Acessibilidade / Reportar erro

Um olhar crítico sobre o estudo do desamparo aprendido

A critical view about the learned helplessness studies

Resumos

O desamparo aprendido vem sendo observado numa grande variedade de espécies. Esse artigo mostra as características básicas dos experimentos sobre desamparo aprendido realizados com sujeitos infra-humanos. A análise crítica da maioria desses experimentos revela problemas de procedimento e mensuração do fenômeno, além de pouca precisão nas definições empregadas. É descrito um procedimento modificado, o qual produziu resultados mais precisos quanto à aprendizagem operante em estudo, se comparados com os resultados dos procedimentos convencionais. Sugere-se que a maior precisão dos experimentos sobre desamparo aprendido trará importantes contribuições para a análise do comportamento em geral, e para a investigação do controle aversivo e dos efeitos da não contingência, em particular.

desamparo aprendido; comportamento animal; controle aversivo; estímulos incontroláveis


Learned helplessness effect has been observed across a wide range of species. This paper introduces the basic characteristics oflearned helplessness experiments performed with infrahwnan subjects. A critical analysis of most of these experiments shows procedural and measurement problems in addition to a low defftional precision. Some results produced by a modified procedure are reported, which were able to generate more accurate data (compared to conventional procedures) with respect to the operant learning under study. It is proposed that well established learned helplessness experiments can make significant contributions to behavior analysis, particularly to the investigation of aversive control and to the effects of non-contingency.

learned helplessness; animal behavior; aversive control; uncontrollable stimuli


ARTIGO

Um olhar crítico sobre o estudo do desamparo aprendido1 1 O conteúdo deste texto baseia-se na conferência apresentada na conferência apresentada no IV Latini Dies,congresso realizado em Guadalajara (México), em 23-26 de fevereiro de fevereiro de 1995.

A critical view about the learned helplessness studies

Maria Helena Leite Hunziker2 2 A autora é pesquisadora do CNPq (processo nº 523612/95-8)

Departamento de Psicologia Experimental Universidade de São Paulo

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia Experimental Instituto de Psicologia USP Av. Prof. Mello Moraes, 1721 CEP 05508-900 São Paulo, SP E-mail: hunziker@usp.br.

RESUMO

O desamparo aprendido vem sendo observado numa grande variedade de espécies. Esse artigo mostra as características básicas dos experimentos sobre desamparo aprendido realizados com sujeitos infra-humanos. A análise crítica da maioria desses experimentos revela problemas de procedimento e mensuração do fenômeno, além de pouca precisão nas definições empregadas. É descrito um procedimento modificado, o qual produziu resultados mais precisos quanto à aprendizagem operante em estudo, se comparados com os resultados dos procedimentos convencionais. Sugere-se que a maior precisão dos experimentos sobre desamparo aprendido trará importantes contribuições para a análise do comportamento em geral, e para a investigação do controle aversivo e dos efeitos da não contingência, em particular.

Palavras-chave: desamparo aprendido, comportamento animal, controle aversivo, estímulos incontroláveis

ABSTRACT

Learned helplessness effect has been observed across a wide range of species. This paper introduces the basic characteristics oflearned helplessness experiments performed with infrahwnan subjects. A critical analysis of most of these experiments shows procedural and measurement problems in addition to a low defftional precision. Some results produced by a modified procedure are reported, which were able to generate more accurate data (compared to conventional procedures) with respect to the operant learning under study. It is proposed that well established learned helplessness experiments can make significant contributions to behavior analysis, particularly to the investigation of aversive control and to the effects of non-contingency.

Keywords: learned helplessness, animal behavior, aversive control, uncontrollable stimuli.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

Abranson, L.Y., Seligman, M.E.P. e Teasdale, J.D. (I 978).Learned Helplessness in Humans: Criti- que and Refonnulation. Journal of Abnormal Psychology, 87,49-74.

AIIoy , I. B. e Bersh, P.J. (1979). Partial control and learned helplessness in rats: Control over shock intensity prevents interference with subsequent escape. Animal Learning and Behavior, 7, 157-164.

Bolles, RC. (1970). Species-specific defense reaction and avoidance learning. Psychological Review, 77, 32-48.

Damiani, K. (1993). Efeito de associações S-S sobre o desamparo aprendido em ratos machos e fêmeas: um estudo paramétrico da duração de estímulos pós-choque. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Damiani, K. e Hunziker, M.H.L. (1996). Effects of S-S associations on learned helplessness: A parametric study infemale and male rats. Trabalho apresentado na 22nd Annual Convention of the Association for Behavior Analysis, San Francisco. USA.

