Resumo
O adolescente em situação de vulnerabilidade social demanda dos pais, professores e da sociedade um cuidado que o proteja dos riscos adicionais aos quais está exposto, sem que o desenvolvimento de sua autonomia seja comprometido. Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar elaborações imaginativas de 30 professores sobre a adolescência, utilizando a Narrativa Interativa como recurso investigativo. O material narrativo foi analisado interpretativamente em busca dos sentidos afetivo-emocionais subjacentes às elaborações dos participantes, resultando nos campos de sentido: “Não façam da adolescência um bicho de sete cabeças” e “Adolescência: sinal de perigo”. Para além das questões pedagógicas, os participantes manifestaram dificuldade para lidar com questões próprias ao desenvolvimento emocional do adolescente, oscilando entre concepções estereotipadas e uma postura empática diante da imaturidade que é própria da idade. Conclui-se que os professores vivenciam sentimentos ambivalentes em relação aos alunos, assumindo desde uma postura autoritária até aceitação do conflito adolescente como natural nessa etapa do desenvolvimento.
Palavras-chave:
Adolescência; Família; Psicologia; Vulnerabilidade social