Acessibilidade / Reportar erro

Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter

Children with a schoollearning disabilities: assessment by mothers using the Rutter Child Behavior Scale-A2

Resumos

Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.

baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2


With the aim of clarifying the association between behavioral / emotional problerns and school underachievement, two studies were conducted with the Rutter Child Behavior Scale - A2 (CBS) In Study 1, CBS was applied to 200 mothers, each one with a child who had been referred to a university child guidance clinic for psychological aid by virtue of school learning problerns; sex differences were investigated. In Study 2, seventy-four children in three groups were assessed through CBS: 1. Children with school learning problems and presumed educable mental retardation; 2. Children with schoollearning problems and presumed normal intelligence; 3. Children with good school performance. Results showed a high proportion of children who, according to CBS score, were in need of psychological help. Mothers reported more internalized problerns in girls and more immature behaviors in children presumed to be mentally retarded. Trends detected by earlier interview researches were confirmed by CBS.

school underachievement; behavior problerns; Child Behavior Scale - A2


ARTIGO

Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter

Children with a schoollearning disabilities: assessment by mothers using the Rutter Child Behavior Scale-A2

Edna Maria MarturanoI; Vera Lúcia Casari ParreiraII; Selma Aparecida Geraldo BenzoniIII

IFaculdade de Medicina de Ribeirão Preto/ USP

IIHospital das Clínicas de Ribeirão Preto

IIIMestrado em Saúde Mental da FMRP/USP

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Edna Maria Marturano: FMRP/USP Curso de Pós-graduação em Saúde Mental Av. 9 de Julho, 980 CEP, 14025-000. Ribeirão Preto. SP.

RESUMO

Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.

Palavras-chave: baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2.

ABSTRACT

With the aim of clarifying the association between behavioral / emotional problerns and school underachievement, two studies were conducted with the Rutter Child Behavior Scale - A2 (CBS) In Study 1, CBS was applied to 200 mothers, each one with a child who had been referred to a university child guidance clinic for psychological aid by virtue of school learning problerns; sex differences were investigated. In Study 2, seventy-four children in three groups were assessed through CBS: 1. Children with school learning problems and presumed educable mental retardation; 2. Children with schoollearning problems and presumed normal intelligence; 3. Children with good school performance. Results showed a high proportion of children who, according to CBS score, were in need of psychological help. Mothers reported more internalized problerns in girls and more immature behaviors in children presumed to be mentally retarded. Trends detected by earlier interview researches were confirmed by CBS.

Keywords: school underachievement; behavior problerns; Child Behavior Scale - A2.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

Barbosa,J. I. e Silvares, E. F. (1994) - Uma caracterização preliminar das clínicas-escola de Fortaleza. Estudos de Psicologia, 11,50-56.

Boyle, M. H. e Jones, S. C. (1985) Selecting measures of emotional and behavioral disorders of childhood for use in general populations. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 26, 137- 159.

Cohen, S. e Wills, T. A. (1985) Stress, social support, and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, 2, 3 10-357.

Degani, I. C. C. e Marturano, E. M. (1994) Dificuldades de aprendizagem: estudo de seguimento 2º Ciclo de Estudos em Saúde Mental, Resumos. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, 11.

Graminha, S. S. V. (1992) Problemas emocionais/ comportamentais e nível de escolaridade da criança. Resumos de Comunicações Científicas da XXII Reunião Anual de Psicologia da SP RP, 22.

Graminha, S. S. V. (1994ª) A Escala Comportamental Infantil de Rutter A2: estudos de adaptação e fidedignidade. Estudos de Psicologia, 11,34-42.

Graminha, S. S. V. (1994b) Problemas emocionais/comportamentais em uma amostra de escolares; incidência em função do sexo e idade. Psico, 25(1),49-74.

Graminha, S. S. V. e Coelho, W. F. (1994) Problemas emocionais / comportamentais em crianças que necessitam ou não de atendimento psicológico ou psiquiátrico. Comunicações Científicas da.XXIV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 263.

Graminha, S. S. e Martins, M. A.(1994) - Procura de atendimento psicológico para crianças: características da problemática relatiada pelos pais. Psico, 25(2),53-79.

Hinshaw, S. P. (1992) Externalizing behavior problems and academic underachievement in childhood and adolescence: causal relationships and underlying mechanisms. Psychological Bulletin, 111, 127-155.

Lipp, M. N. e Romano, A. S. P. (1987) - O stress infantil. Estudos de Psicologia, 4, 43-49.

Loureiro, S. R.; Marturano, E. M.; Linhares, M. B. M.; Machado, V. L. S.; e Silva, R. A. (1994). Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação psicológica através da técnica gráfica Arquivos Brasileiros de Psicologia, 46, 161-182.

Magna, J. M. (1997) - Condições de desenvolvimento antecedentes à entrada na 1ª série, em crianças com atraso escolar. Dissertação de Mestrado, USP-FMRP, 1997.

