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Bullying, habilidades sociais, aceitação pelos pares e amizade de estudantes em transição escolar

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as habilidades sociais, aceitação pelos pares e amizade de estudantes em transição escolar envolvidos em situações de bullying. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, de seis escolas públicas do interior do estado de São Paulo, Brasil, 54,9% do sexo feminino, idade média de 11,3 anos (Desvio Padrão = 0,6). Os dados foram analisados mediante Análises de Variância e correlação de Spearman. Em relação às habilidades sociais, as vítimas agressoras apresentaram maior quantidade de respostas passivas e de respostas ativas em comparação com as vítimas, agressores e não envolvidos no bullying. Entretanto, somente os meninos vítimas agressoras foram significativamente mais rejeitados pelos pares e as meninas vítimas agressoras tiveram significativamente menos amigos. Os resultados indicam a necessidade do desenvolvimento de intervenções objetivando prevenir e reduzir o bullying no período de transição escolar, intervenções que sejam sensíveis ao gênero, em função das diferenças identificadas.

Palavras-chave
Bullying; Amigos; Rejeição (Psicologia); Desejabilidade social; Habilidades sociais

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