Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.
baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2