Estes, W.K. and Skinner, B.F. (1941). Some quantitative properties of anxiety. Journal of Experimental Psychology, 29, 390-400.

Eisenstein, E.M. e Carlson, A.D. '997). A comparative approach to the behavior called "Iearned helplessness". Behavioural Brain Research, 86149-160.

Freda, J.S. e Klein, S. B. (1976). Generality of failure-to-escape helplessness phenomenon in rats. Animal Learning and Behavior, 4,401-406.

Graeff, E.O. (1991). Efeito da administração aguda e sub crônica da imipramina e da Bay R 1531 sobre o comportamento de fuga de ratos tratados previamente com choques incontroláveis. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Graeff, E.O., Hunziker, M.H.L. e Graeff, F.G. (1989). Effects ofipsapirone and Bay R 1531 on leamed helplessness. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, 22. 1141-1144.

Gouveia Jr, A. (1996). Efeitos da administração aguda da imipramina sobre o desamparo aprendido em ratos machos e fêmeas. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Hemingway, R.B III and Reigle, T.C. (1987). The involvement of endogenous opiate system in learned helplessness and stress-induced analgesia. Psychopharmacology, 93, 353-357.

Hunziker, M.H.L (1977). Efeitos da exposição prévia a choques não contingentes sobre a aquisição do comportamento de fuga como função de algumas dimensões da resposta. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Hunziker, M.H.L. (1981). Um estudo sobre incontrolabilidade: considerações metodológicas, uma análise experimental. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Hunziker, M.H.L. (1992). Opioid nature of learned helplessness and stress induced analgesia observed without reexposure to shock. Behavioural Pharmacology,3,117-121.

Hunziker, M.H.L., Buonomano, D.V. e Moura, M.D. (1986). Efeito da administração aguda de imipramina sobre o comportamento de ratos. Resumos de Comunicações, XVI Reunião Anual de Psicologia (pag. 35). Ribeirão Preto: SBP.

Jackson, R.L., Maier, S.F. e Coon, D.G. (1979). Long-term analgesic effects of inescapable shock and learned helplessness. Science, 206, 91-93.

Kametani, H., Nomur, S. e Shimizu, J. (1983). The reversal effect of antidepressants on the escape deficit induced by inescapable shock in rats. Psychopharmacology, 80, 206-208.

Lee, R.K.K. e Maier, S. F. (1988). lnescapable shock and attention to internal versus external cues in a water escape discrimination task. Journal of Experimental Psychology: Animal Behavior Process, 14,302-311.

Levis, D.J. (1976). Learned helplessness: A reply and a alternative S-R interpretation. Journal of Experimental Psychology: General, 105,47-65.

Maier, S.F., Albin, R. W. e Testa, T.J. (1973). Failure to learn to escape in rats previously exposed to inescapable shock depends on nature of escape response. Journal of Comparative and Physiolo- gical Psychology, 85, 581-592.

Maier, S.F. e Testa, T.J. (1975). Failure to learn to escape by rats previously exposed to inescapable shock is partly produced by associative interference. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 8, 554-564.

Maier, S.F. e Seligman, M.E.P. (1976). Learned helplessness: Theory and evidence. Journal of , Experimental Psychology: General, 105, 3-46.

Martin, P., Gozlan, H. e Puech, AJ. (1992). 5-HT3 receptor antagonists reverse the helpless beha- vior in rats. European Journal of Pharmacology, 212,73-78.

Mestre, M.B.A. (1996). O desamparo aprendido, em ratos adultos, como função de experiências aversivas incontroláveis na infância. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Navarro, J.I., Gil, M., Lorenzo, J.R., Noval, J., Galiana,J. e Gilbert-Rahola, J. (1984). Implicaciones de los factores no comportamentales en el modelo de desesperanza aprendida. Revista de Analisis del Comportamento, 2, 297-311.

Overmier, J.B. e Seligman, M.E.P. (1967). Effects of inescapable shock upon subsequent escape and avoidance responding. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 63, 28-33.

Peterson C., Maier, S.F. e Seligman, M.E.P. (1993). Learned Helplessness: A Theory for the Age of Personal Control. New York: Oxford University Press.

Petty, F. e Sherman, A.D. (1979). Reversal of learned helplessness by imipramine. Communications in Psychopharmacology, 3,371-373.

Rescorla, R.A. and Solomon, R.L. (1967). Two-process learning theory: Relationship between Pavlovian conditioning and instrumental learning. Psychological review, 74, 151-182.

