalhos.

As análises do conteúdo e da distribuição geográfica dos autores de trabalhos publicados em Estudos de Psicologia revelam que se está, de fato, prestando um serviço à comunidade científica e, assim sendo, a revista está atingindo seus objetivos.

É importante enfatizar que a experiência de ser editor de revista científica rapidamente ensina que o sucesso de uma revista depende da colaboração e do esforço de inúmeras pessoas, sem as quais impossível seria uma publicação regular e de qualidade. Refletindo sobre o que torna possível a existência consistente de Estudos de Psicologia, verifica-se que além dos pesquisadores que confiam em nossa revista e que nos abrilhantam com suas contribuições, temos a contribuição do CNPq, da própria administração da PUC-Campinas com a disponibilidade dos recursos que tornam a revista possível nos aspectos básicos indispensáveis para sua existência, dos funcionários do Núcleo de Editoração que tanto esmero colocam na sua elaboração, além da contribuição inestimável do Conselho Editorial e de seus revisores convidados, sem os quais impossível seria ter uma revista desta qualidade. Agradecemos a todas essas pessoas e instituições pelo apreço, empenho e grande contribuição durante o ano de 2006 para o sucesso de Estudos de Psicologia, e especialmente a PUC-Campinas por abrigar, incentivar e manter a revista nos moldes atuais.

Marilda Emmanuel Novaes Lipp

Editora-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br