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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2000
  • Caracterização do atendimento psicológico prestado por um serviço de psicologia a crianças com dificuldades escolares Artigos

    Bernardes-da-Rosa, Luciana de Toledo; Garcia, Rosana Maria; Domingos, Neide A. Micelli; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é caracterizar o atendimento psicológico fornecido a crianças que apresentaram queixas quanto a dificuldades escolares, encaminhadas ao Serviço de Psicologia de um Hospital-Escola do interior de São Paulo. Foram os sujeitos deste estudo 25 crianças (n= 15-sexo masculino; n= 10-sexo feminino) com idade variável entre 7 e 12 anos (IM=9, 12 anos; DP= 1,69).Os dados de identificação da criança e dos seus pais, a origem do encaminhamento, a queixa, o diagnóstico e a recomendação de tratamento foram extraídos dos prontuários das crianças encaminhadas de 1996 a 1997. Os resultados encontrados demonstraram que a maior parte da amostra foi encaminhada por profissionais da saúde (n=14). A queixa mais freqüente foi aquela relativa aos distúrbios específicos de desenvolvimento e às habilidades escolares (n=22); seguida por distúrbios de comportamento explícito (n=19). O diagnóstico mais freqüente foi retardo mental (n=9), seguido por distúrbio de aprendizagem (n=6). A recomendação de tratamento mais freqüente foi a orientação dos pais (n=21). Também encontrou-se uma correlação entre tipo de queixa e recomendação de tratamento. Compreendeu-se a existência de um consenso quanto à recomendação de orientação dos pais e de um atendimento multiprofissional como conduta terapêutica para essas crianças; mas sugeriu-se a necessidade de pesquisas para avaliar os resultados dessa forma de atuação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to describe the Psychology Service offered to children with learning disabilities at a Medical School Hospital in the state of São Paulo. Twenty-five children (15 mate and 10 female) with ages ranging from 7 to 12 (mean= 9.12; S.D.=1.69) participated in the study. The following data were collected from their medical records between 1996 and 1997: identification, family social aspects, reference source, complaints, diagnosis and treatment recommendations. The results showed that health professionals were the main reference sources (n=14). The most frequent complaints were specific development disorders and lack of school abilities (n=22) followed by externalizing behavior disorders (n=19). The most frequent diagnosis were mental retardation (n=9) and learning disabilities (n=6). Parent training was the main treatment recommendation. A correspondence was found between main complaints and treatment recommendations. Parent training and multidisciplinary intervention are known as treatment recommendations although further researches are needed to assess the efficacy of such treatments.
  • Uma introdução ao estudo cognitivo da memória a curto prazo: da teoria dos múltiplos armazenadores a memória de trabalho Artigos

    Mota, Márcia da

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma revisão teórica dos principais estudos publicados a respeito do sistema de memória a curto prazo. A primeira parte deste artigo trata de uma revisão histórica do estudo da memória a curto prazo. Na segunda parte, discutimos o modelo de múltiplos armazenadores e as principais evidências empíricas pró e contra este modelo. Na terceira parte deste estudo, discutimos o modelo de Memória de Trabalho e suas implicações para o estudo da cognição.

    Resumo em Inglês:

    This study presents a literature review of the main studies on short term memory. It tarts by describing the early studies of short term memory, and then goes on to describe the empirical evidence in favour or against the Multi-Store approach to short term memory. The third part describes Baddeley's Working Memory Model and its implications to cognitive psychology studies.
  • Observação da relação mãe-bebê pertencentes à classe trabalhadora durante o primeiro ano de vida Artigos

