Resumo
Para compreender as estratégias de leitura utilizadas por indivíduos com surdez profunda, o presente estudo investigou dois grupos: Grupo 1, constituído por usuários da Libras – Língua Brasileira de Sinais; e Grupo 2, composto por indivíduos que, além da Libras, usam recursos de oralização e/ou leitura labial. Por meio do Teste de Competência de Leitura de Palavras, foi avaliado o grau de desenvolvimento das estratégias logográfica, alfabética e ortográfica. Em comparação ao Grupo 1, o grupo de surdos que utiliza meios alternativos de comunicação (Grupo 2) apresentou desempenho superior em todas as categorias psicolinguísticas do teste. Observou-se que o uso da fonologia não está diretamente associado à boa habilidade de leitura em surdos profundos e que o reconhecimento de palavras por esses leitores se dá por meio da utilização da estratégia ortográfica, que se mostrou eficiente.
Palavras-chave
Surdez; Leitura labial; Leitura; Línguas de sinais; Fala; Educação especial