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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 15, Número: 3, Publicado: 1998
  • Configuração adaptativa e o nível de maturidade dos mecanismos de defesa

    Yoshida, Elisa Mediei Pizão; St -Amand, Patriee; Lépine, Valérie; Bouehard, Mare-André

    Resumo em Português:

    Dentre os recursos que o Ego possui para garantir a estabilidade adaptativa, destacam-se os mecanismos de defesa. Este conceito teórico inspirou a presente pesquisa, que procurou determinar as relações entre uma medida da configuração adaptativa de sujeitos que buscavam psicoterapia psicanalítica e os níveis de maturidade dos mecanismos de defesa. Duas escala, desenvolvidas a partir da experiência clínica, foram utilizadas: Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada - EDAO e Defense Mechanisms Rating Scales - DMRS. De um total de 36 sujeitos, previamente avaliados com a EDAO, selecionou-se 20 apresentando adaptação estável. 10 eram adaptados não eficaz moderados e 10 não eficaz severos. Quando se considerou as defesas em função do nível de maturidade, verificou-se que os dois grupos se diferenciavam em função do emprego das defesas dos níveis extremos de maturidade.Os níveis intermediários não se mostraram discriminativos. Correlações significantes foram observadas entre os escores globais das duas escalas.

    Resumo em Inglês:

    Among the Ego-owned resources to garantee the adaptive stability, stand out the defense mechanisms. This theoretical concept instilled the present research which tried to determine the relations between a measure of adaptive configuration of subjects who sought for psychoanalytic psychotherapy and the maturity levels of the defense mechanisms used. For this, two scales developed from clinical experience, were employed: Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada - EDAO and Defense Mechanisms Rating Scales - DMRS.Out of 36 subjectspreviously assessed by means ofthe EDAO, 20 presenting stable adaptation were selected. 10 ofthem were moderately adapted and 10 severely adapted. On considering the defenses in terms ofthe maturity levei it was observed that both groups differentiated due to the employment of the defenses in relation to those extreme maturity levels. The intermediate levels did not prove to be discriminating. Significant correlations were observed between the global scores ofboth scales.
  • Sintomas de stress na rede pública de ensino

    Tanganelli, Maria do Sacramento L.; Lipp, Marilda E. Novaes

    Resumo em Português:

    O Inventário de Sintomas de Stress Infantil (I.S.S.I. ) foi administrado a 158 alunos de 1ª a 4ª série das escolas de periferia da rede pública de ensino da cidade de Americana, com o objetivo de averiguar o nível de stress dos escolares. A população foi dividida em 2 grupos de alunos, fortes e fracos, de acordo com os critérios das professoras. A amostra de alunos fracos apresentou maior sintomatologia de stress com predominância de sintomas cognitivos.

    Resumo em Inglês:

    The Stress Symptom Inventory for Children (ISSI) was applied to 158 children, grades one trough four in a public school attending a low income neighborhood in the city of Americana, in São Paulo, Brazil. The objective was to survey the stress levei in the public school students. The sample was divided into two groups composed by either high or low achievers, according to the teacher's evaluations. The academically weak students showed greater number of stress symptoms than te others. Most symptoms were of a psychological nature.
  • Representações sociais de crianças acerca da sua realidade escolar

    Chaves, Antonio Marcos; Barbosa, Márcio Ferreira

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de identificar e descrever como alunos de escolas públicas do ensino de primeiro grau representam o ambiente escolar e qual o significado social que a escola adquire no contexto de vida dessas crianças, foram realizadas dezenove entrevistas com crianças, de oito a quatorze anos de idade, que freqüentam escolas públicas do ensino de primeiro grau de Salvador, Bahia. A hipótese diretriz baseou-se no pressuposto de que os padrões de avaliação de um indivíduo sobre o ambiente participam na determinação das formas de interação com o mesmo. Os depoimentos obtidos foram submetidos a uma análise temática de conteúdo, a partir da qual foram construídas 7 categorias de análise. Os resultados indicaram que estas crianças, oriundas de camadas populares, valorizam a escola, pois se apresentam perfeitamente integradas ao espaço escolar e à realidade de escolarização.