    Benelli, Sílvio José; Sagawa, Roberto Vutaka

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa tem por objetivo realizar um estudo da subjetividade da relação mãe-bebê, no contexto social brasileiro, pertencentes às classes trabalhadoras populares. Partindo do trabalho de René Spitz e de seu estudo das relações objetaisduranteo primeiro ano de vida da criança, utilizando uma abordagem metodológica psicanalítica e a técnica da observação participante, observamos três díades durante o primeiro ano de vida dos bebês, na cidade de Tarumã, interior do Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de visitas semanais de observação, com uma hora de duração cada uma. Depois de coletados, os dados foram analisados e comparados com a teoria de Spitz. Os resultados encontrados não diferem dos de Spitz, embora tenhamos encontrado uma especificidade na subjetividade das famílias pertencentes à classe trabalhadora popular.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research is to analyze the subjectivity of mother-child relationship in Brazilliam working class. Starting from René spitz's work on object relationships in the first year of a child's life, and using a psychoanalytical methodology approach and a sharing participation technique, three dyads during lhe infant's first year at Tarumã, an inland town of São Paulo State were observed. The data were obtained from weekly one-hour visit. They were analyzed and compared according spitz's theory. The results were not difterent from Spitz's, although they revealed a specific subjectivity from working class families.
  • Manejo de variáveis psicológicas no tratamento do câncer em crianças: algumas contribuições da psiconeuroimunologia Artigos

    Coutinho, Sílvia Maria Gonçalves; Costa Junior, Áderson L.; Kanitz, Suyane

    Resumo em Português:

    Estudos em psico-oncologia pediátrica apontam a necessidade de intervenções multiprofissionais sistemáticas que possam contribuir para a minimização de efeitos adversosproduzidospor diferentes situações do tratamentodo câncera que crianças e familiares são submetidos ou, preparar o paciente para enfrentar contextos identificados como de caráter estressante. O presente artigo apresenta os princípios básicos da psiconeuroimunologia e discute a funcionalidade de algumas contribuições desta área para o desenvolvimento de programas de apoio psicológico à crianças com câncer, que permitam a construção de um repertório comportamental e cognitivo apropriado ao enfrentamento de situações aversivas durante o período de tratamento da doença. Um exemplo de programa de apoio psicológico, desenvolvido em uma unidade de saúde do Distrito Federal é descrito.

    Resumo em Inglês:

    Pediatric psychoncology studies show lhe need for multiprofessional and systematic interventiqns that may contribute to reduction of adverse effects from different situations on cancer treatment that children and their parents are submitied, to or prepare lhe patient to cape with stress ful contexts. The aim of this paper is to present and dis'cuss lhe basic psychoneuroimmunology principIes and lhe use of some contribuitions to psychological support programs for children with cancer, allow lhe acquisition of behavioral and cognitive repertorie suitable for coping with aversive situations during lhe disease treatment período. An example of psychological support program has been developed by a public health unit at Distrito Federal, Brazil.
  • O desenvolvimento religioso: análise de depoimentos Artigos

    Amatuzzi, Mauro Martins

    Resumo em Português:

    São descritas nove etapas hipotéticas do desenvolvimento religioso, de acordo com um artigo anteriormente publicado nesta revista. À luz desta construção teórica alguns depoimentos pessoais de histórias religiosas são qualitativamente analisados. Principais conclusões: 1) o modelo das 9 etapas permitiu uma compreensão aprofundada dos depoimentos; 2) existe uma íntima relação entre o aspecto religioso e o psicológico do desenvolvimento humano-pessoal; 3) o grau de desenvolvimento religioso não depende tanto da religião declarada, mas sim, mais C/o tipo de relação com o objeto religioso; 4) a etapa em que se encontra a pessoa nem sempre coincide com o que seria de se esperar para a sua idade, e isso pode estar relacionado com outros aspectos do desenvolvimento religioso.

    Resumo em Inglês:

    Nine hypothetical stages for religious development are described, according to a preceding article printed in this journal. Under the light of this theoretical construction some personal reports of religious history are qualitatively analysed. Main conclusions are: 1) the nine stages model of the religious development allows a deep understanding of the personal reports; 2) there is a close relationship between the religious and the psychological side of the personal development; 3) the religious development degree depends more on the character of the relationship with the religious object than on the professed religion; 4) the stage of religious development of a person does not always depend on what it would be expected for his or her age, and it could be related with other aspects of lhe psychological development in general.
  • Memoria de trabajo, retraso mental y dificultades de aprendizaje

    Flores-Mendoza, Carmen; Colom, Roberto

    Resumo em Português:

    A memória de trabalho se refere ao uso de mecanismos de armazenamento temporal da informação durante a resolução de tarefas cognitivamente complexas. Os estudos a esse respeito apontam que as diferencias individuais na memória de trabalho estariam relacionadas com as medidas clássicas da inteligência. Na presente análises tenta-se explicar que tais diferenças podem obedecer, entre outras coisas, às diferenças nos processos cognitivos básicos como a velocidade de identificação de elementos informativos ou em processos estratégicos como o uso de repetição. Esta asseveração seria válida para os casos de atraso cognitivo. Mas, a questão sobre a natureza da memória de trabalho - se unitária ou multicomponencial- ainda está por ser resolvida.

