Resumo
Este trabalho analisou as representações sociais sobre o uso de bebidas alcoólicas por adolescentes (N = 386; Midade = 15,6; DP = 1,94), com base na Teoria das Representações Sociais. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Drug Use Screening Inventory e Questionário de Evocação de Palavras. A representação social foi avaliada a partir de análises prototípicas e de similitude, com base na Teoria da Representação Social e na Teoria do Núcleo Central, enquanto os demais dados foram analisados a partir de testes descritivos e inferenciais. Os dados indicaram que 45,0% dos adolescentes haviam consumido bebidas alcoólicas no mês anterior à coleta de dados, sendo 24,5% deles com certa regularidade, correspondente a mais que três vezes no mês. Em relação às representações sociais, observou-se que as palavras “cerveja” e “festa” foram as mais evocadas (p < 0,05). O consumo de álcool foiconsiderado um comportamento social aceitável, estando associado com pensamentos positivos e com características socializadoras entre os pares (p < 0,01).
Palavras-chave
Adolescentes; Álcool etílico; Abuso de álcool; Representação social