Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 16, Número: 2, Publicado: 1999
  • Psicoterapia de grupo com pacientes diabéticos e hipertensos em centros de saúde pública Artigos

    Cardoso, Claudia Lins

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve a experiência clínica, através da psicoterapia de grupo com pacientes portadores de diabetes e hipertensão arterial, em dois Centros de Saúde Pública da região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas revela que o resultado foi positivo, tanto para os pacientes, que demonstraram alguma melhora no quadro clínico e no emocional, quanto para os alunos envolvidos no trabalho, que tiveram a oportunidade de exercer o atendimento clínico num contexto institucional público, cujas características diferem bastante do atendimento em consultório particular.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the clinical experience of group psychotherapy on patients suffering from diabetes and arterial hypertension who frequented two health centers in Belo Horizonte, MG, Brazil. A reflection on activities developed shows positive results, both for patients, who increased their clinical and emotional state, and for students, who could develop a clinical experience in a public institution, whose caracteristics are much more different than private office.
  • Treino e generalização de leitura crítica e criativa: um estudo experimental com universitários Artigos

    Hussein, Carmen Lúcia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência de procedimentos de treino em leitura crítica e leitura criativa. Ainda foi o de verificar a generalização do treino de leitura crítica para a motivação, compreensão e leitura criativa. Também foi verificado a generalização do treino de leitura criativa para a motivação, compreensão leitura crítica. Os dados obtidos demonstraram a eficiência dos treinos oferecidos. Quanto à generalização, pode-se dizer que o grupo submetido ao treino de criticidade conduziu a produção de criatividade textual. Todavia, o procedimento de treino de criatividade textual não afetou o comportamento de criticidade textual. Finalmente, pode-se concluir que a variável modalidade de treino não controlou a produção dos comportamentos de compreensão e motivação de leitura.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to assess the efficiency of training procedures employed in critical and creative readings. Further, the generalization of the critical reading to the case of motivation, comprehension and creative reading. Similar discussion was made with regards to creative reading training. The results demonstrated the efficiency of offered training. It was observed that the E.G.I group develops the production of textual creativity. The procedure of the textual creativity training did not affect the textual criticality behaviour. Finally, one mar conclude that the training variable was not efficient in controlling the production of the comprehension and motivation behaviour-reading.
  • Percepção do professor sobre o processo de alfabetização Artigos

    Brambilla, Luisa Helena; Júlio, Ana Angélica

    Resumo em Português:

    Este estudo procurou identificar fatores que interferem no processo de alfabetização, e como foco de atenção principal, a visão do professor sobre esse processo. A amostra constitui se de 20 professores da primeira série do ciclo básico de três escolas estaduais, situadas em duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Os professores responderam a um questionário contendo quatro questões abertas. A análise dos resultados aponta a alfabetização para o professor, fundamentalmente como uma forma de aprender a escrever. Num percentual menor, adquirir conhecimentos e ler. As dificuldades para alfabetizar não estão bem definidas para o professor, mas há uma tendência que aponta para a instituição escolar, com suas salas numerosas e no conhecimento prévio trazido pelo aluno está o elemento facilitador do processo.

    Resumo em Inglês:

    This study was search to identify factors which interfere with the literacy process, and was mainly focused on the teacher's view of this process. The sample consisted of twenty first year's elementary school teachers from three public schools in two country cites of São Paulo State. The teachers answered a questionnaire of four open questions. The analysis of the results showed that, for the teachers, the literacy is basically, a way of learning to write. In smaller percentage, acquiring knowledge and read. The difficulties in the literacy process aren't clear to the teachers, but there is a tendency in appoint to the school institutions, whith our full classes, but the student previous knowledge eases the literacy process.
  • As mudanças psicossociais do indivíduo na terceira idade sob a influência das relações interpessoais Artigos

    Kroef, Locimara Ramos

    Resumo em Português:

    Este estudo inclui uma pesquisa com sujeitos maiores de 60 anos, participantes de três grupos de convivência para idosos na cidade de Porto Alegre/RS/ Brasil. Investigou-se como o inter-relacionamento grupal influencia nas mudanças da vida na velhice, nas relações dos grupos e dos indivíduos com a sociedade. Nestes sujeitos, constatou-se uma procura de estímulo externo (grupos) para serem socialmente reativados, cujo processo disparador foi a indignação com a solidão, improdutividade mental, física e relacional gerada pelas perdas: aposentadoria, viuvez, ausência dos filhos, etc.

