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O tipo de motivação importa para a preparação da faculdade

Resumo

Utilizando a Teoria da Autodeterminação, as relações entre motivação (autônoma e controlada), autoeficácia acadêmica, ansiedade de teste, satisfação com a vida e desempenho acadêmico foram estudadas em um grupo de alunos pré-universitários de Lima-Peru. Foram avaliados 252 alunos de ambos os sexos com idade entre 16 e 30 anos (Média = 17,69). A análise correlacional mostrou as associações esperadas entre as variáveis, e a análise da trajetória mostrou conformidade com as hipóteses propostas, uma vez que a autoeficácia acadêmica mediou a relação entre motivação autónoma, desempenho acadêmico e satisfação com a vida e, por sua vez, a ansiedade de teste mediou a relação entre motivação controlada e desempenho acadêmico e satisfação com a vida. São discutidas as implicações dos resultados empíricos na perspectiva da educação pré-universitária no Peru.

Palavras-chave
Adolescente; Ansiedade; Motivação; Satisfação pessoal; Autoeficácia

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