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Psicologia Escolar e estudantes de terceira idade: algumas questões sobre produção científica

School psychology and third-age students: some questions about scientific production

Resumos

A educação permanente para idosos vem sendo oferecida principalmente por um número crescente de Universidades da Terceira Idade. Apesar disso, os psicólogos escolares parecem pouco atentos a esses aprendizes. Neste artigo são examinadas algumas hipóteses que possam explicar a falta de estudos teóricos e pesquisas sobre estudantes mais velhos: (a) pouca literatura nacional disponível sobre esse tema específico; (b) falta de consenso quanto a definições do sujeito do processo educativo; (c) dificuldades em estabelecer objetivos educacionais, e (d) em avaliar a adequação desses objetivos ao atendimento de necessidades e interesses potencialmente diversos de grupos etários muito variados.

educação permanente; psicologia escolar; terceira idade


Permanent education for the elderly is being mostly of fered by an increasing number of Universities of the Third Age. Nevertheless, school psycologists seem unaware of older learners. Some hypothesis that might explain the lack of theoretical studies and research focusing aged students are examined in this article: (a) a reduced amount of avaiable national literature on this specific matter; (b) disagreements on definitions regarding the subject of the educational process; (c) difficulties in establishing educational objectives, and (d) in assessing the fitness of these objectives in addressing potentially diverse needs and interests of a wide range of age groups.

permanent education; school psycology; third age


ARTIGO

Psicologia Escolar e estudantes de terceira idade: algumas questões sobre produção científica

School psychology and third-age students: some questions about scientific production

Regina Maria Prado Leite Erbolato1 1 Doutoranda pela CAPES.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 90 I Apto 21 Jardim Proença CEP 13095-000 Fone/fax (O 19) 251-7260 Campinas, SP E-mail: erbolato@correionet.com.br

RESUMO

A educação permanente para idosos vem sendo oferecida principalmente por um número crescente de Universidades da Terceira Idade. Apesar disso, os psicólogos escolares parecem pouco atentos a esses aprendizes. Neste artigo são examinadas algumas hipóteses que possam explicar a falta de estudos teóricos e pesquisas sobre estudantes mais velhos: (a) pouca literatura nacional disponível sobre esse tema específico; (b) falta de consenso quanto a definições do sujeito do processo educativo; (c) dificuldades em estabelecer objetivos educacionais, e (d) em avaliar a adequação desses objetivos ao atendimento de necessidades e interesses potencialmente diversos de grupos etários muito variados.

Palavras-chave: educação permanente, psicologia escolar, terceira idade.

ABSTRACT

Permanent education for the elderly is being mostly of fered by an increasing number of Universities of the Third Age. Nevertheless, school psycologists seem unaware of older learners. Some hypothesis that might explain the lack of theoretical studies and research focusing aged students are examined in this article: (a) a reduced amount of avaiable national literature on this specific matter; (b) disagreements on definitions regarding the subject of the educational process; (c) difficulties in establishing educational objectives, and (d) in assessing the fitness of these objectives in addressing potentially diverse needs and interests of a wide range of age groups.

Keywords: permanent education, school psycology, third age.

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Referências Bibliográficas

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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Ago 1997
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