Martin, R. P.(1994) - Child temperament and common problems in schooling: hypotheses about causal connections. Journal of School Psychology,32,119-134.

Marturano, E. M.; Linhares, M. B. M. e Parreira, V. L. C. Problemas emocionais e comportamentais associados a dificuldadesna aprendizagem escolar. Medicina Ribeirão Preto, 26, 161-175.

Marturano, E. M., Magna, 1. M. e Murtha, P. C. (1992) - Contribuição ao diagnóstico da dificuldades de aprendizagem escolar. Psicopedagogia, 11,7-15.

Marturano, E. Mo; Loureiro, S. R.; Linhares, M. B. M. e Machado, V. L. S. (1997) - A avaliação psicológica pode fornecer indicadores de problemas associados a dificuldades escolares? Estudos em Saúde Mental - 1997. Ribeirão Preto, FMRP/ CPG em Saúde Mental, 11-48 .

Parreira, V. L. C. (1995) Problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar, segundo o relato das mães. Dissertação de Mestrado, USP.

Santos, M. A. (1990) Caracterização da clientela de uma clínica psicológica da Prefeitura de São Paulo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 42, 79-94.

Apoio financeiro: FAPESP; CNPq.

  • Barbosa,J. I. e Silvares, E. F. (1994) - Uma caracterização preliminar das clínicas-escola de Fortaleza. Estudos de Psicologia, 11,50-56.
  • Boyle, M. H. e Jones, S. C. (1985) Selecting measures of emotional and behavioral disorders of childhood for use in general populations. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 26, 137- 159.
  • Cohen, S. e Wills, T. A. (1985) Stress, social support, and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, 2, 3 10-357.
  • Degani, I. C. C. e Marturano, E. M. (1994) Dificuldades de aprendizagem: estudo de seguimento 2º
  • Graminha, S. S. V. (1992) Problemas emocionais/ comportamentais e nível de escolaridade da criança. Resumos de Comunicações Científicas da XXII Reunião Anual de Psicologia da SP RP, 22.
  • Graminha, S. S. V. (1994ª) A Escala Comportamental Infantil de Rutter A2: estudos de adaptação e fidedignidade. Estudos de Psicologia, 11,34-42.
  • Graminha, S. S. V. (1994b) Problemas emocionais/comportamentais em uma amostra de escolares; incidência em função do sexo e idade. Psico, 25(1),49-74.
  • Graminha, S. S. e Martins, M. A.(1994) - Procura de atendimento psicológico para crianças: características da problemática relatiada pelos pais. Psico, 25(2),53-79.
  • Hinshaw, S. P. (1992) Externalizing behavior problems and academic underachievement in childhood and adolescence: causal relationships and underlying mechanisms. Psychological Bulletin, 111, 127-155.
  • Lipp, M. N. e Romano, A. S. P. (1987) - O stress infantil. Estudos de Psicologia, 4, 43-49.
  • Loureiro, S. R.; Marturano, E. M.; Linhares, M. B. M.; Machado, V. L. S.; e Silva, R. A. (1994). Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação psicológica através da técnica gráfica Arquivos Brasileiros de Psicologia, 46, 161-182.
  • Magna, J. M. (1997) - Condições de desenvolvimento antecedentes à entrada na 1ª série, em crianças com atraso escolar. Dissertação de Mestrado, USP-FMRP,
  • Martin, R. P.(1994) - Child temperament and common problems in schooling: hypotheses about causal connections. Journal of School Psychology,32,119-134.
  • Marturano, E. M.; Linhares, M. B. M. e Parreira, V. L. C. Problemas emocionais e comportamentais associados a dificuldadesna aprendizagem escolar. Medicina Ribeirão Preto, 26, 161-175.
  • Marturano, E. M., Magna, 1. M. e Murtha, P. C. (1992) - Contribuição ao diagnóstico da dificuldades de aprendizagem escolar. Psicopedagogia, 11,7-15.
  • Marturano, E. Mo; Loureiro, S. R.; Linhares, M. B. M. e Machado, V. L. S. (1997) - A avaliação psicológica pode fornecer indicadores de problemas associados a dificuldades escolares? Estudos em Saúde Mental - 1997. Ribeirão Preto, FMRP/ CPG em Saúde Mental, 11-48 .
  • Parreira, V. L. C. (1995) Problemas de comportamento em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar, segundo o relato das mães. Dissertação de Mestrado, USP.
  • Santos, M. A. (1990) Caracterização da clientela de uma clínica psicológica da Prefeitura de São Paulo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 42, 79-94.
  • Endereço para correspondência:

    Edna Maria Marturano:
    FMRP/USP
    Curso de Pós-graduação em Saúde Mental
    Av. 9 de Julho, 980
    CEP, 14025-000.
    Ribeirão Preto. SP.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 1997
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br