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Medidas do comportamento organizacional: por que não usamos big data e analytics?

Resumo

A análise de custo-benefício entre generalidade, precisão e realismo guia escolhas metodológicas em comportamento organizacional. Estas foram sistematicamente revistas em artigos e livros (1996-2017) brasileiros com o objetivo de responder à pergunta: por que não há estudos em comportamento organizacional no Brasil que usem big data ou analytics? Dentre 1.062 artigos com relatos de pesquisa sobre comportamento organizacional publicados em 19 periódicos de Psicologia e Administração, 68% empregaram escalas e apenas 10% a observação. A observação foi muito frequentemente adotada de forma não estruturada e servindo de suporte a outros métodos. O foco foi no “falar” e não no “fazer”. Big data e analytics têm o potencial para atingir ao mesmo tempo a generalidade, a precisão e o realismo e podem abrir o caminho para novas conclusões, sendo talvez capaz de transformar a investigação em comportamento organizacional.

Palavras-chave
Técnicas de observação do comportamento; Análise multivariada; Técnicas; medidas; equipamentos de medição

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