Acessibilidade / Reportar erro

Entre a caridade, a filantropia e os direitos sociais: representações sociais de trabalhadoras do care1 1 Trabalho do care é um conceito sociológico e abordagem importante nos estudos da Sociologia do Trabalho e Psicologia Social do Trabalho, que se refere a todo trabalho que envolve cuidar do outro com implicações subjetivas para quem trabalha (babá, enfermeira, empregadas domésticas e até prostituição, por exemplo). Difere do conceito de cuidado, termo mais utilizado pela área da saúde, especialmente a Enfermagem (cuidado, cuidados paliativos, cuidados preventivos, etc.), que não trata das implicações subjetivas do trabalho para o trabalhador e remete mais diretamente à tecnologia envolvida no cuidado em saúde.

Between charity, philanthropy, and social rights: Social representations of female care workers

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais de cuidadoras, sobre o trabalho de cuidado, em um serviço de acolhimento institucional para crianças e jovens. Com base na noção de trabalho do care e na Teoria das Representações Sociais, foram identificados os dispositivos legais e as políticas que regulam o funcionamento cotidiano da instituição, buscando compreender como está configurado o trabalho das cuidadoras, os significados que elas atribuem ao trabalho e a forma como o realizam em relação aos seus sentimentos e motivações. Ancoradas na identidade e nas habilidades consideradas tipicamente femininas e culturalmente difundidas na sociedade, as representações das cuidadoras apontam as contradições do trabalho de cuidado nos abrigos institucionais, cuja trama subjetiva intrínseca tanto lhe é essencial quanto pode colidir com as normas que o regulamentam e, ainda, reproduzir um modelo de divisão do trabalho que estabelece conexão direta entre cuidado e gênero feminino.

Palavras-chave:
Assistência social; Política social; Psicologia social; Serviço social

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br