    Resumo em Espanhol:

    La memoria de trabajo se refiere al uso de mecanismos de almacenamiento temporal de Ia información al resolver tareas cognitivamente exigentes. Los estudios a ese respecto muestran que Ias diferencias individuales en ese mecanismo estarían vinculadas con Ias medidas clásicas de Ia inteligencia. En el presente análisis intentase explicar que Ias diferencias individuales en Ia memoria de trabajo pueden obedecer, entre otras cosas, a Ias diferencias en los procesos cognitivos básicos como Ia velocidad de identificación de elementos informativos o, en Ia producción de estrategias como el uso de repaso. Este presupuesto sería válido para los casos de discapacidad cognitiva. Pero, Ia cuestión sobre Ia naturaleza -si unitaria o específica- de Ia memoria de trabajo permanece sin respuesta.

    Resumo em Inglês:

    The working memory refers to the use of temporary storage mechanisms during the performance of more complex tasks. The studies of this subject show that individual differences in working memory might be related to the classical measurement of intelligence. Therefore, the present analysis tries to explain that such differences mar obey, among other things, the differences in the certain basic cognitive processes such as the speed of informative elements identification, or in strategi processes like the rehearsal use. This argument would be appropriate to explain the cases with cognitive deficits. However, the issue about work memory nature -if unitary or multicomponencial- is still to be solved.
  • Transtorno depressivo maior em doadora de transplante renal: estudo de caso Comunicação

    Duarte, Priscila Silveira; Bernardes-da-Rosa, Luciana de Toledo

    Resumo em Português:

    O estudo avaliou o impacto da intervenção cognitivo-comportamental em candidata a doadora para transplante renal, atendida no serviço de psicologia de um hospital- escola, do interior do Estado de São Paulo. Foi sujeito uma mulher de 37 anos, 10. grau incompleto, manicure, casada, dois filhos. Sua queixa principal era sentimento de culpa e tristeza, choro, insônia, redução do comportamento verbal e esquiva de situações sociais, após ter sido suspensa como doadora de um rim para o irmão, em tratamento hemodialítico. Foram realizadas 16 sessões, semanalmente, de 30 minutos, utilizadas entrevistas semi-dirigidas, Inventário Beck de Depressão (BDI), Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDA TE), Histórico de Vida e técnicas cognítivo-comportamentais. A hipótese diagnóstica foi Transtorno Depressivo Maior, episódio recorrente, nível grave, associado a sintomas de ansiedade. Os resultados demonstraram remissão do quadro depressivo, melhora dos sintomas de ansiedade e identificação de pensamentos disfuncionais que interferiam nos relacionamentos interpessoais e culpa pela não doação.

    Resumo em Inglês:

    This study assessed the impact of cognitíve-behavioral intervention in a candidate to donor for renal transplant, attended at psychology service in a school hospital, in the State of São Paulo. The subject was a 37 year old woman, with incomplete elementary education, manicura, married, with two children. Her main complaint was to have feelings of guilt and sadness, crying, insomnia, reduction of verbal behavior and aloof from social situations, after her donation condition had been suspended the kidney to her brother, who was in hemodialitic treatment. Sixteen thirty minutes weekly sessions were made, half-directed interviews were used, Beck Depression Inventory (BDI), state- Trait Anxiety Inventory (IDATE), Life Historical Questionnaire and cognitive-behavioral techniques were applied the diagnostical hypothesis was Major Depressive Transtorn, second episode, severe level, associated with anxiety symptoms. The results demonstrated the remission of depressive state and improvement of anxiety symptoms and identification of disfuncional thoughts which interfered on her interpersonal relationship and guilt for non donation.
  • Futuros psicólogos: ensino e formação Resenha

    Silva, Elza Maria Tavares
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
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