Seligman, M .E.P. (1975). Helplessness: On Depression, Development and Death. Freeman: San Francisco.

Seligman, M.E.P. e Maier, S.F. (1967). Failure to escape traumatic shock. Journal of Experimental Psychology, 74,1-9.

Seligman, M.E.P., Maier, S.F. e Solomon, R.L. (1971). Unpredictable and uncontrollable aversive events. Em E.F. Bush (Ed.). Aversive Conditioning and Learning. New York: Academic Press.

Seligman, M.E.P., Rosellini, R.A. e Kozak, M,J. (1975). Learned helplessness in the rat: time course, immunization, and reversibility. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 88,542-547.

Sherman, A.D., Sacquitne, J.L. e Petty, F. (1982). Specificity of learned helplessness model of depression. Pharmacology, Biochemestry and Behavior, 16,449-454.

Skinner, B.F. (1981). Selection by consequences. Science, 213 (3), 501-504.

Steenberger, H.L., Heinsbroek, R.P., Van Haaren, F, e Van de Poli, N.E. (1989). Sex-dependent effects of inescapable shock administration on behavior and subsequent escape performance in rats. Physiology and Behavior, 45,781-787.

Weiss, J.M., Glazer, H.I. e Pohorecky, L.A. (1976). Coping behavior and neurochemical changes: An alternative explanation for the original "learned helplessness" experiments. Em G.Serban e A. Kling (Eds). Animal Models in Humam Psychology New York: Plenum Press.

Yano, Y. (1996). Desamparo aprendido e "imunização" com diferentes respostas no treino e teste. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

