Resumo
O estudo teve como objetivo elaborar dois programas de intervenção para a compreensão de leitura, sendo um para textos narrativos e outro para textos expositivos, para aplicação em sala de aula pelos professores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A investigação buscou também verificar a aplicabilidade dos programas junto aos alunos. Participaram da pesquisa 143 escolares de três turmas do Ensino Fundamental I (3o, 4o e 5o anos). Os escolares foram avaliados pré e pós-aplicação dos programas. Houve diferenças significantes nas respostas das perguntas inferenciais de macroestrutura sobre os textos narrativos nos três grupos estudados e, para o grupo do 5º ano, nos textos expositivos, com desempenho superior dos escolares submetidos aos programas. As estratégias dos programas informativos se mostraram mais eficazes quando utilizadas para a leitura dos textos narrativos em comparação à leitura de textos expositivos, o que aponta a necessidade de revisão das estratégias utilizadas, em estudos futuros.
Palavras-chave:
Compreensão; Educação; Leitura; Habilidades para leitura