Resumo
A autorregulação emocional é a habilidade de moderar a atenção e os comportamentos provindos de diferentes circunstâncias e eventos e está associada à adaptação humana saudável. O presente trabalho buscou evidências de validade baseadas na estrutura interna das Escalas de Autorregulação Emocional-Adulto e Infantojuvenil e seus índices de confi abilidade. A versão adulta foi respondida por 802 adultos e a infantojuvenil por 600 crianças e adolescentes. A solução com quatro fatores foi a mais adequada nas duas versões. Foram encontrados os fatores externalização de agressividade (versão adulto) e avaliação da experiência (versão infantojuvenil) e três fatores (estratégias de enfrentamento adequadas, pessimismo e paralisação) com nomenclaturas semelhantes nas duas escalas. Os índices de confiabilidade variaram entre 0,69 e 0,98 (versão adulto) e 0,91 e 0,95 (versão infantojuvenil). As cargas fatoriais foram superiores a 0,50, explicando 62,7% (versão adulto) e 64,2% (versão infantojuvenil) da variância total. Os resultados são discutidos à luz da literatura.
Palavras-chave
Estados emocionais; Psicometria; Avaliação psicológica; Estresse; Bem-estar subjetivo