Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco e proteção para o desenvolvimento do estresse na Polícia Rodoviária Federal

Resumo

Objetivo:

O presente estudo objetivou identificar os fatores de risco e proteção para o desenvolvimento de estresse numa amostra aleatória e estratificada de policiais rodoviários federais do estado de São Paulo (N = 202).

Método:

Utilizou-se os seguintes instrumentos: Questionário Geral (variáveis sociodemográficas e ocupacionais) e Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL). A razão de prevalência foi utilizada como medida de associação, e as variáveis independentes foram organizadas em 8 modelos e inseridas em um modelo de regressão logística.

Resultados:

Foi encontrada a prevalência de estresse de 43,1% (95% IC = 36,2–50,0), com a maioria da amostra na fase de resistência (82,7%). Os fatores relacionados ao estresse foram lazer, formação acadêmica, grau de satisfação com o trabalho, remuneração incompatível, ideação suicida, insônia, falta de treinamento e conflito trabalho-família.

Conclusão:

Conclui-se que os resultados podem influenciar em ações que visem controlar o estresse.

Palavras-chave
Estudos transversais; Polícia; Fatores de proteção; Fatores de risco

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br