Acessibilidade / Reportar erro

O estilo interativo materno na leitura compartilhada: construção de um sistema de avaliação por categorias

Resumo

O modo como a mãe interage com a criança é o estilo interativo materno, e vem sendo estudado no contexto de leitura compartilhada. Este trabalho buscou construir um sistema de avaliação do estilo interativo na leitura compartilhada, por meio de categorias de comportamento. Categorias foram propostas a partir de trabalhos prévios e testadas empiricamente. Participaram do estudo 52 díades. As mães tinham em média 35,70 (±6,13) anos; e as crianças, de 22 a 76 meses (Média = 48,59; Desvio Padrão = 17,88). As díades foram filmadas em interação de leitura, e os vídeos posteriormente analisados. Foram feitas análises de concordância (coeficientes de correlação intraclasse) entre observadores a fim de testar as categorias. A maioria das categorias apresentou concordância boa ou excelente, indicando serem bem construídas e descritas. Acredita-se que o sistema pode ser útil em trabalhos futuros que investiguem a relação do estilo interativo materno na leitura compartilhada com outros fatores.

Palavras-chave
Relação pai-criança; Relação mãe-filho; Leitura

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br