    Resumo em Inglês:

    Taking into account the social representations that children have about their school environment, interviews were done with 19 children ofelementary schoollevel, with age from 8 to 14 years old, in the city ofSalvador, Bahia, Brazil. The hypothesis were that the standards of assessment of one individual about the environment interfere in the ways of interaction with the environment. The interviewer asked each child to report what thought was important about school environment and activities. Content analysis of the child reports, showed 7 significant categories of analysis. The results showed that children, arising from poor group, valorize the school, because display a perfect integration to the scholar space and to the schooling reality.
  • Formação à informatica em Campinas: elementos e reflexões

    Rosado, Eliana Martins da Silva

    Resumo em Português:

    Como formar à informática é problemática perseguida por pesquisadores e docentes na atualidade. O presente estudo teve por objetivos: a) avaliar o tipo de formação à informática oferecida por escolas especializadas em Campinas; b) explorar o espaço do vídeo dentro desta formação, articulado ao conceito de aprendizagem expresso nas representações sociais dos coordenadores desses cursos. Um questionário (questões abertas e fechadas) foi respondido individualmente por oito representantes de escolas. Principais resultados: quanto à estrutura das formações, dois grupos de escolas se destacaram; a) aquelas que ofereciam formações sobre informática de escritório (57% da amostra); b) estabelecimentos com formação menos orientada (uso de programas e programação, 43% da amostra), podendo haver populações-alvo (jovens ou adultos, 72% da amostra). O modelo implícito de aprendizagem subjacente não revelou um conjunto conceitual marcante dentro do qual o recurso ao vídeo poderia se claramente articulado, sendo distribuídas as dimensões entre ênfase na ação do aluno (37% do total de argumentos recolhidos), em seus pré-requisitos para a formação (32% dos argumentos) e métodos de ensino (32% dos argumentos). Conclusões: paradoxalmente, numa formação para a qual a prática com o computador é vista como fundamental, parece haver uma pré-disposição desses docentes para o ingresso do vídeo na formação à infonnática. Todavia, a estrutura dos cursos sugeriria uma ausência de política de formação a essa tecnologia na região, necessitando de novas pesquisas para aprofundamento dessas tendências identificadas.

    Resumo em Inglês:

    To form for computer science is a problem porsued by researchers and teachers on the present time. The present study had for objectives: to evaluate the type offormation for computer science offered by specialized schools in Campinas, to explore the space of the video inside of this formation, articulated to the expressed learning concept in the coordinators' of those courses social representations. A questionnaire of open and shut questions was answered individually by eight representatives of the schools. Main results: with relationship to the structures of formations, two groups of schools stood out: those that offered fonnations on computer science for business (57%), establishments with less formations (use of programs and programmigs - 43%) could have targetpopulation (youth or adults, 72%), The implicit model ofunderlying leaming didn't reveal a defíned conceptual group inside ofwhich the resource to the video could be clearly articulated, being distributed the dimensions among enphasizing in the action ofthe student(37% ofthe picked up arguments), in its pré-requirements for the fonnation (32%) and teaching methodd (32%). Conc1usions: in a fonnation for which the practice with computer is seen as fundamental, seems ther to be a predisposition ofthose educational ones for the entrance ofthe video in the computer science formation. Though, the structure ofthe courses would suggest na absence offormation politics to that technology in tha area, being needed new researches for the better identifícation of those tendencies.
  • Treino de controle do stress para hipertensos: uma contribuição para a medicina cornportamental

    Lipp, Marilda E. Novaes; Alcino, Adriana B.; Bignotto, Márcia M.; Malagris, Lúcia E. N.

    Resumo em Português:

    Dentro do referencial da Medicina Comportamental, o presente estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um treino de controle do stress na redução da reatividade cardiovascular de hipertensos, gerada pelo stress dos contactos interpessoais. A pressão arterial média de 20 sujeitos, hipertensos leves e moderados, foi aferida durante sessões experimentais que envolviam a necessidade de ser assertivo, antes e após o tratamento comportamental do stress. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes era altamente inassertiva, tendo muito dificuldade de expressar tanto sentimetnos positivos como negativos, que o stress social é capaz de eliciar uma reatividade excessiva na pessoa hipertensa e que esta reatividade pode ser reduzida com o tratamento do stress.

    Resumo em Inglês:

    Within the 8ehavioral Medicine framework, the present study had for objective to verify the effectiveness of a stress management training in the reduction of cardiovascular reactivity of hypertensive subjects. The blood pressure of20 borderline hypertensive individuais was measured during experimental sessions that involved the need to be assertive, before and after the behavioral treatment of stress. Results indicated that the majority ofthe participants were highly unassertive, that social stress is capable of eliciting excessive cardiovascular reactivity in hypertensive individuais and that this reactivity can be reduced by means of stress management treatment.
  • Dependência X autonomia infantil: o papel da psicoterapia no desenvolvimento sócio- emocional de crianças imaturas

    Moura, Cynthia Borges de; Gabassi, Silvia Elizabeth
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