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Avaliação simultânea de habilidades sociais e problemas de comportamento: escolaridade e gênero

Resumo

Objetivou-se comparar as habilidades sociais de crianças pré-escolares e escolares considerando grupos diferenciados por problemas de comportamento e gênero, tendo por referência as avaliações de pais e professores. Participaram crianças de ambos os sexos, 194 avaliadas por pais/cuidadores primários e 294 por professores, dos períodos pré-escolar e escolar. Os resultados indicaram que para pais e professores as crianças sem problemas são mais habilidosas, tanto na pré-escola como na idade escolar. O gênero das crianças diferenciou o repertório de habilidades sociais, segundo os pais, para escolares. Para os professores, em ambos os períodos escolares as meninas foram mais habilidosas e, para pais e professores, os meninos apresentaram mais problemas de comportamento. Esses dados têm implicações para procedimentos de avaliação e intervenção.

Palavras-chave:
Problemas de comportamento; Pré-escolar; Habilidades sociais; Estudantes

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