Acessibilidade / Reportar erro

Características do bom professor segundo a percepção de estudantes de Psicologia

Characteristics of the "good" teacher according to the perception of Psychology Students

Resumos

O objetivo do presente estudo foi verificar a opinião de estudantes de um curso de Psicologia sobre as características consideradas importantes de um bom professor. Os sujeitos foram 79 alunos, cursando a 3ª série, de ambos os sexos, que foram solicitados a citar-lhe três características. Os resultados indicam que a maioria deles valoriza mais as características de personalidade e do relacionamento entre professor e aluno, do que as ligadas ao aspecto profissional propriamente dito, como conhecimentos gerais e específicos, por exemplo. As características mais citadas promovem a imagem de um professor interessado, preocupado com os alunos, simpático, bem-humorado, dinâmico e flexível.

opiniões; conceito de "bom professor"; personalidade; relacionamento; interação professor-aluno


The objective ofthis study is to investigate the oppinions of psychology students in terms ofwhat are considered to be the important characteristics of a good teacher. The subjects consisted of 79 third year psychology students, of both sexes, who were asked to cite three characteristics. The results indicate that the majority ofthe subjects attribute greater value to the characteristics of personality and the teacher-student relationship, than to actual professional characteristics such as, for example, the levei of specific and general knowledge. The most commonly cited characteristics support the image of an interest teacher, concemed with the student, likable, good natured, dynamic and flexible.

opinion; concept of "good teacher"; personality; relationship; teacher-student interaction


ARTIGO

Características do bom professor segundo a percepção de estudantes de Psicologia

Characteristics of the "good" teacher according to the perception of Psychology Students

Luiza Helena Albertini Padula Trombeta1 Endereço para correspondência: Rua Gil Vicente, 88 Parque Taquaral CEP 13087-030. Campinas. SP

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Rua Gil Vicente, 88 Parque Taquaral CEP 13087-030. Campinas. SP

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi verificar a opinião de estudantes de um curso de Psicologia sobre as características consideradas importantes de um bom professor. Os sujeitos foram 79 alunos, cursando a 3ª série, de ambos os sexos, que foram solicitados a citar-lhe três características. Os resultados indicam que a maioria deles valoriza mais as características de personalidade e do relacionamento entre professor e aluno, do que as ligadas ao aspecto profissional propriamente dito, como conhecimentos gerais e específicos, por exemplo. As características mais citadas promovem a imagem de um professor interessado, preocupado com os alunos, simpático, bem-humorado, dinâmico e flexível.

Palavras-chave: opiniões, conceito de "bom professor", personalidade, relacionamento, interação professor-aluno.

ABSTRACT

The objective ofthis study is to investigate the oppinions of psychology students in terms ofwhat are considered to be the important characteristics of a good teacher. The subjects consisted of 79 third year psychology students, of both sexes, who were asked to cite three characteristics. The results indicate that the majority ofthe subjects attribute greater value to the characteristics of personality and the teacher-student relationship, than to actual professional characteristics such as, for example, the levei of specific and general knowledge. The most commonly cited characteristics support the image of an interest teacher, concemed with the student, likable, good natured, dynamic and flexible.

Keywords: opinion, concept of "good teacher", personality, relationship, teacher-student interaction.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Doutoranda em Psicologia Escolar do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia, Pontificia Universidade Católica de Campinas, bolsista CNPq.

  • Del Prette, A. e DeI Prette Z. (1994). Interações sociais em sala de aula: representações do professor. Anais do XVIl International School Psychology Colloquium e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar, pp. 426 - 430 .
  • Duran, A. P. (1992). O enfoque da interação social: contribuições à escola. Anais do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, pp. 115 - 117.
  • Gil, M.S.C. de A. (1992). Interação professor aluno:um processo e seus produtos. Anais do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, pp. 122- 124.
  • Khouri, Y.G. e col. (1984). Psicologia Escolar, EPU, 1.
  • Machado, V.L.S. (1987). Aprendizagem e interação professor - aluno. 111: G.P. Witter e J.F.B. Lomô- naco. Psicologia da aprendizagem/aplicações na escola, EPU, 9(3): 15-35.
  • Endereço para correspondência:
    Rua Gil Vicente, 88
    Parque Taquaral
    CEP 13087-030.
    Campinas. SP
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Ago 1997
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br