Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2000
  • Efeitos de intervenção psicológica preparatória à cirurgia, no processo de adaptação pós-operatório, em pacientes submetidos à cirurgia ortognática Artigos

    Santos, Edilaine dos; Neme, Carmen Maria Bueno; Tavano, Liliam D'Aquino

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa objetivou verificar os efeitos de treino de relaxamento e intervenção cognitiva (visualização) introduzidos no pré-operatório de pacientes candidatos à cirurgia ortognática. Os 12 sujeitos, de ambos os sexos, entre 18 e 26 anos, foram divididos em Grupo Experimental (G.E./N=6) e Grupo Controle (G.C./N=6). Após a orientação pré-cirúrgica, ambos os grupos foram entrevistados e o G.E. foi submetido ao relaxamento e visualização. No pós-operatório, todos receberam acompanhamento psicológico e foram avaliados em três momentos. Os resultados indicaram obtenção de maiores benefícios nas condições psico-orgânicas e outras para o G.E. As intervenções psicológicas, quando introduzidas no pré-operatório, tendem a melhorar as condições pós-operatórias dos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to verify the effects of relaxation training and cognitive intervention (visualization) introduced in the pre-operatory phase of patients applying to orthognatic surgery. The 12 subjects, of both sexes, between 18 and 26 years of age, were divided into an Experimental Group (E.G./N=6) and a Contral Group (C.G./N=6). After the pre-surgery guidance, both groups were interviewed and the E G. was submitted to relaxation and visualization. During the post-operatory phase all them received psychological attendance and were evaluated in three moments. The results indicated attainment of major benefits in the psycho-organic conditions and others to the EG.. When the psychological interventions are introduced in the pre-operatory, they tend to make the post-operatory phase conditions of the patients better.
  • Sobre imagens mentais e representações visuo-espaciais de objectos e ambientes Artigos

    Santos, Ana Sofia Correia dos

    Resumo em Português:

    O papel funcional das imagens mentais e das representações visuoespaciais na memória tem sido documentado desde o tempo da Grécia antiga. Contudo, só recentemente, através da investigação em psicologia cognitiva, as propriedades das representações visuo-espaciais e os mecanismos pelos quais elas medeiam o desempenho da memória foram elucidados. Uma das conclusões centrais da presente revisão é que as representações visuo-espaciais fornecem um formato muito variado e flexível de codificação da informação sobre o mundo em memória. Mais, essas representações são usadas para levar a cabo diversas actividades cognitivas. A natureza da informação acedida a partir das imagens mentais de objectos difere da natureza da informação que é representada em memória para o reconhecimento de objectos individuais e da que é preservada nas representações das disposições espaciais dos objectos.

    Resumo em Inglês:

    The functional role of mental images and of visual-spatial representations in memory has been documented since the time of the ancient Greeks. However, the properties of visual-spatial representations and the mechanisms by which they mediate memory performance have been elucidated only recently, by research in cognitive psychology. One of the central conclusions of this review is that visual-spatial representations provide a varied and flexible format for coding information about the world in memory. Moreover, such representations are used to accomplish many cognitive activities. The nature of the information accessed from objects mental images is different from the nature of the visual information represented in memory for purposes of individual object recognition and from information preserved in representations of spatial layouts.
  • Um novo caminho: perfil e trajetórias de alunos de psicologia ingressos como portadores de diploma Artigos

    Bosi, Maria Lúcia Magalhães; Elias, Terezinha Façanha

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetivou conhecer o perfil de alunos ingressos como portadores de diploma, cursando a graduação em Psicologia, e, simultaneamente, recuperar elementos que auxiliassem a identificação dos motivos subjacentes à opção por Psicologia. Para tanto, operacionalizaram-se dois componentes: um, de natureza descritiva, onde foram levantadas informações sobre o grupo (n=112) e outro, de cunho interpretativo (n=17), que buscou identificar, nas percepções desses alunos, alguns determinantes do seu ingresso no curso de Psicologia e suas vivências ao longo do processo de formação. Os resultados apontam um perfil sócio econômico elevado, associando-se a outras características que, em conjunto, explicam a possibilidade de busca de um "novo caminho". Quanto aos aspectos subjetivos, destaca-se a importância das experiências pessoais associadas à utilização de serviços psicológicos como elemento decisivo na escolha. Paralelamente, a adaptação à graduação impõe o enfrentamento de várias dificuldades que, entretanto, não se sobrepõem aos aspectos positivos vivenciados pelo grupo.

    Resumo em Inglês:

    This study shows the profile of psychology students who have degrees in other areas, while at the same time retrieves elements which assist in the identification of the underlying motives for choosing psychology. In order to accomplish this, two components were utilised. One was of a descriptive nature (n=112) in which information was gathered about the group and the other was interpretative (n=17), which sought to identify some of the determining factors in their choice of in the psychology course as well as their experiences throughout their course from these students' perceptions. The students' profile shows a high socio-economic level. This together with other characteristics explain the possibility of a search for a 'new perspective.' From subjective aspects, the importance of personal experiences associated with the use of psychological services is highlighted as a determining factor in the choice of the course of study. Parallel to this is the adaptation to a graduate level course, which forces students to face several difficulties, but which does not supersede the positive aspects experienced by the group.
  • A análise do comportamento e as proposições da construção social do conhecimento Artigos

