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Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pré-escolares

Elaboration and evaluation of a program of infantile recreational games for the teaching of concepts to preschool-children

Resumos

Os objetivos deste estudo foram os de investigar a influência de um programa de jogos recreativos infantis sobre a aprendizagem de conceitos básicos em pré-escolares e verificar sua generalização para a situação de sala de aula. Foram sujeitos 40 crianças de três a cinco anos de idade. O delineamento utilizado foi de pré-teste, treinamento, pós-teste e teste de generalização. No pré e no pós-teste foi utilizado o Teste de Conceitos Básicos de Boehm. No pré-teste, os alunos tinham maior domínio dos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de tempo, mistura e quantidade. Após o treino, os melhores desempenhos ocorreram nos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de quantidade, tempo e mistura. A análise estatística apontou a eficiência da aplicação do programa de jogos recreativos infantis para o domínio e a generalização dos conceitos treinados. Os dados foram discutidos com base em um referencial cognitivista de aprendizagem.

Formação de Conceitos; Jogos; Pré-Escola; Psicomotor


The purposes of this study were to investigate the intluence of a program of infantile recreational games on the learning ofbasic concepts by preschool children and to verify its generalization in the classroom. Forty pupils with age varying from three to five years were subject of this study. The delineation used was pre-test, training, post-test and generalization test. In the pre and post-tests, it was used the Test of Basic Concepts of Boehm. In the pre-test the pupils had a greater command of the concepts related to the areas of space, followed by those oftime, mixture and quantity. After the training, the best performance occurred with the concepts related to the areas of space, followed by those of quantity, time and mixture. The statistic analysis pointed out to the efficiency of the application of the infantile games program in order to acquire command and generalization ofthe drilled concepts. The data were examined under a referencial cognitivist learning basis.

Concepts Formation; Games; Preschool; Psychomotor


ARTIGO

Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pré-escolares* * Este artigo constitui uma versão resumida da Tese de Doutorado elaborada pelo autor, defendida na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1996, sob orientação da Prof a Dr a Anita Liberalesso Neri. 1 Professor no Instituto de Psicologia e na Faculdade de Educação Físicada PUC-Campinas.

Elaboration and evaluation of a program of infantile recreational games for the teaching of concepts to preschool-children

João Serapião de Aguiar1 Endereço para correspondência: Rua Marechal Deodoro, 1099 CEP 13020- 904 Campinas, SP.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Rua Marechal Deodoro, 1099 CEP 13020- 904 Campinas, SP.

RESUMO

Os objetivos deste estudo foram os de investigar a influência de um programa de jogos recreativos infantis sobre a aprendizagem de conceitos básicos em pré-escolares e verificar sua generalização para a situação de sala de aula. Foram sujeitos 40 crianças de três a cinco anos de idade. O delineamento utilizado foi de pré-teste, treinamento, pós-teste e teste de generalização. No pré e no pós-teste foi utilizado o Teste de Conceitos Básicos de Boehm. No pré-teste, os alunos tinham maior domínio dos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de tempo, mistura e quantidade. Após o treino, os melhores desempenhos ocorreram nos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de quantidade, tempo e mistura. A análise estatística apontou a eficiência da aplicação do programa de jogos recreativos infantis para o domínio e a generalização dos conceitos treinados. Os dados foram discutidos com base em um referencial cognitivista de aprendizagem.

Palavras-chave: Formação de Conceitos, Jogos, Pré-Escola, Psicomotor.

ABSTRACT

The purposes of this study were to investigate the intluence of a program of infantile recreational games on the learning ofbasic concepts by preschool children and to verify its generalization in the classroom. Forty pupils with age varying from three to five years were subject of this study. The delineation used was pre-test, training, post-test and generalization test. In the pre and post-tests, it was used the Test of Basic Concepts of Boehm. In the pre-test the pupils had a greater command of the concepts related to the areas of space, followed by those oftime, mixture and quantity. After the training, the best performance occurred with the concepts related to the areas of space, followed by those of quantity, time and mixture. The statistic analysis pointed out to the efficiency of the application of the infantile games program in order to acquire command and generalization ofthe drilled concepts. The data were examined under a referencial cognitivist learning basis.

Keywords: Concepts Formation, Games, Preschool, Psychomotor.

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  • Endereço para correspondência:
    Rua Marechal Deodoro, 1099
    CEP 13020- 904
    Campinas, SP.
  • *
    Este artigo constitui uma versão resumida da Tese de Doutorado elaborada pelo autor, defendida na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1996, sob orientação da Prof
    a Dr
    a Anita Liberalesso Neri.
    1
    Professor no Instituto de Psicologia e na Faculdade de Educação Físicada PUC-Campinas.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Ago 1997
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