  • Abranson, L.Y., Seligman, M.E.P. e Teasdale, J.D. (I 978).Learned Helplessness in Humans: Criti- que and Refonnulation. Journal of Abnormal Psychology, 87,49-74.
  • AIIoy , I. B. e Bersh, P.J. (1979). Partial control and learned helplessness in rats: Control over shock intensity prevents interference with subsequent escape. Animal Learning and Behavior, 7, 157-164.
  • Bolles, RC. (1970). Species-specific defense reaction and avoidance learning. Psychological Review, 77, 32-48.
  • Damiani, K. (1993). Efeito de associações S-S sobre o desamparo aprendido em ratos machos e fêmeas: um estudo paramétrico da duração de estímulos pós-choque. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Damiani, K. e Hunziker, M.H.L. (1996). Effects of S-S associations on learned helplessness: A parametric study infemale and male rats.
  • Estes, W.K. and Skinner, B.F. (1941). Some quantitative properties of anxiety. Journal of Experimental Psychology, 29, 390-400.
  • Eisenstein, E.M. e Carlson, A.D. '997). A comparative approach to the behavior called "Iearned helplessness". Behavioural Brain Research, 86149-160.
  • Freda, J.S. e Klein, S. B. (1976). Generality of failure-to-escape helplessness phenomenon in rats. Animal Learning and Behavior, 4,401-406.
  • Graeff, E.O. (1991). Efeito da administração aguda e sub crônica da imipramina e da Bay R 1531 sobre o comportamento de fuga de ratos tratados previamente com choques incontroláveis. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Graeff, E.O., Hunziker, M.H.L. e Graeff, F.G. (1989). Effects ofipsapirone and Bay R 1531 on leamed helplessness. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, 22. 1141-1144.
  • Gouveia Jr, A. (1996). Efeitos da administração aguda da imipramina sobre o desamparo aprendido em ratos machos e fêmeas. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Hemingway, R.B III and Reigle, T.C. (1987). The involvement of endogenous opiate system in learned helplessness and stress-induced analgesia. Psychopharmacology, 93, 353-357.
  • Hunziker, M.H.L (1977). Efeitos da exposição prévia a choques não contingentes sobre a aquisição do comportamento de fuga como função de algumas dimensões da resposta. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Hunziker, M.H.L. (1981). Um estudo sobre incontrolabilidade: considerações metodológicas, uma análise experimental. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Hunziker, M.H.L. (1992). Opioid nature of learned helplessness and stress induced analgesia observed without reexposure to shock. Behavioural Pharmacology,3,117-121.
  • Hunziker, M.H.L., Buonomano, D.V. e Moura, M.D. (1986). Efeito da administração aguda de imipramina sobre o comportamento de ratos.
  • Jackson, R.L., Maier, S.F. e Coon, D.G. (1979). Long-term analgesic effects of inescapable shock and learned helplessness. Science, 206, 91-93.
  • Kametani, H., Nomur, S. e Shimizu, J. (1983). The reversal effect of antidepressants on the escape deficit induced by inescapable shock in rats. Psychopharmacology, 80, 206-208.
  • Lee, R.K.K. e Maier, S. F. (1988). lnescapable shock and attention to internal versus external cues in a water escape discrimination task. Journal of Experimental Psychology: Animal Behavior Process, 14,302-311.
  • Levis, D.J. (1976). Learned helplessness: A reply and a alternative S-R interpretation. Journal of Experimental Psychology: General, 105,47-65.
  • Maier, S.F., Albin, R. W. e Testa, T.J. (1973). Failure to learn to escape in rats previously exposed to inescapable shock depends on nature of escape response. Journal of Comparative and Physiolo- gical Psychology, 85, 581-592.
  • Maier, S.F. e Testa, T.J. (1975). Failure to learn to escape by rats previously exposed to inescapable shock is partly produced by associative interference. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 8, 554-564.
  • Maier, S.F. e Seligman, M.E.P. (1976). Learned helplessness: Theory and evidence. Journal of , Experimental Psychology: General, 105, 3-46.
  • Martin, P., Gozlan, H. e Puech, AJ. (1992). 5-HT3 receptor antagonists reverse the helpless beha- vior in rats. European Journal of Pharmacology, 212,73-78.
  • Mestre, M.B.A. (1996). O desamparo aprendido, em ratos adultos, como função de experiências aversivas incontroláveis na infância. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Navarro, J.I., Gil, M., Lorenzo, J.R., Noval, J., Galiana,J. e Gilbert-Rahola, J. (1984). Implicaciones de los factores no comportamentales en el modelo de desesperanza aprendida. Revista de Analisis del Comportamento, 2, 297-311.
  • Overmier, J.B. e Seligman, M.E.P. (1967). Effects of inescapable shock upon subsequent escape and avoidance responding. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 63, 28-33.
  • Peterson C., Maier, S.F. e Seligman, M.E.P. (1993). Learned Helplessness: A Theory for the Age of Personal Control. New York: Oxford University Press.
  • Petty, F. e Sherman, A.D. (1979). Reversal of learned helplessness by imipramine. Communications in Psychopharmacology, 3,371-373.
  • Rescorla, R.A. and Solomon, R.L. (1967). Two-process learning theory: Relationship between Pavlovian conditioning and instrumental learning. Psychological review, 74, 151-182.
  • Seligman, M .E.P. (1975). Helplessness: On Depression, Development and Death. Freeman: San Francisco.
  • Seligman, M.E.P. e Maier, S.F. (1967). Failure to escape traumatic shock. Journal of Experimental Psychology, 74,1-9.
  • Seligman, M.E.P., Maier, S.F. e Solomon, R.L. (1971). Unpredictable and uncontrollable aversive events. Em E.F. Bush (Ed.). Aversive Conditioning and Learning. New York: Academic Press.
  • Seligman, M.E.P., Rosellini, R.A. e Kozak, M,J. (1975). Learned helplessness in the rat: time course, immunization, and reversibility. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 88,542-547.
  • Sherman, A.D., Sacquitne, J.L. e Petty, F. (1982). Specificity of learned helplessness model of depression. Pharmacology, Biochemestry and Behavior, 16,449-454.
  • Skinner, B.F. (1981). Selection by consequences. Science, 213 (3), 501-504.
  • Steenberger, H.L., Heinsbroek, R.P., Van Haaren, F, e Van de Poli, N.E. (1989). Sex-dependent effects of inescapable shock administration on behavior and subsequent escape performance in rats. Physiology and Behavior, 45,781-787.
  • Weiss, J.M., Glazer, H.I. e Pohorecky, L.A. (1976). Coping behavior and neurochemical changes: An alternative explanation for the original "learned helplessness" experiments. Em G.Serban e A. Kling (Eds). Animal Models in Humam Psychology New York: Plenum Press.
  • Yano, Y. (1996). Desamparo aprendido e "imunização" com diferentes respostas no treino e teste. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Endereço para correspondência:
    Departamento de Psicologia Experimental Instituto de Psicologia
    USP Av. Prof. Mello Moraes, 1721
    CEP 05508-900
    São Paulo, SP
    E-mail:
  • 1
    O conteúdo deste texto baseia-se na conferência apresentada na conferência apresentada no IV Latini Dies,congresso realizado em Guadalajara (México), em 23-26 de fevereiro de fevereiro de 1995.
  • 2
    A autora é pesquisadora do CNPq (processo nº 523612/95-8)
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 1997
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br