    Borloti, Elizeu Batista; Trindade, Zeidi Araujo

    Resumo em Português:

    Atualmente há um grande interesse dos psicólogos em analisar a construção social do conhecimento, sempre a partir de uma perspectiva psicossocial. Os psicólogos comportamentais, influenciados pelo pensamento skinneriano, têm dado a sua contribuição. Este trabalho apresenta algumas das proposições da Análise do Comportamento acerca do conhecimento socialmente construído, discutindo as direções apontadas na análise do "conhecer socialmente" e as implicações desta análise para uma integração entre analistas de comportamento e psicólogos sociais.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays there is a great interest of psychologists in analyzing the social construction of knowledge, always in a psychosocial perspective. Behaviorist psychologists, influenced by the skinnerian thought, have given their contribution. This work introduces some propositions of the Behavior Analysis concerning socially built knowledge and discusses the directions pointed out in l the analysis of "to know socially" and the implications of this analysis for an integration between behavior analysts and social psychologists.
  • Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: experiência em iniciação científica e séries freqüentadas Artigos

    Bariani, Isabel Cristina Dib; Santos, Acácia A. Angeli dos

    Resumo em Português:

    Neste estudo, estilos cognitivos são compreendidos como características relativamente estáveis da estrutura cognitiva de uma pessoa. Teve-se como objetivos: descrever e comparar os estilos cognitivos de estudantes de Psicologia, com e sem experiência em iniciação científica (IC) e verificar se há variação na predominância dos estilos em função das séries freqüentadas. Os dados foram coletados com 447 universitários de um Curso de Psicologia, por meio de uma escala que descreve estilos cognitivos. Comparando os estilos dos estudantes com e sem experiência em IC, observou-se que os bolsistas de IC apresentam menos Convergência de Pensamento do que os demais alunos, são mais Divergentes e menos Dependentes de Campo. A análise entre as séries sugere que do início ao final do curso ocorre diminuição dos estilos Convergência e Dependência de Campo. Este estudo permite concluir que os estilos cognitivos não são estáveis, mas passíveis de modificação ao longo dos anos de universidade.

    Resumo em Inglês:

    Cognitive styles are regarded as fairly stable characteristics of a person's cognitive structure. This research aimed at describing and comparing the cognitive styles of Psychology college students who have been or not scientific initiation scholars and verifying whether the predominant styles vary according to the year the students are taking. The data was collected through a scale developed aiming at the description of cognitive styles and the sample consisted of 447 college students from Psychology school. Among the students with and without experience in scientific initiation programs it is observed that the scientific initiation scholars are more Divergent and less Field Dependents. The analysis of the different classes suggests that from its beginning to the end it occurs a decrease of Convergent and Dependence Field styles. This study provides support to the conclusion that cognitive styles are not stable but liable to change over the college years.
  • Auto-eficácia, acúmulo de placa dental e relato de comportamento de higiene oral Artigos

    Silva, Angela Maria Monteiro da; Souza, Gislaine Afonso de; Galvão, Rogério

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou a relação de variáveis de auto eficácia com o acúmulo de placa e o relato de comportamento de higiene oral (HO). Os 94 participantes tiveram o acúmulo de placa medido, responderam a um questionário sócio-demográfico e de comportamentos de HO e escalas para a medida de auto-eficácia (AE). Os resultados indicaram que a AE percebida se correlacionou significativamente com a freqüência de escovação (rho=0,25,p=0,014) e de uso de fio dental (rho=0,40, p<0,0001). No entanto, a AE percebida não se correlacionou significativamente com a placa. A eficácia de auto-regulação (EAR) não se associou significativamente com a placa ou com o relato de comportamento de HO. São discutidas possíveis explicações para as baixas associações das variáveis de AE com a placa e da EAR com o relato de comportamento de HO.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated the relationship between self-efficacy variables, on one side, and plaque accumulation plus oral hygiene behavior reports, on the other. 94 participants had their levels of plaque measured. Afterwards they answered a questionnaire to assess socio-demographics and oral hygiene (OH) behaviors plus self-efficacy (SE) scales. The results indicated that perceived SE correlated significantly with frequency of brushing (rho=0,024, p=0,014) and dental floss (rho=0,40, p<0,0001).However, perceived SE did not correlate significantly with plaque. Self-regulatory efficacy (SRE) did not associate significantly with plaque or with OH behavior reports. The low associations between SE variables and plaque are discussed. In addition, possible explanations concerning the low correlations between SRE and OH behavior reports are debated.
  • A teoria subjacente à escala wechsler de inteligência para crianças (WISC) Comunicação

    Schelini, Patrícia Waltz

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi discutir teoricamente as concepções de David Wechsler acerca da inteligência, de forma a possibilitar a compreensão de seu mais famoso instrumento de avaliação psicológica infantil: o WISC. Neste sentido, são apresentados e comentados conceitos como a capacidade global e aspectos cognitivos e conativos da inteligência.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to discuss the David Wechsler's conceptions about intelligence, to make possible the comprehension of his most famous children psychological evaluation test: WISC. Therefore, intelligence concepts as global capacity and cognitive and conative aspects. Were presented and commented.
  • Estudo Resenhas

    Witter, Geraldina Porto
  • "Métodos e técnicas de pesquisa em psicologia" Resenhas

    Borges, Nicodemos Batista
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br