Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying: revisão sistemática da literatura internacional

A revisão sistemática foi realizada em 2011, visando levantar artigos referentes aos indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying. Selecionaram-se 165 artigos indexados nas bases Web of Science, PsycInfo, Redalyc, Dialnet e Eric. As variáveis de análise foram: frequências por periódico, ano, país, autoria e indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying. O "International Journal of Psychology" e "Psychological Therapy" evidenciaram o maior percentual de publicações (8,7%); o ano de 2010, o maior número de indexações (51,0); e Espanha (33,9%) e Estados Unidos da América (23,6%), os países com mais artigos. Em relação aos indicadores de efetividade dos programas para situações de bullying, constatou-se que 30,9% dos artigos consideraram fundamental a capacitação docente; 26,11%, a necessidade de conscientização sobre o fenômeno; e 23,6%, o suporte individual e/ou coletivo para os alunos como elementos de maior impacto e eficácia na intervenção em situações de bullying.

Adolescente; Bullying; Criança; Intervenção


Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br