    Resumo em Inglês:

    This search includes a research with the third age (more than 60 years old), in 3 different acquaintance groups in Porto Alegre city, Rio Grande do Sul state, south of Brazil. The influence of the groupal relationships in the changes of the elders lives was observed, with the encrease of new relationships. These people seeked new stimuli in other to cape with distress caused bylonelyness, security pensions, windowhood and lhe loss of their children.
  • Protocolo hospitalar às mães em processo de doação do recém-nascido Comunicação

    Daher, Adriana Said; Laloni, Diana Tosello; Baptista, Makilim Nunes

    Resumo em Português:

    Observa-se poucos trabalhos destinados ao acompanhamento de parturientes que desejam doar seus bebês. A importância deste acompanhamento reside em auxiliar a decisão sobre a doação. Objetivou-se com este trabalho descrever um protocolo utilizado com 24 parturientes que demostraram interesse em doar o Recém-Nascido (R. N.) no período entre 1996 e 1998, num Hospital-Escola de Campinas-SP, como também algumas características sociais dos sujeitos. A maioria possuía nível socio-econômico baixo e faixa etária entre 16 e 36 anos. A maioria estava desempregada durante a coleta, não possuindo renda fixa (79,2%), sendo 66,6% das parturientes solteiras, casadas (12,5%), amasiadas (8,3%), separadas legalmente (8,3%) e divorciadas (4,1%). O protocolo foi composto por entrevista inicial com Psicóloga e Assistente Social, para investigação dos aspectos psico-sociais e econômicos, assim como a intenção da doação. Os sujeitos foram acompanhados individualmente com o propósito de auxiliar na decisão de doar o R. N. Dos 24 casos, 50% não requereram doação; 41,6% efetuou-se a doação e, 8,3% ocorreu óbito do R.N. Acredita-se que este protocolo auxilie a parturiente a enfrentar a decisão e as conseqüências da doação de forma mais concisa e eficaz para este momento estressante da vida.

    Resumo em Inglês:

    There are few researches about the accompaniment of the parturient that wish to donate their newborn child and the importance of this accompaniment lies on the support to the donation decision. The target of this research was describe a set of procedure used with 24 parturient that had shown interest in donating their newborn child (N.C.) from 1996 until 1998 in a School-Hospital of Brazil, Campinas (São Paulo) as well as some social characteristics of this women. Most part ot them had low social and economic leveI and average age 25,5 years. Great part of these subjects were unemployed and didn't have income (79,2%) and 66,6% was single, 12,5% married, 8,3% lived together, 8,3% divorced and 4,1% separated. There was in this set of procedure an interview with a Psychologist and a Social Assistant, to require econamical, psychological and social aspects as well as some variables of the donation intention. The subjects were followed individually in order to help them in their choice of donating or not. Among the 24 cases that required accompaniment, 50% didn't donate the babies, 41,6% donated and 8,3% of the children died before ending procedure. This set of procedures helps the parturient face the donation decision and the consequences ot this stressful moment of their lives.
  • Avaliação crítica de uma experiência de ensino-aprendizagem Comunicação

    Martins, Roselisa Crespi

    Resumo em Português:

    O presente trabalho, desenvolvido como atividade prática durante a disciplina Ensino da Psicologia Clínica, do curso de Mestrado em Psicologia Clínica da PUC-Campinas, teve por objetivo realizar a análise crítica de uma prática de ensino à escolha do aluno. Tomando- se a atividade de ensino dentro de uma concepção mais ampla, que envolve a reciprocidade entre as pessoas envolvidas no processo, escolheu- se a relação terapêutica como a experiência de ensino-aprendizagem a ser analisada. Utilizou- se a Versão de Sentido (vs) como forma de registro de 9 sessões de um caso, atendido em psicoterapia breve de orientação psicodinâmica. Os relatos (vs) são pensados em termos de sua articulação com as tendências pedagógicas, seguindo- se a análise crítica dessa experiência.

    Resumo em Inglês:

    This research was conducted as a practical activity while attending classes on the subject of Teaching Clinical Psychology during the Master formation in Clinical Psychology at PUC-Campinas. The main objective was to exercise a criticaI analysis of a teaching practice chosen by the student. From a wider view of teaching-and-learning processes and considering the cooperatively interation between the involved parties, thetherapeutic relation was selected as an experience of this kind to be analysed. A methodology named Felt Sense Report was employed to register 9 sessions of brief psychodynamical therapy. The data were submitted to a critical analysis based on its articulations with pedagogical tendencies.
  • Avaliação crítica de uma experiência de ensino-aprendizagem Comunicação

    Martins, Roselisa Crespi

    Resumo em Português:

    O presente trabalho, desenvolvido como atividade prática durante a disciplina Ensino da Psicologia Clínica, do curso de Mestrado em Psicologia Clínica da PUC-Campinas, teve por objetivo realizar a análise crítica de uma prática de ensino à escolha do aluno. Tomando-se a atividade de ensino dentro de uma concepção mais ampla, que envolve a reciprocidade entre as pessoas envolvidas no processo, escolheu-se a relação terapêutica como a experiência de ensino-aprendizagem a ser analisada. Utilizou-se a Versão de Sentido (vs) como forma de registro de 9 sessões de um caso, atendido em psicoterapia breve de orientação psicodinâmica. Os relatos (vs) são pensados em termos de sua articulação com as tendências pedagógicas, seguindo-se a análise crítica dessa experiência.

    Resumo em Inglês:

    This research was conducted as a practical activity while attending classes on the subject ofTeaching Clinical Psychology during the Master formation in Clinical Psychology at PUC-Campinas. The main objective was to exercise a criticaI analysis of a teaching practice chosen by the student. From a wider view of teaching-and-Iearning processes and considering the cooperatively interation between the involved parties, the therapeutic relation was selected as an experience of this kind to be analysed. A methodology named Felt Sense Report was employed to register 9 sessions of brief psychodynamical therapy. The data were submitted to a critical analysis based on its articulations with pedagogical tendencies.
  • Em memória de Lígia Maria de Castro Marcondes Machado - homenagem póstuma à professora Lígia Resenha

    Medeiros, José Gonçalves

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é prestar homenagem póstuma à Professora Lígia Maria Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, recentemente falecida. Sua atuação como professora foi exemplar, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto sindical. Foi membro da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP), com intensa participação política; a solidariedade foi um traço marcante de sua atuação. Suas contribuições para a Análise do Comportamento vão muito além das pesquisas que realizou e dos artigos que publicou. Contribuiu, através do Programa de Pós-Graduação, na formação de profissionais competentes, orientados com dedicação e bom humor.

    Resumo em Inglês:

    The article intends, also, to pay a posthumous homage to Professor Lígia Maria Marcondes Machado, one of the reporters of the Encounter, recently died. Its performance as professor of the Institute of Psychology of USP was exemplary, so much of the academic point of view, as as researcher. It was member's ADUSP, with intense political participation; the solidarity was a fundamental line of its performance. Her contributions to Behavioraf Analysis of the empty space a lot besides the researches that it accomplished and of the goods that it published. She contributed, through the Program of Masters degree, in the competent professionals formation, guided with dedication and good mood.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br